Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Esse, sim, e um problema ambiental MUITO MAIS GRAVE do que a navegacao do Zambeze, porque a separacao do Ouro do cascalho tem de obrigatoriamente usar mercurio para o efeito.
E quanto mais artesanal ela for, maior sera o risco de derramamento nos cursos de agua, dado que, em Manica esta exploracao ainda e aluvionar. Lembremo-nos tambem que, Manica tem as fontes de agua mineral mais puras e preciosas de Mocambique. Na minha modesta opiniao.
Para se ter uma ideia das consequencias da contaminacao por chumbo, leia:
http://www.acpo.org.br/biblioteca/02_substancias_quimicas/mercurio/contaminacao_mercurio_brasil.pdf
E ainda isto:
http://en.wikipedia.org/wiki/Minamata_disease
Nenhum garimpeiro é Malawiano. Os ambientalistas que não se incomodem. Não é preciso ter pressa. Não é preciso nenhum comunicado de imprensa.
Ressalva, onde escrevi chumbo, quiz escrever mercurio.
Ainda que o chumbo seja tambem venenoso e hajam evidencias historicas disso, como sejam a canalizacao de Roma Antiga. E a loica feita de barro vidrado quando sujeita a altas temperaturas, muito comum na culinaria Portuguesa.
Saiba porque:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chumbo
e
www.forma-te.com/mediateca/download-document/2121-livro-higiene-alimentar-em-creches-infantarios-e-instituicoes-sociais.html
Enviar um comentário