31 outubro 2010

Ouro+garimpo+mercúrio+poluição=perigo

O tema constante da segunda imagem (clique com o lado esquerdo do rato sobre ela para a ampliar) pertence ao semanário "Domingo" com data de hoje, p. 26. Um tema que já surgiu várias vezes neste diário, recorde aqui, aqui, aqui.

3 comentários:

ricardo disse...

Esse, sim, e um problema ambiental MUITO MAIS GRAVE do que a navegacao do Zambeze, porque a separacao do Ouro do cascalho tem de obrigatoriamente usar mercurio para o efeito.

E quanto mais artesanal ela for, maior sera o risco de derramamento nos cursos de agua, dado que, em Manica esta exploracao ainda e aluvionar. Lembremo-nos tambem que, Manica tem as fontes de agua mineral mais puras e preciosas de Mocambique. Na minha modesta opiniao.

Para se ter uma ideia das consequencias da contaminacao por chumbo, leia:

http://www.acpo.org.br/biblioteca/02_substancias_quimicas/mercurio/contaminacao_mercurio_brasil.pdf

E ainda isto:

http://en.wikipedia.org/wiki/Minamata_disease

Anónimo disse...

Nenhum garimpeiro é Malawiano. Os ambientalistas que não se incomodem. Não é preciso ter pressa. Não é preciso nenhum comunicado de imprensa.

ricardo disse...

Ressalva, onde escrevi chumbo, quiz escrever mercurio.

Ainda que o chumbo seja tambem venenoso e hajam evidencias historicas disso, como sejam a canalizacao de Roma Antiga. E a loica feita de barro vidrado quando sujeita a altas temperaturas, muito comum na culinaria Portuguesa.

Saiba porque:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chumbo

e

www.forma-te.com/mediateca/download-document/2121-livro-higiene-alimentar-em-creches-infantarios-e-instituicoes-sociais.html