24 outubro 2010

Desempenho de alunos moçambicanos

Estude alguns resultados do desempenho dos alunos moçambicanos na região (incluindo matemática), aqui, aqui e aqui. Para traduzir, aqui. Obrigado ao ML pelo envio do material.

3 comentários:

ricardo disse...

Mesmo com a relatividade dos números, os indicadores são elucidativos. O estado da Educação em Moçambique piorou.

Aliás, neste blog, tivémos um aceso debate em volta deste tema, aquando das proclamações Bolognesas de Zeferino Martins, com incursões na história colonial. Desconheço os indicadores de 1995 para Moçambique, mas admito que não fossem piores que os actuais. E corroboro com a justificação assente nos pressupostos de que o sistema tem estado a processar mais do que aquilo para que foi dimensionado. Ora, isto contraria todo o discurso oficial e oficioso relativamente aos objectivos do milénio (até Obama já foi metido na berlinda), pois que, uma vez mais, o que se vende são "cem metros de estatísticas" e nada mais. Cadê os valores absolutos?

Quando aqui contestamos as "passagens automáticas", rebateram-nos dizendo que países mais avançados do mundo seguiam o mesmo método e estavam bem. Quiseram meter um motor de Mercedes num Trabant, para vê-lo ir pelos ares e divertirem-se com a nossa incompetência!

E ainda há por aí quem não se consegue convencer das asneiras que comete. Refugiam-se nos workshops e prontos... Mais grave, não há indicação de alguma estratégia política para reverter a situação. O conformismo e o autismo político instalaram-se definitivamente no nosso seio.

Dixit

Heyden disse...

LEITURA (2007). Quanto a leitura, o pior pais na avaliacao de 2007 foi o Malawi (433.5) e o melhor pais foi Tanzania (577.8). Mas atencao, a Tanzania desde os 1995 que participa com na avaliacao com alunos de maior idade que nem deveriam estar na 6a classe e sao geralmente pescadores e comerciantes ou filhos destes, e os testes sao em Suahili e nao em Ingles. Mocambique nao esteve nem tao bem nem tao mal porque pontuou acima da media regional (530.9). A media regional em 2000 foi de 500 pontos. Mocambique teve 476 pontos, portanto 35.8 pontos abaixo da media regional que foi de 511.8. Mocambique, quanto a leitura e interpretacao esteve apenas acima de Lesoto, Malawie Zambia.
MATEMATICA (2007): O pior pais foi Zambia (435.2) e o melhor foi Mauricias (623.3). Mocambique teve 476 pontos, portanto, 35.8 pontos abaixo da media regional que foi de 25.7 pontos. Assim, Mocambique esteve acima apenas dos abituais Lesoto, Malawi, namibia, Uganda e Zambia.
Note-se tambem que os testes sao em alunos da 6a classe, e a seleccao dos alunos e por conveniencia. Por exemplo, no SACMEQ de 2002 cujo relatorio foi feito em 2004 (Saito, 2004) as raparigas mocambicanas que participaram eram apenas de familias ricas da cidade de Maputo e SACMEQ classificou-as de 'Selected elite females' mas mesmo assim tiveram resultados desastrosos. Por isso, estes resultados devem ser analisados com cuidado pois que podem nao ser repreentativos do aluno tipico da 6a classe de Mocambique. Mas estes dados permitem definir o conceito: Qualidade de ensino" que muitas vezes discutimos neste blog sem termos clareza no que se refere.

fenix disse...

Todos os anos nascem milhoes de pessoas cada vez mais e mais tarde morrem menos pessoas e os jovens cada vez mais tarde entram no mercado de trabalho, por todos os criterios e todas as estatisticas de nada serviram aos povos que forem incapazes de prover a sua subsistencia pois a conversa não enche barriga mas não á nada mais agradavel do que conversar numa roda de amigos de barriga cheia e teorizar a respeito de estatisticas e objectivos do milenio principalmente, quando se tem os filhos na escola.