28 outubro 2010

MF e DN

"Mediafax" e "Diário de notícias" respectivamente aqui e aqui.
Adenda às 4:42: leia o "Notícias" aqui.
Adenda 2 às 5:07: um pouco de história geral nas relações Malawi/Moçambique por Richard Chirombo, aqui.
Adenda 3 às 5:11: "Ngasa Times" malawiano, aqui.
Adenda 4 às 9:43: "O País" aqui.

10 comentários:

Anónimo disse...

O Jorge Jardim era o Cônsul de Portugal no Malawi. O Malawi vai ter de pagar por isso eternamente.

Anónimo disse...

"Banda argued that the overpopulated China was looking enviously at Africa’s huge resources and if the Africans were blind and not careful the Africans would be served up as Chinese soup"

Como os Chineses não gostam, nós também não gostamos...

V. Dias disse...

Mutarica já devia deixar o poder. Está a destruir o Malawi. Guebuza idem, Moçambique.

Conheci Malawi em meados da década de 90. Era uma país próspero que dependi de si mesmo para sobreviver.

Entrou este democrata, Mutarica, o país está ao avesso. Falta tudo, tudo mesmo, coisa impensável nos tempos de Banda.

Outra coisa, acho que esta guerra é descenessária para os dois países.

Vai ter um grande peso para o nosso país do que para o Malawi que tem uma economia mais fechada e estão habituados a sobreviver da fé religiosa, porquanto vivem actualmente no Mlawi mais de 1 milhão de moçambicanos.

Zicomo

Tomás Queface disse...

Quem tem razão neste jogo político?

ricardo disse...

Muita conversa sem nexo por aqui. Vamos la ver, o problema com o Malawi e de impacto ambiental ou economico ou politico?

Nunca, em 35 anos de Independencia vi uma diplomacia nacional tao desastrada, como a dos ultimos tempos, incapaz de resolver uma regra de tres simples como esta. Chissano, que falta tu nos fazes nos Negocios Estrangeiros!!!

Vejamos:

1-Mocambique precisa do Malawi para rentabilizar os portos da Beira e Nacala;
2-Malawi precisa de Nsanje para baixar os custos de importacao/exportacao dos seus produtos.

E porque?

1-Porque a linha ferrea de Nacala esta constantemente inoperacional, o que faz demorar a entrega/recepcao de encomendas, encarecendo o custo no destino final;
2-O porto da Beira esta permanentemente assoreado por falta de dragagem.
3-O porto de Metangula no lago Niassa nao e explorado por nos, e uma quasi-base militar com algumas canoas militarizadas;
4-Nao ha estradas nem linhas ferreas no Niassa que liguem Metangula a Cuamba e desse ponto a Nacala.

Adicionalmente:

1-A Vale e a Riversdale vao usar o Zambeze para exportar o carvao de Moatize;
2-A Vale vai usar o Malawi para escoar carvao via Nacala, porque e um porto natural e que nao tem problemas de assoreamento e esta mais proximo das rotas do consumidor final (China, India, Australia, Japao);

E ai o impacto ambiental ja nao se coloca?! Perante isto, pergunto, porque e que o MALAWI nao pode ter acesso ao ZAMBEZE?

Mais,

3-A relacoes comerciais e politicas Harare/Blantyre cresceram muito. Hoje, o Malawi e que alimenta o Zimbabwe. A Air Zimbabwe tem tres voos semanais para Blantyre. Quase tantos quanto JHB. Portanto, estamos tambem a incomodar os nossos aliados na zona.
4- A Zambia, por sua vez, tambem ve vantagens em usar Nsanje, onde chegara por via ferroviaria todo o seu Cobre de Kitwe e arredores, pelos mesmos motivos de Blantyre. E a RDC tambem gostaria de usar a linha da Zambia-NSanje e dai usar o ramal que a Vale vai construir para exportar em Nacala. Em suma, o assunto Nsanje pode extrapolar para a SADC. Ora o que sucederia se Nacala estivesse congestionado com o Carvao e o Petroleo, usar-se-ia o Zambeze via Nsanje para chegar a Quelimane, Chinde ou a Beira;
5- Esta demonstrado que o porto da Beira, mesmo dragado todos os dias, nunca tera capacidade de escoamento para responder as necessidades da Vale, Riversdale, etc. e potenciar o desenvolvimento economico do Vale do Zambeze, um projecto estrategico para a soberania alimentar nacional;
6-O porto de Nacala, idem, mas desta feita pela zona economica especial, a refinaria de petroleo e o potencial economico apenas de Nampula e Cabo Delgado;
7-Mocambique tem a oportunidade de estabelecer regras de navegacao no Zambeze, estabelecendo a obrigatoriedade do transbordo de carga de/para o Malawi, em Quelimane ou Chinde, logo, potenciando o desenvolvimento local, etc.

Por isso, so vejo desvantagens para Mocambique em prolongar estas chatices com Blantyre. Porque N'Sanje pode ser capitalizado a nosso favor, potenciando a esquecida Zambezia, com a criacao de uma paragem unica a saida daquele porto e cobrar franquias dos barcos que por la passarem. Ira favorecer a entrada de produtos nacionais da rica regiao de Milange para o Malawi, ao inves de apodrecerem por falta de escoamento. Finalmente, com Metangula, ganha o esquecido Niassa, em todos os aspectos, porque pelo Lago Niassa podera receber/escoar tambem os seus produtos passando por Nsanje (ver o mapa) e nao, esperar que construam uma linha ferrea la para o ano 2065! Isto e, quando os doadores acharem por bem tirar a mola...como habitualmente.

E permitindo o governo resolver definitivamente um assunto muito serio na zona.

Por isso, abra-se o canal ao Malawi e pensemos no futuro. E fundamentalmente, lembremo-nos que acima do rio Zambeze tambem vivem Mocambicanos que gostariam, tal como os outros ter estradas e linhas ferreas funcionais e corredores de desenvolvimento como o de Maputo.

Porque, afinal, somos todos MOCAMBICANOS!

umBhalane disse...

Até que uma "guerrinha" fazia um certo jeito.

Piquinina, mesmo.

Desviava muitas atenções, e promovia a "unidade" patrioteira...

Tomás Queface disse...

Não merecemos isso umBhalane. Já é tempo de pendurarmos os conflitos nos livro da história. E começar a olhar para a ciência.

Reflectindo disse...

Concordo com Ricardo. Discutindo o problema que se cria agora sempre vi a questão dessa forma. Deixemos o nacionalismo bacoco e vejamos a questão duma forma imparcial.

Acredito no que UmBhalane pensa. Até foi mesmo hoje que pensei que alguém está querendo criar guerras para apelar unidade nacional e patriotismo.

Com o Mozal no centro da cidade não há problemas ambientais, né?

Mas enfim, enquanto a água for apenas para beber e banhar, nunca haverá guerra, mas se ela usar-se para irrigacão e outros projectos de desenvolvimento, aí haverão guerras sem fim.

fenix disse...

A guerra não vale a pena ainda mais quando quem esta no poder não tem nada a ganhar e depois quem for por ai vai perder e vai compreender que a Frelimo é o mal menor. ~`a muitas pessoas que só se sentem felizes se Moçambique não conseguir levantar a cabeça uns de um lado outros de outro e assim sucessivamente, mais ainda dentro de moçambique é ver para onde vão as suas fidelidades por quem batem os seus coraçoes, etc.
Eu tenho pena que assim seja, é lamentavel que os propios Moçambicanos tenham opinioes tão baixas a respeito uns dos outros(uns, porque eles não prestam, basta-lhes um copo de vinho e uma carcaça e trabalhar ta quieto)os outros porque(eles só estão bem é a roubar e a explorar o povo) e no meio disto tudo o estado deixa andar ou porrada para cima deles.
Eu gostava muito de estar a ser manipulado, que tudo o que se dis nos relatorios da OCDE , ONU , UE e jornais, etc, fosse mentira, que os motins não tivessem acontecido e que o estado moçambicano tivesse autorizado a manifestação. mas não foi assim e agora quer comprar uma briga com quem?
Se não tem dinheiro para pão tem para munição? soberania começa no lar da terceira idade e infantarios, na escola e tribunais, nos hospitais e na alimentação no trabalho nas associaçoes(de moradores, patronais, sindicais, etc), a soberania esta em ter ministerios e ministros competentes
Não guerra com o Malawi a zambia o zimbabwe etc não tem logica é contra natura, nem vale a pena pensar quanto mais ir por ai é injusto, imoral e irracional e não trás bem a ninguem(uma guerra ai neste momento e nesta congectura nem aos traficantes de armas interessa), só aos estupidos e ignorantes, mas que eram bons investimentos e que devem de existir fundos para o apoio a essas popolaçoes que vivem na africa interior, seria interessante de trabalhar nessa area. melhor nem o Obama ou o Putin com a reconstrução de infra estruturas nos seus paises pois ai seria de raiz.
Ambos têm razão só que de um lado estão 4 Paises do outro um Pais ou sera melhor dizer uma cidade?

ricardo disse...

Ja agora, lembrar que o umBhalane diz, e inspirado nos varios mestres do pensamento monolitico do sec. XX.

E ja que Reflectindo o diz, quero recorda-lo que quem falou no Porto de Aguas Profundas de SAVANE foram as mesmas pessoas que se chatearam agora com o Malawi.

Logo, vamos la pensar...

http://www.aprh.pt/rgci/pdf/rgci7_8_Hoguane.pdf

e

http://www.cfmnet.co.mz/easdoc2.html


Pois, pois...