19 outubro 2010

Mbuzini 1986

19 de Outubro de 1986: o avião presidencial moçambicano despenha-se em Mbuzini, território sul-africano. Morrem o presidente Samora Machel e 33 membros da sua comitiva. Hoje é o 24º aniversário da tragédia. Às 7:30 estarei com o Emílio Manhique no "café da manhã" da Rádio Moçambique por causa da data.

13 comentários:

JOSÉ disse...

Acompanhei o programa via internet e achei interessante, mas acho estranho que só se fale nos aspectos positivos de Samora, tornando-o uma figura mítica. Eu respeito todas as opiniões mas
fica-se com a sensação de que não ser samoriano é anormal.
Continuam a falar da morte da Samora, procurando culpados, mas será que estamos mesmo preparados para aceitar a verdade?

Unknown disse...

Não só José,

Que diferença faria essa verdade? Talvez para perspectivar o futuro, muito menos para efeitos judiciários, também julgamos que a resposta a esse preocupação sirva para alteração do actual cenário político do nosso país, o que (in) felizmente, não interessa aos actuais beneficiários dessas fissuras.

Nelson disse...

Caro José, depois de todo esse tempo, e da forma como outros assuntos(primeiro tiro, morte de Mondlane) deixei de acreditar na "verdade". Caso ela exista vou encará-la de forma desconfiada.

umBhalane disse...

Samora está no "Céu", à direita do Filho, porque se fosse à esquerda, ficaria no meio...também seria demais!!!

Mas está no "Céu"!!!

É o que acontece aos "Santos" - o grande risco que correm.

ricardo disse...

Se fosse no tempo de Maomé, estariamos a falar de idolatria...

Mas acontece, quando os povos ficam órfãos de referenciais no seu quotidiano. Uns apegam-se aos OVNIS, outros aos neopentecostais, outros a figuras carismáticas.

Todo Homem precisa de uma CRENÇA para se sentir parte deste mundo.

fenix disse...

A revolução era enevitavel, demorou muito para chegar,
ela teria de ser ou de consciencias
ou de interesses.
as consciencias seriam as dos pais
a dos interesses as dos paises.
A frelimo foi um conjunto de filosofias de resistencia que teve de optar por uma via de luta.
Nessa via de luta a liderança coube a Samora Machel. Ele desempenhou-a cabalmente e competentemente em prol do interesse de 99% do povo Moçambicano(FRELIMO_Frente de Libertação de Moçambique). a Frelimo não se reconverteu numa Frente de Construção do Moçambique(Frentecomum).
A ideia que eu tenho do Presidente Samora Machel é boa, a ideia que eu tenho do sistema é má. O que nós queriamos era justiça para todos o que obtivemos foi uma injustiça munumental para todos.
Moçambique é um Pais Livre e democratico.
Os Moçambicanos têm um longo caminho a Percorrer, mas todos os paises têm.
A Frelimo e um partido politico legalmente eleito e que jura cumprir a contituição do estado, respeitar e fazer respeitar a lei.
Como força politica ela tal como o povo tem um longo caminho a percorrer e deve de faze-lo lenta e paulatinamente, com força, deterninação e coragem no prencipio de ir melhorando em prol dos objectivos que o Povo Moçambicano determinou.
Os Santos não têm nada a temer pois eles são movidos por convicções e não por interesses. Mas ainda bem que existem santos que intercedam por nós junto de Deus, é para isso que eles existem. Eu não gostava de ver o rosto de Deus pois não sei se o meu coração aguenta com tanto amor e compaixão nem sei se teria a bondade de partilhar da sua mensagem de Esperança e fé no futuro da Humanidade, mas sei que seria capaz de lutar pelo futuro e bem estar de TODO o POVO MOÇAMBICANO, ai, esse povo ai, espero que o povo Moçambicano tambem e que o faça agora,com justiça, lealdade
e convicção para beneficio dos mais pobres e desfavorecidos, ajudando os jovens e os idosos.
Criando as condiçoes que dignifiquem o trabalho de quem se sacrificar agora pela implementação destas politicas(O direito á alimentação á saude ao emprego á educação e´ao prencipio a justiça).
Vão ter de encontrar um Homem integro, inteligente e socialmente aceite como o mais convergente para com estes objectivos nas proximas eleiçoes.
Boa pessoa o Presidente Samora Machel que descanse em paz é o meu desejo.

fenix disse...

A opinião que eu tenho do Presidente Samora Machel é boa.
A frelimo nasceu de convergencias de filosofias.
(Frelimo Frente de Libertação de Moçambique)
E atingiu os objectivos a que se propunha.
A independencia de Moçambique face ao poder colunialista.
ela terá de se reconverter em frentecumun se quiser atingir o pensamento maior, a independencia de Moçambique face á dependencia socio-economica externa dos Paises doadores
A dificuldade a que o sr Jose fala não tem nada a ver com o Presidente Samora Machel, tem sim a ver com o facto que a revolução teria de acontecer antes e seria de mentalidades a do tempo da Frelimo a é dos blocos a outra dos paises uma das politicas e economias outra das pessoas e mentalidades.mas mais vale tarde do que nunca.
Os Santos não correm nenhum risco pois são movidos por convicções, eles existem para interceder por nós juntos de deus, eu não queria olhar a face de deus, pois não sei se teria a força e a coragem de aguentar com tanto amor, puresa e compaixão nem se teria a coragem de compartilhar esse bem com todos independentemente da raça sexo cor condição social ou orientação sexual ou qualquer falta de isto ou aquilo(carta nações unidas). O que Moçambique precisa é de amor e fraternidade entre irmãos de compreenção e tolerancia entre pessoas iguais de trabalho e democracia de saude e emprego de justiça e educação e principalmente de apoio á infancia e terceira idade na saude, para isso nas proximas eleiçoes vão ter de encontrar alguem honesto, integro, capaz e competente para dentro dos prencipios da constituição da republica e mediante o programa que o eleger levar a bom termo os ajustes necessários a completa execução do superior interesse do povo Moçambicano e suas aspiraçoes surfagados nas urnas e legitimado pelo voto popular.
O Presidente Samora Machel não foi perfeito nimguem é mas como qualquer homem tem direito ao descanso enterno, viva o presidente da Republica Popular de Moçambique Samora Machel, descansa em paz comtemporaneo na consciencia de que Moçambique vai vingar e este desejo é istencivel a todos aquelas e aqueles que nasceram, sonharam e viveram na ansia de justiça igualdade e fraternidade entre os homens e paz na casa de cada um, amor e compreenção entre iguais e alimento na mesa dos pobres, saude para todos e felecidade para Moçambique. Sigam em frente de cabeça erguida e de consciencia tranquila que ele estou certo vos agradece.

Linette Olofsson disse...

Não foi só Samora que perdeu a vida em Mbuzini! Porque recordar apenas dele?
Devemos recordar de todos os quadros nacionais que perderam a vida!
E os outros altos quadros ficam no esquecimento?

Bom, tenho um defeito!
Gosto de ser Eu mesma! e não o que outros acham que eu deva ser!
Vou emitir a minha opinão com coração e razão!

Samora teve qualidades boas como um Chefe de Estado, no que concerne a honestidade, o seu carisma, a sua forma de ser e "estar na política" perante o povo...muitas vezes, exagerando com as suas atitudes expontaneas e racionais...que humilhava as pessoas!

O que nunca aceitei, foi o regime cruel que ele promoveu e defendeu com seu partido após a independencia!

Era jovem nessa altura, sentia que algo não estava bem após a 75 e paguei e testemunhei barbaridades deste regime...(muitas atitudes do regime colonial... diga-se de passagem, eram mais suaves que pós independencia e nem tudo era mau!)...senão, a falta de liberdade e de sermos um povo livre e independente!

O que veio depois de 75, foi um total exagero, ficamos ainda sem liberdades....(estas que usufruímos) hoje, depois de uma guerra civil entre a Renamo e a Frelimo.
Seja como for, para mim, Samora apesar das as suas qualidades que reconheço, foi um ditador, opressor de um regime extremamente autoritario, ele representava o Estalin, Mao-Tse-Tung, Pol Pot entre outros ditadores do Mundo!
Até que, surgiu a segunda luta de libertação; aceitem ou não, a Renamo, contribuiu para um Estado de Direito em Moçambique.

Se Samora estivesse vivo, assinaria o AGP com Afonso Dlakhama?
Ele, dizia nos seus comícios como um todo poderoso...
(nunca vamos negociar com o bandos armados)....
Gostaria de ter visto
Samora e Dlkhama a assinarem o AGP

Ambos carismaticos!
Um já falecido e outro acantonado em Nampula.

Abdul Karim disse...

86 pra mim, acontece como resultado do seu reconhecer de alguns erros graves cometidos e tentativa de mudanca.

Reconhecer um erro, 'e uma grande qualidade, tentar mudar depois de reconhecer 'e uma qualidade maior. E isso custou-lhe a vida, a ele e aos que compunham a sua equipe na missao de atreverem-se a mudar reconhecendo os erros.

E 'e assim que eu vejo Samora, e por muitos erros que tenha cometido, a Grandeza dele para mim, fica no reconhecer dele, no tentar corrigir os erros, a sua honestidade em tentar mudar para melhorar a condicao do seu Povo. Para alem obvio de ter sido um lider carismatico.

Unknown disse...

'e o que tenho dito Abdul, no lugar de tentar esquecer os factos ou ignora-los, vamos rebusca-los reconhece-los e perdoar se for o caso. Porque a verdade 'e mais forte que o tempo.

Saber ouvir 'e uma vertude e Samora era esse HOMEM.

Linette Olofsson disse...

falaste bem Karim!

Samora, regime que ele dirigiu, seus aliados,(o bloco ja extinguido) não tinham a consciencia e o respeito pelos Direitos Humanos!
Muitos execssos, erros cometidos com consciencia...foram tão crueis como os cometidos durante guerra.

Hoje, Graça Machel,viúva de Samora, defende direitos humanos; o que na altura, como esposa de PR e ministra de educação, nem sequer tinha na sua ordem do dia de governação como Mulher e Ministra de Educação!
Erros em política, pagam-se caros!

Unknown disse...

Linette Olofsson,

Implacavel eh!...

Linette Olofsson disse...

Chacate Joaquim!
Porque?
viveste esse tempo a que me refiro?
Não sei qual é a tua idade!
é que nós, jovens do então,
também tinhamos os nossos sonhos na construção nossa Républica!
fascismo, colonialismo, comunismo = a ditadura, totalitário e repressívo.

O lema era:
ou eras revolucionario, ou eras contra-revolucionário!

O que não concordávamos na altura, eram os métodos utilizados na construção deste novo País Independente!
Implacável...não sei porque!!!
Perdoar não é esquecer!