29 outubro 2010

Uff! Uma brasileira descreve Tete hoje!

Uma brasileira, Anna, descreve assim em seu blogue a minha terra natal,  cidade de Tete, em postagem de hoje: "Tete tem feito altas temperaturas. As mais altas que já sofri na vida. Digo sofri porque não há palavra que melhor reflita um caminhar ao meio dia debaixo de um sol de 47ºC - Não há! Você perde a capacidade de raciocinar, desejar, refletir, se bobear, até de rezar. Se ansiava por um vento fraco, uma brisa, esqueça, eles também são quentes e mais se parecem com o sopro halitoso de um cano de descarga de carreta, ou com o motor indelicado de um gerador. Sai de perto! Frita!"

14 comentários:

Abdul Karim disse...

Aqui na India, o verao 'e um inferno, tambem.

Eu nunca na minha vida sofri, assim como sofri no verao aqui, queimam os fuziveis, neuronios,

Abril, maio e junho, aqui, ... Santo Deus...

Estou muito solidario com a Anna, apesar nao ser tete, percebo bem o que ela diz,

Carlos Serra disse...

É. Tenho para mim que a melhor prenda que se pode oferecer em Tete é um aparelho de ar-condicionado. Quando tinha 18/19 anos, lembro-me de não ser aconselhável andar nas ruas alcatroadas da cidade porque o alcatrão derretia.

ricardo disse...

A ser assim, os brazucas da VALE vao e arder no carvao de Moatize...

Mas Tete e quente mesmo, ate parece o deserto. E alem disso, ja naqueles tempos tinha uma especie de smog, misto de poluicao e poeira. Tambem chamado SMOEIRA.

Abdul Karim disse...

Professor,

Aqui os ar condicionados nao aguentam, e levanta poeira com ventos quentes, nevoeiros esquesitos,

Ca alcatrao nao derrete, derretem sao miolos da gente,

Aderito Magumane disse...

"...As mais altas que já sofri na vida..."

Bom, sendo Brasil, um país vasto, suponho que a Ana ainda não tenha visitado o estado de Ceará num verão, pois, 47º não teriam sido novidade em Tete!

Carlos Serra disse...

Cerca de 38 graus apanhei o ano passado em Fortaleza.

Anónimo disse...

Compreendo o que o Abdul diz.
Ja estive na India em trabalho, no mes de Maio, por cerca de um mes, e pensei que fosse 'morrer'.
Passava o dia a ingerir liquidos, mal comia, vim com 8 quilos a menos, muito queimada pelo sol e com saudades do inverno.
As temperaturas por la sao muito altas e o calor muito humido. Uma pessoa sente-se mesmo aflita. Tambem nao aguento temperaturas muito baixas.
Maria Helena

Abdul Karim disse...

'E isso ai, Ricardo,

Esse smog que estas a falar,... meu deus,

Eu nao sei se vou aguentar, aqui agora esta entrar inverno e dezembro vai pra 0 (zero graus), mas quando eu penso no verao, comeco a ficar com calor no pensamento,

Um folgado mal habituado a brisa do indico todos os dias, a viver um verao de inferno na India sem Indico, pode ?

Que Deus perdoe os meus pecados, eu nao quero mais inferno, acho que ja paguei os pecados que tinha feito, 3 meses acima dos 40 todos os dias, sem excepcao, 'e inferno, so pode !

Anónimo disse...

Nao serao as mudancas climaticas em accao? Será que sempre foi assim?
Manuel

Abdul Karim disse...

Maria Helena,

Eu estou no norte, 'e seco, aqui.

Nao tem humidade, 'e seco muito quente, demais.

Carlos Serra disse...

Quando eu era muito pequeno, houve em Tete temperaturas do género 47/48 graus, gente vária, idosa e jovem, foi parar ao hospital (parte alta da cidade. Em épocas de intenso calor, as velhas geleiras a petróleo não aguentavam. Lembro-me do estratagema de colocar garrafões de água no Zambeze, amarradados com guitas ao capim.

Abdul Karim disse...

Manuel,

As mudancas climaticas tambem,

Este verao passado, foi dos mais ou o mais quente que ha memoria na India,

Normalmente dizem os indianos que acima dos 40 sem excepcao, comeca em Maio e no primeiro verao ca tambem so me recenti em Maio e Junho, onde 40 graus 'e um bom dia, bem fresco,

Este verao comecou logo nos principios de abril a bater os recordes, e aqui morre gente sempre, de tanto calor,

47 em Tete em outubro, nao sei se 'e normal, talvez em dezembro, nao sei, talvez esteja eu enganado, mas senpre tive a impressao de mocambique dezembro ser o mais quente,

E a andar assim, mais 10 anos e estamos a viver num "microwave" gobal.

"toc...toc...toc.." na madeira, pra eu nao ter razao e nada disso acontecer.

V. Dias disse...

O calor de Tete (minha terra) tem um efeito medicinal.

É duro no princípio mas depois as pessoas se habituam.

Por falar de Tete já sinto saudades de casa, dos amigos que deixei, da zona onde cresci, das ladeiras que atravessei, do rio que bebi...

Este ano espero quebrar o jejum de mais de 5 anos que lá não vou, mas sempre presente no meu coração.

Zicomo

PS: Atenção que Tete tem distritos que as temperauras não diferem tanto do clima europeu no inverno (Songo, Macanga, Angónia, Magoé, etc). Quem conhece estes distritos - nesses períodos - sabe o que digo.

Anna Paola Bentini disse...

Prezados,
Sinto-me lisonjeada tendo o uaiafrica citado e comentado neste diário que sigo e tanto admiro.
Carlos, venho seguindo seus conselhos de maneira quase instintiva - o Pende é mesmo uma delícia e casa muito bem com as deliciosas cervejas produzidas em Moçambique.
Tete tem sido uma experiência muito agregadora em minha vida e até as altas temperaturas somam neste aprendizado. Nós, brasileiros, temos sentido sim, mas como todo ser vivo, adaptamo-nos, felizmente.
Infelizmente ainda não tive oprtunidade de conhecer Fortaleza, mas asseguro que não faz calor como em Tete, hehe...
Conheço outros sítios muito quentes no Brasil mas não se compara, assim como não há nada parecido com os belíssimos pores do sol semelhantes a pinturas, emoldurados pelas figuras marcantes dos embondeiros carregados da passarada sempre em festa por aqui, faça o calor que for. Grande abraço a todos e sejam bem vindos ao uaiafrica quando desejarem. O meu olhar mineiro sobre Tete, mesmo torto ou poluído das minhas mazelas, muito respeitosamente estará lá enquanto aqui eu estiver - refletindo o meu estado, o meus sentidos e a minha maneira de enxergar a vida que levo.