23 outubro 2010

Ideologia

Da filósofa brasileira Marilena Chauí: "A alienação social se exprime numa "teoria" do conhecimento espontânea, formando o senso comum da sociedade. Por seu intermédio, são imaginadas explicações e justificativas para a realidade tal como é diretamente percebida e vivida. Um exemplo desse senso comum aparece no caso da "explicação" da pobreza, em que o pobre é pobre por sua própria culpa (preguiça, ignorância) ou por vontade divina ou por inferioridade natural. Esse senso comum social, na verdade, é o resultado de uma elaboração intelectual sobre a realidade, feita pelos pensadores ou intelectuais da sociedade - sacerdotes, filósofos, cientistas, professores, escritores, jornalistas, artistas -, que descrevem e explicam o mundo a partir do ponto de vista da classe a que pertencem e que é a classe dominante de sua sociedade. Essa elaboração intelectual incorporada pelo senso comum social é a ideologia. Por meio dela, o ponto de vista, as opiniões e as idéias de uma das classes sociais - a dominante e dirigente - tornam-se o ponto de vista e a opinião de todas as classes e de toda a sociedade." (crédito da imagem aqui)

1 comentário:

Anónimo disse...

Diante das ideologias que tem manipulado a população, especialmente àquela desprovidade de capital cultural, o desafio maior do sociólogo é desnaturalizar essa situação.

Sou também sociólogo e me deparo com esse desafio sempre, especialmente em sala de aula. Além de minhas aulas, busco por meio de um blog ( http://cafecomsociologia.blogspot.com/ ), voltado para meus alunos, desnaturalizar as "verdades" que tem alienado a tantos.

Saudações, Cristiano Bodart