08 maio 2010

Discurso e apelo ao conformismo (1)

"Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo." (Michel Foucault)
Vou apresentar-vos extractos de intervenções feitas em 2002 por pastores zione, registadas no decorrer de um trabalho de pesquisa levado a cabo por uma equipa por mim dirigida. Em Nampula:
"Os crentes devem conformar-se com a vida porque o rico tanto como o pobre todos são criaturas de Deus, tudo será julgado pelo Senhor. Ainda dizia o pastor que se seguirmos a palavra do Senhor não seremos pobres, estaremos na mesma posição do rico com dinheiro e o rico [ficará] com a palavra do Senhor. Seremos ricos porque seremos dignos da palavra de Deus."
Adenda: esta é uma série que pode servir de texto de apoio à precedente.
(continua)

6 comentários:

ricardo disse...

Nao e de hoje este conformismo. Mas sendo a igreja Zione, nao deixa de ser interessante atendendo a sua genese, baseada no inconformismo de aceitar a mensagem espiritual do Cristianismo vinda de um mundo exterior ao seu.

Mas tambem, ja ouvi identico discurso na Igreja Metodista (Bispo Sengulane), na Catolica (Cardeal Alexandre Maria) e ate na Isslamica (Sheik Cassimo). Todos em nome do patriotismo e a auto-estima. No fundo, nao muito diferente do lexico dos neopentecostais, mas nesses, claramente sustentado por motivos de cidadania "4X4". E muito importante para os negocios da Fe estar de bem com o poder politico.

E uma chamada de atencao importante, porque, mais do que programas educacionais abrangentes e metas do milenio, sao afinal as religioes quem melhor conduz o processo de construcao do EU e do OUTRO em sociedades visceralmente opacas em ritos tradicionais e maneirismos locais, com acesso insipiente ou nulo a fontes do conhecimento diferentes das suas. E fundamentalmente marcadas pelo SIMBOLICO EU SUPERIOR, Pai de todas as coisas e de todos os sofismas.

E mesmo que a elas tivessem, rejeita-las-iam, porque questionar independentemente nunca pode ser parte da sua tradicao.

Como Marx diria, as religioes sao o Opio do Povo. Um prazer leviano que vicia ate a morte.

Abdul Karim disse...

" E muito importante para os negocios da Fe estar de bem com o poder politico."

Completamente de acordo Ricardo, mas a questao que se coloca 'e o poder politico deve estar bem com quem ?

Na religiao Islamica o "controverso" JIHAD 'e tambem ir trabalhar, ir estudar, produzir, reclamar os direitos, lutar pelos direitos, lutar uma causa-justa, ajudar os mais necessitados, e ate nao aceitar injusticas impostas por quem quer que seja, essa 'e na verdade a verdadeira issencia do JIHAD Islamico.Nao 'e pegar na arma e comecar a disparar ou bombardear e matar inocentes.

Mas, no nosso pais, os lideres Islamicos ( salvo rarissimas excepcoes ) sao tao ignorantes que compram e vendem votos em nome de muculmanos, fazem contrabando e agradecem a DEUS pelo lucro ilicito, constroem mesquitas ao invez alimentar os necessitados,

No mes do Ramadao, a comida que 'e servida nas mesquitas 'e para aqules que nao tem condicoes, mas na mesquita da baixa os sem condicoes sao corridos, por racismo porque dizem que so podem comer la os que tem condicoes, os nao negros, quando no Islao o racismo 'e pecado.

Tudo isso que digo da mesquita da baixa foi presenciado in-loco.

Algumas coisas que se fazem nas mesquitas e em nome de DEUS ou Islam, esta muito longe de DEUS ou Islam, 'e contrario as religioes andar a mentir os crentes e mentaliza-los para conformismo a troco de interesses pessoais e ilicitos dos ditos "lideres".

A religiao 'e muito importante no combate 'a pobreza, mas nao mentir e tornar as pessoas mais pobres ainda.

V. Dias disse...

Coisas de fé, como diria Dr. Mataruca, é melhor nem questionar. Há com cada coisa, cada asneiras que se diz, que se faz, enfim, páro por aqui ante que venha o Karim com toda a sua força para me "puxar" às orelhas. Ópio do povo, disse Marx, e disse bem.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Ja nao puxo orelhas ati, to inofensivo, to jogar a libero.

Voce virou meu grande amigo, temos ir Grecia antes dela cair, filosofar um pouco a vida, depois o chiado,

UmBhalane,

Fiquei com algumas duvidas de investimento portugues em Mocambique para 2010,

US $ 6 mil milhoes de investimento anunciado, Portugal tem essa grana toda ? ou ainda vai pedir emprestado a DEUS ?

ricardo disse...

Quando investir 2 significa logo a partida lucrar o dobro, entao e um bom negocio. Vamos por ai...

Agora quando se trata de emprestar 2 mil milhoes em nome da solidariedade europeia e da manutencao da Moeda Unica, ai ja custa um pouco mais. Porque nao se sabe quando e que isso voltara para os cofres dos credores.

Lei da Compensacao...

Abdul Karim disse...

Eu acho que 'e tudo por tudo dos "pancudos", e das gulopotamos,

A tentarem as "dobras", pra se manterem no poleiro,

Chamam de parcerias estrategicas, onde de estrategico so tem gula, e completa insensibelidade,

Os pobres que pagem as "pancas" dos "pancudos", e a gula das gulopotamos,

Fartura pra quem tem muito, mais miseria pra quem ja 'e miseravel,

Sao os "poderosos da mentira", os "pancudos da terra"

Pra gula tudo vale, mesmo vender a alma, desde de que a "panca" esteja bem,

DEUS fica no seu reino dos ceus, que a terra 'e dos "pancudos" e das gulopotamos.