Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
humm... isso me lembra um comentarista que anda por estas bandas....
Essa definicao e uma falacia perfumada - pau para toda a colher - ainda que esteja implicito o objectivo dela neste post...
Na verdade, primeira etapa para compreender a personalidade humana é "...identificar os tipos básicos. Os clínicos derivam geralmente estes tipos de sua experiência colectiva, que sugere diversas categorias geralmente reconheciveis tais como a relacao um TIPO SOCIAL X um TIPO SOLITARIO E AUTO-CONSCIENTE.
Sao usados testes de personalidade para medir determinados aspectos (“traços”) e então, empregando métodos estatísticos determinar que traços convergem como factores dominantes. Os exemplos de traços da personalidade incluem: ansiedade, energia, flexibilidade, hostilidade, impulsividade, mau humor, ordem e auto-confiança.
A personalidade e descrita por 5 factores, como a vontade de experimentar, consciência, extroversão/introversão afabilidade, neuroticismo. (As letras iniciais destes factores dão forma ao OCEANO mnemônico)..."
Mas, um dos enigmas mais obscuros da psique humana e a dupla personalidade, aplicavel a todas situacoes da vida:
http://aduplapersonalidade.blogspot.com/
Enviar um comentário