19 abril 2010

OGE e deputados

O jornalista Noé Nhantumbo analisa o Orçamento Geral do Estado e o comportamento de deputados. Aqui.

2 comentários:

Abdul Karim disse...

Noe Nhambumbo anda tambem,... tem performance,....

Ele fala "delas"... sao as Gulapotamos... estao famosas....

Linette Olofsson disse...

Noe!
Dizes mais que mil verdades!
Foi no passado e por muitos mais tempo assim o será, até que ALGUM dia tenhamos as mudança de regime.

Sobre eles e elas da frelimo, naquela casa, sempre foi o lema, antes da entrada dos temas em debate, os elogios ao camarada Presidente!

Se calhar quem não o fizer! pode pagar caro!
Decididamente, eles e elas, estão dispostos a desempenhar o papel de meros seguidores da palavra de ordem, obdiência cega, servilismo, escovação, polição tudo para elvar o Deus ao Céu.

Pronunciamentos na base da lógica?
É utopia em Moçambique!
Alto preço!

O que se vê, é obedientes aos velhos caciques com medo de cairem.
Pelo que se vê, lê e se escuta, é partido do domo, seus discípluos político, obedientes ao cacíque!
Arriscar-me-ia dizer,o mesmo acontece em quase todas as orgnaizções sociais e políticas em Moçambique e porque não no continente Africano?, o lema é o mesmo, difere na intensidade e moldes.

Voar alto nem pensar!

Assim o diga o Ilustre ex deputado Frangulos, ao Ilustre analísta Venancio Mondlhane, os mais destacados.

Se aplicarmos, o pensamento da piramide de Maslow, veremos que os de baixo dificilmente chegarão ao meio, que dirá ao topo, é preciso ter cacife (como dizem os brasileiros), ser cacique!

Concordo contigo Noe Namutumbo quanto á tua abordagem nas questãos de tomada de decisões na base da lógica, mas isso é possível nesta geração?

É fundamental que os novos políticos, líders políticos criem sua própia independencia política, é que os caciques cobram apenas dos seus discípulos político, honesidade e trabalho em prol de uma governabilidade que produza benefícios para a necessidade que o elegeu.

É preciso "independencia política", aprender admnistrar a coisa pública como servidores do povo, para quando lá chegar pôr em pratica aquilo que sempre apregoou e mostrar aos caciques que a "tribo" que comanda tem e terá Indios capazes de substituí-lo, sem colocar em risco o squecimento do seu nome.
Esta é a missão da futura geração em Moçambique, pelos vistos, por esta peça do Noé, esta-se ainda muito longe de se atingir.
Mas sonhar, faz parte da Vida.
Vamos sonhando, pois um dia, tornar-se -a realidade!
Linette