26 abril 2010

Lupa do social

Lanche bem guarnecido neste fresco fim de tarde na cidade de Maputo, são três senhoras, duas muito jovens das quais uma grávida talvez de quatro meses, a terceira mais velha, eventualmente mãe de ambas, três crianças, das quais duas comem e a terceira brinca embirrenta num carrinho eléctrico, uma empregada impecavelmente assinalada em seu papel servil com uma bata e uma touca gerindo a embirrenta criança. Termina o apetitoso lanche, conta saldada, mundo de pé, uma das jovens senhoras e a empregada jogam guardanapos de papel no chão. Enquanto saem, caminhando devagar, em sua fala mansa, a empregada do restaurante, igualmente de touca, apanha os guardanapaos, de par com um colega que, risonho, retira os talheres.
Comentário: papéis sociais, hierarquia rígida, regras estabelecidas, ninguém contesta, tudo normalizado. Uma pergunta perversa aos leitores: para que servem as ciências sociais?

14 comentários:

Abdul Karim disse...

Pra Resolver Problemas Sociais.

Meu Grande Mestre.

Elisio Leonardo disse...

O comentario do Professor 'e a coisa que mais me impressiona na sociedade: "Regras estabelecidas, ninguem contesta, tudo normalizado"

Elisio Leonardo disse...

Permita-me dar uma resposta tambem perversa 'a pergunta perversa:

Ciencias sociais servem exactamente para estudar os motivos que levam a esta nao contestacao das regras pre-estabelecidas....

micas disse...

Peço-lhe que me desculpe a ousadia, ou quem sabe seja mais perversa.... mas por certo não servirá para deitar guardanapos de papel para o chão...

ricardo disse...

Ha quem ache isto

http://internacionalizzando.blogspot.com/2009/11/as-ciencias-sociais-servem-apenas-para.html

E eu nao tenho como discordar...

Carlos Serra disse...

Belas respostas, belos motivos de pesquisa. Não questionar as regras socialmente estalecidas: eis um excelente protocolo de pesquisa, Leonardo.

Beto disse...

E porque diabos ela tinha que jogar guardanapos no chao? Provavelmente para mostrar quem esta por cima da carne seca. Acho que foi uma infelicidade embora tudo indique que se trata de um vicio ehehehe. Falando nisso e o lixo em Maputo hein?

Abdul Karim disse...

Beto,

Essas coisas de brincar com coisas de verdade, nao da.

Nao toca no lixo, isso tem dono, viragem e voz de revolucao estao ja preparadas,

Nem vale a pena pensares no projecto de fecalizacao na Ilha de Mocambique, ai estar dar cabecada Viriato,

Depois sabes que Viriato, quando pega numa coisa, vai sempre ate ao fim,

Nao brinca com essas coisas de verdade.

by Ventolidio José disse...

Ja falaram mestres, e alunos, das tais ciencias sociais, agora é a vez de um leigo aproveitar a deixa da perversidade...

ciencias socias serve pra estudar a forma de vida da sociedade...

mas a frase citada diz:
Regras estabelecidas, ninguem contesta, tudo normalizado.

como diz o walter salles no curta ilha das flores...
o ser humano é dotado de um polegar opositor... pra contar dinheiro...

o estabelecimento não contesta porque precisa do cliente...
o governo não contesta porque quer a população burra e as segas...
e o povo ?! porque não contesta ?!
Porque falta informação pros menos favorecidos... porque falta dialogo entre as pessoas na sociedade... porque falta moral e civica de volta a educação.
porque falta conhecimeno que devemos fazer nossa parte...
porque falta revolucionarios que usem os seus conhecimentos em prol de melhorias...
porque faltam exemplos a serem seguidos... e porque falta tato pro ser humano...

algumas pessoas nada podem fazer porque nunca aprenderam nem o que é errado como cidadão, não sabem seus direitos e seus deveres...

algumas pessoas tem total conhecimento e não tenta alcançar as massas com seus argumentos...
e algumas pessoas não dão a minima...

V. Dias disse...

"Nem vale a pena pensares no projecto de fecalizacao na Ilha de Mocambique, ai estar dar cabecada Viriato"; KARIM

"Depois sabes que Viriato, quando pega numa coisa, vai sempre ate ao fim." KARIM

Se falar é uma virtude, calar também é.

A minha mãe, lá na minha terra, em Tete, dizia-me SEMPRE o seguinte. "Filho, nada que um cão come sem o rabo a abanar! Só se esse cão não tiver rabo".

Estudaste filosofia, não é? Então coloco-te à prova. Se não, saibas que eu não comento em post nenhum sem ter as ideias afiadas, erradas ou não, são minhas, e não faço para fazer estatística ou por gulosice para o inglês ver e o português dançar.

Gosto quando comentas, mas já não quando fazes do meu nome uma minição para alegrar a quem nos lêem. Sorry pelo tom chamuale.

Bom descanso e Zicomo

Abdul Karim disse...

Bem Vindo, Valentino Jose,

Esta em directo na sala do Professor Carlos Serra,

Esteja Avontade.

by Ventolidio José disse...

as cegas escrito com s me deixou deveras constrangido... rs

Obrigado pela recepção Karim...

é ventolidio José e não Valetino.. rs
mas agradecido por ter minhas palavras lidas ja que foram jogadas aos ventos...
eu não estudei ciencias sociais, eu não fiz faculdade, eu não sou mais cidadão do que vc ou seu mestre.
Mas sim... sou cidadão.
sim... sou brasileiro.
e sim sou carioca.
e sim... eu vim e sou parte do povo que vive em desigualdade social, racial, e cultural.
Mas sim eu luto por um minimo de igualdade, de respeito e de uma harmonia.

Anónimo disse...

Tal como o companheiro brasileiro, eu nao andei na faculdade. Mas sou cidadao. Nao moro em nenhuma capital. Habito o meu provincianismo. Vamos entao:
Para que servem as ciencias sociais? Feliz ou infelizmente, elas servem para aquilo que cada cientista social acha: fazer blogues redundantes (no sentido tecnologico do termo), escrever venenosos artigos em jornais dependentes ou independentes nao importa, redigir perniciosos aforismos, escrever caudolosos alfabetos com mil e um tiros no escuro e por vezes nos proprios pes, enfim...servem para tudo e para nada. Nao acham?
Pedro Vitor

Anónimo disse...

Professor,

No Japao nao há nem latas nem bolsas de lixo em lugar algum, salvo pequenos sacos fora das lojas de conveniencia que raramente as pessoas usam. Porque? Porque estao educadas a gerir o seu proprio lixo. Ninguem deita lixo no chao!

Acho que temos que procurar educar estas pessoas ricas, mas porcas a serem mais gente! Começar por elas seria muito bom!

No fim do dia nós é que fazemos a nossa cidade! E o Conselho Municipal faz o resto. Acho que temos a mania de justificar as nossas malcriadezas com as faltas dos outros. Sujamos, porque já está sujo. E qual é o nosso papel? Se senhoras como estas fazem isto, que esperar do campones que acaba de chegar à cidade?

Na verdade elas estão também a perpetuar o sistema, com filhos mimados que aprendem a ser porcos e mandões.

MF