30 abril 2010

Predadores

"Porque só existem duas espécies de pessoas neste mundo: os predadores e os que pastam. Os primeiros chegam sempre ao cume, porque estão dispostos a lutar para lá chegar e não hesitam em destruir as pessoas e as coisas que se atravessam no seu caminho. Os outros não têm a genica, ou a coragem, ou a fome, ou a crueldade necessárias. Por isso o mundo é governado pelos predadores, que se transformam em potentados. E os potentados nunca estão satisfeitos. Têm de procurar sempre mais e mais a moeda do seu culto." - Forsith, Frederick, Os Cães da guerra. Lisboa: Edição Livros do Brasil, s/d, p.223.
Comentário: talvez mais perturbador do que a fauna dos predadores sociais, seja a fauna dos seus ideólogos, quantas vezes disfarçados em bons e neutrais samaritanos.

17 comentários:

Elisio Leonardo disse...

Esta relacao social eh sempre interessante de estudar... Uns sim e outros nao!!!

Professor, hoje vao debater sobre falta de emprego para licenciados na TV... O que o Professor acha desse tema?? Eu ca acredito que seria muito mais util debater falta de criatividade dos licenciados, que nao conseguem arranjar/criar emprego... Estao a espera que sejam procurados nas suas casas ou nas barracas para trabalhar?!?!

Engracado... eu a falar isso... daqui a pouco serei licenciado e estarei a debater o mesmo tema....

Carlos Serra disse...

Estação televisiva? Hora?

Abdul Karim disse...

Professor,

Nao deixaram uma terceira alternativa para nos ?

So dois tipos de pessoas, nao concordo muito. Embora me identifique muito com a Aguia na foto, nao me identifico com os 2 tipos de pessoas so, deviam de abrir uma excepccao, para nos, acho.

Elisio Leonardo disse...

Miramar, 21 e 45 creio eu... No debate que dao depois da novela!

Vamos ver que argumentos vao arranjar para me convencer de que estou errado por ser contra este debate...

Nao eh Ricardo?? Viriato?? Karim??

Elisio Leonardo disse...

Eu tambem concordo que faltam alternativas... O predador luta para atingir o seu objectivo, nao se importa de passar por cima de quem quer que seja, principalmente se o outro for pequeno como o coitado da imagem...

Ha' quem que alcancar o seu objectivo, mas sem pisar na cabeca de ninguem...

O outro, nem sabe o que quer... alias, sabe reclamar sem fazer nada!!!

Abdul Karim disse...

Elisio,

Tas a provocar,

Esses 3 que mencionaste, so andam em debate directo no Melhor Blog Do Mundo.

Elisio Leonardo disse...

Eu nao vejo muito debates da TV porque entre outros motivos, nao posso comentar!!!!

So vi o anuncio do debate ontem a noite, quando estava a comprar jantar no Taka-Taka!!!!

So quero saber a vossa opiniao sobre os jovens que querem debater a falta de emprego... Eu ja dei a minha:

Chega de Falar, embora fazer!

Elisio Leonardo disse...

Professor,

Falando em Melhor Blog do Mundo, que tal se fizessemos um estudo da audiencia deste blog??? Seria interessante saber de onde vem os visitantes, o que procuram, ate posso descobrir se encontraram o que procuravam!!! Fariamos isso com o "Google Analytics"

O Professor so precisa colocar o codigo que o Google fornece, como elemento de pagina. Dai teremos todas estas estatisticas...

O Professor poderia por exemplo criar posts mensais, disponibilizando estes dados para quem quisesse.... Eh importante tambem para descobrirmos como mocambicanos usam a Internet, supondo que muitos visitantes deste blog sao MOZ!

Depois mando um email a falar disso, para o Professor.

ricardo disse...

Sinceramente Professor, eu tenho um paper muito interessante comigo, como mais de cinco anos de idade. Ele e uma biblia para mim.

Ajuda-me por exemplo, a compreender a "crise" em Portugal. E porque GUEBUZA nao poderia ter escolhido melhor hora para ir a Lisboa como agora.

Pese embora a media local se esforcar em ignora-la.

Apesar de estar em Ingles, eu gostaria muito de partilha-lo com os demais no seu blog. Importa-se?...

Anónimo disse...

Professor,

Desculpe a minha linguagem...mas fartei-me de pertencer à camabada dos carneiros que pastam.Não porque me falte a coragem de lutar ou a genica.Talvez me falte a mim e a mais uns quantos milhões a crueldade...

Mas basta!Basta de ser os bem comportados. Tá na hora de ...por a boca no trombone, contra os abutres.E tanto há a fazer,basta a coragem que nos é dada pela força da razão

Anónimo disse...

O Prof. devia colocar neste blog o google ads. Com o numero diário de Visitas ia ganhar um bom dinheiro.
Tomás

Abdul Karim disse...

Ricardo,

Deixaste-me curioso com essa tua Biblia,

Sabes que eu tenho uma veia um pouco religiosa,

Vou esperar...

Professor, Voto a favor da partilhacao da Biblia do Ricardo.

ricardo disse...

Ja V. enviei a minha "Biblia" do mundo material...

Importa-se de partilha-la com os demais?

Reflectindo disse...

Ricardo pode chutar para cá esse paper???

Viriato Dias disse...

Espero não estar a ser o último vagão do comboio, que só faz barulho, porquanto o ferro como tantas vezes me disse o saudoso David Aloni, molda-se quente.

1. É interessante a tua questão Elísio Leonardo. A falta de emprego para os licenciados não só tem a ver com a qualidade de ensino que é pouco competitivo e muito teórico, mas também falta levar à sério as medidas implementadas pelo Governo no que concerne aos 7 milhões, feira do emprego, as declarações de Chókwè, etc.

2. O Ministério da Educação deve saber que o mais importante para a qualidade de educação não são apenas as paredes, os edifícos, os laboratórios, etc., mas sim os professores. Há que saber estimular esta classe de profissionais. Eu costumo dizer que o professor é o útero de qualquer sociedade.

3. Afora isto de licenciados, tenho a dizer que a proposta de Leonardo é boa, uma estatística é sempre gratificante para o autor do Diário, "comentadores" e seus leitores. Mas não concordo com o Tomás, se a ideia é fazer dinheiro este Diário vai virar "dumanengue" do Goto, na Beira. Foi assim que alguns museus cairam, foi assim que alguns jornais faliram, foi assim que alguns blogues não recebem durante meses e anos um único comentário sequer.

4. Em relação ao tema do post, relativamente a existência de dois grupos de pessoas, concordo com o Karim. Não é de se levar à letra a todas as teorias. Há pessoas pertecentes a um grupo que se comporta de maneira diferente, tanto que os mansos podem, mais tarde, tornar-se cruéis. Portanto, é relativo.

Zicomo

ricardo disse...

A quem isto possa importar...

O Professor Serra ainda nao me disse se ira publicar ou nao o paper em questao. Na eventualidade de nao faze-lo, poderao obte-lo escrevendo para este endereco, depois da meia noite de hoje:

livre.pensador.moz@gmail.com

Carlos Serra disse...

http://www.4shared.com/document/lCe9HMvK/_2__Managing_Risk_in_an_Unstab.html