22 abril 2010

Santos de casa não fazem milagres? (6)


Avancemos mais um pouco nesta série.
Então, o que temos é uma forte crença na qualidade dos treinadores estrangeiros, na sua capacidade de dotar a nossa selecção com préstimos ganhadores e prestígio internacional.
Isso significa que quem selecciona os treinadores da selecção entende que (1) os treinadores nacionais não são capazes de obter os referidos préstimos e (2) não têm qualidade para auferir salários de 15 mil dólares.
Tal como há quem acredite que os curandeiros estrangeiros, operando à formiga no país, resolvem bem melhor os múltiplos e intricados problemas do mundo do invisível e de seus buliçosos espíritos, também há quem acredite que os treinadores estrangeiros resolvem bem melhor os múltiplos e intricados problemas do mundo visível da bola e de seus buliçosos gestores.
Somos grandes idólatras de pressas ganhadoras, de resultados fulminantes.
Prosseguirei oportunamente, num percurso pelo qual chegarei à Faculdade de Ciências de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica. Imagem reproduzida daqui.
(continua)

34 comentários:

Elisio Leonardo disse...

Ontem, na Biblioteca Central, meus bradas que assistiram jogo da terça-feira estavam a comentar sobre a qualidade de Mourinho como treinador... Parece que na entrevista ele disse que o esforço dele para travar messi nao foi em vão. Um treinador que sabe mandar seus jogadores fazerem aquilo que devem fazer para ganhar o jogo, etc. etc.


Dai eu, que não ví o jogo, apenas fiz a pergunta: QUE TAL SE CONTRATASSEMOS MOURINHO PARA TREINAR OS MAMBAS?? ganhariamos a copa de 2014??? Ai volto a pergunta: Será que o simples facto de ter novo treinador vai garantir melhores resultados? Sou pessimista nesse(e em muitos) ponto!!!

ricardo disse...

Asserções duvidosas neste post. As coisa não podem ser colocadas com tanto simplismo, esquecendo:

a) Os termos dos acordos de cooperação desportivas;

b) Os termos dos acordos de patrocínio desportivo empresarial;

c) A qualidade visível de alguns técnicos estrangeiros;

d) A qualidade questionável de alguns técnicos nacionais;

e) A autonomia evidente dos técnicos estrangeiros em relação aos grupos de pressão dos grandes clubes e da própria FMF;

f) A fulanização do trabalho de seleccionador nacional, suportável por um estrangeiro (que não lhe resta senão cumprir o contrato), inaceitável para um nacional que pode ir para um clube qualquer.

Questão 1 para o Professor:

Prove que os 15.000 dólares são integralmente provenientes de cabimentação do OGE.

Questão 2 para o Professor:

Demonstre que na actualidade há técnicos nacionais (locais) com qualidade suficiente para fazer esquecer um Martin Nooij.

Questão 3 para o Professor:

Prove que Nooij não renovou contrato por causa do salário de 15 mil dólares.

No mais, somos mesmo "...Somos grandes idólatras de pressas ganhadoras, de resultados fulminantes..."

Mas em tudo afinal.

Abdul Karim disse...

Elisio Sonhador,

Abdul Karim disse...

mas, se o Ricardo mandar o meu cheque cruzado,...

Mourinho ha de vir, nem que seja pra dar uma palestra de futebol.

Voces querm Mourinho, 'e meu treinador preferio.

quando ele estava no benfica, euera do benfica, quando fori pro estela , eu era do estrela, quando ganhou tudo no porto, eu era do porto, quando passou paasou pra chesea eu fiquei com chelsea, agora sou do inter,...

Antes eu era do vangall e robson e conheci Mourinho quando era adjunto-tradutor deles.

Esta Bem, vou buscar Mourinho , pra ti.

V. Dias disse...

Como não sou muito chegado ao futebol (o que não devia, pois meu pai fora nos tempos frescos da independência nacional ligado a chefia do desporto em Moatize) tenho quase nada a dizer, somente lamentar que o desporto no nosso país morreu em Mbuzine com Samora Machel.

Eu cresci no ambiente desportivo. Na escola, no bairro, etc., a rapaziada tinha um tempo durante o dia para dar o gosto ao pé ou as mãos, coisa que actualmente foi substituido por novelas tropicais, etc...bons tempos eram aqueles. Vale a pena a ditadura ou não?

Zicomo

Anónimo disse...

Um treinador sozinho não faz milagres. O qto ele vai receber tb é a menor das questões qdo se trata de resultados desportivos. Não se esqueçam que a bola é redonda, o campo rectangular e o resultado num jogo de futebol pode pender para qlq lado. O q o nosso futebol (e desporto no geral) precisa é planificaçao e tempo. É preciso contratar técnicos "capazes" para as camadas de iniciaçao. É preciso relançar o desporto escolar. Não pudemos nunca por de lado as camadas de iniciação se quisermos colher algo de proveito no futuro. É preciso primeiro plantar para depois colher.

Ninguém garante a mim que a receber o que queria (os tais 25.000 USD/mês)o Mart por-nos-ia no mundial de 2014. Seria investir 1,2 milhoes de dolares numa incerteza, pior se tomarmos em consideraçao a qualidade do nosso futebol em relaçao ao resto de Africa.

Porque nao fazer contratos por objectivos...é preferivel tecnicos e remunera-los de acordo com a nossa realidade, definir objectivos concretos, que ao serem atingidos poderiam significar uma gratificaçao "choruda".

O novo seleccionador dos mambas pode até ter a sorte de nos qualificar para o CAN, como também poderia se dar o caso de se manter o Mart, pagar-lhe o que ele desejava, fazia-se a vontade do povo e ao fim dos 4 anos, nem CAN, nem Mundial, nem 1,2 milhoes de dólares. Não sei se me percebem...mas nessa coisa de desporto é tudo uma incerteza.

E porque não apostar em modalidades que têm nos trazido alegrias ultimamente, e na qual ainda pudemos nos bater de igual para igual com o resto das selecçoes africanas, como por exemplo o Basquet feminino e o hoquei em patins (cujo a realizaçao do mundial em Moçambique já foi posto em causa)... ou estaremos a espera q os outros nos ultrapassem para pudermos acordar.

Como tudo o resto, tambem o desporto em Moçambique está cada vez mais a tornar-se em uma autentica NOSTALGIA.

Enfim com um pouco de sorte daqui a 50 anos voltaremos a ter uma LURDES...para nos encher de orgulho e nos fazer esquecer dos problemas diarios.

M.Saute

Elisio Leonardo disse...

"Elisio Sonhador,"

Alias, realista, por achar que os mambas precisam muito mais que um bom treinador, contratado dos estates, para mudar os "pessimos" momentos que vivemos desde que me disseram que aquele desporto se chamava futebol

Abdul Karim disse...

Viriato,

Vou oferecer bolas, entao.

Bolas pra prenda de natal para todos putos.

Quando atravessar bola na estrada, carro tem que parar.

Nos queremos jogar.

Elisio Leonardo disse...

"Vale a pena a ditadura ou não?"

R: NAO!!!

Se a rapaziada quer assistir novelas tropicais, entao que se troque a Federacao Mocambicana de Futebol por uma Federacao Mocambicana das Novelas Tropicais... Assim em vez de Messis teremos os proximos Antonio Fagundes, etc...

Sou contra actividades forcadas, independentemente dos motivos....

V. Dias disse...

Leonardo,

Se não quer a ditadura, então não te queixas da democracia. Quer fazer ovos sem omoletes? É isso?

Um membro sénior da Frelimo, que já foi meu colega nos tempos da UP (toda a gente já sabe que sai de lá frustrado com as políticas do antigo e o actual reitor) disse-me respondendo a uma pergunta minha o seguinte:

"Óh Dias, dizes que a Frelimo nada faz, não te deves esquecer que este povo escolheu democracia e não comunismo, ou seja, escolheu um sistema em que cada um por si e Deus por todos. Não podes escolher democracia se queres que o Estado te ajude. Para isso, disse ele, votas no comunismo."

Confesso que fiquei dias a analisar esta resposta com a qual, feliz ou infelizmente, eu concordo.

Se realmente queremos ter um sistema de saúde grátis, educação grátis, futebol desenvolvido, a máquina do Estado a andar para a frente, temos que aceitar que a democracia é um mau sistema para a África. Temos que escolher outra coisa, se calhar uma neoditadura, sem picadelas, sem mortes, sem dor. O leonardo sabe que entre os dois sistemas o que mais vítimas mortais tem causado é a democracia. Um só corrupto mata em 1 ano do que a ditadura faz em 100.

Karim,

Dar bolas sem leite, sem um prato de comida, sem água potável, sem nada. Achas que isso ia valer alguma coisa? Dois brilhantes hjogadores da selecção nacional foram meus alunos em Nampula, depois do jogo e da paceata pelos países onde eram derrotados, voltavam para casa com fome. Mal tínham o que comer. É assim que queres ter resultados. Queres saber os nomes? Nunca. Podes perguntar aos 11 jogadores da selacção se conhecem um tal de Muna (nome pelo qual sou conhecido no Norte do país, que quer dizer irmão em mácua)

Zicomo

Abdul Karim disse...

Esta bem Viriato,

Vou tratar do Leite, Agua e Comida tambem, chama os teus jogadores pra selecao, pra trazerem resultados.

Onde esta o Ricardo ?

Muitos "maproblemas".

Ricardo, poe la esses indisplinados todos a trabalhar, e manda cheque, nao esquece ser cruzado, se nao banco complica... coisas de transparencia.

E Viriato, chama viragem e voz de revolucao pra tratarem de arranjar pessoal pro nosso projecto de fecalizacao da Ilha de Mocambique.

ricardo disse...

"Óh Dias, dizes que a Frelimo nada faz, não te deves esquecer que este povo escolheu democracia e não comunismo, ou seja, escolheu um sistema em que cada um por si e Deus por todos. Não podes escolher democracia se queres que o Estado te ajude. Para isso, disse ele, votas no comunismo."

Pois entao, o que diriam os governantes de paises como a Suecia, Dinamarca, Noruega, Finlandia e outras democracias, cujas politicas sociais sao bem conhecidas?

E perigoso generalizar...

V. Dias disse...

Leonardo,

É melhor eu calar. Eu não quero aborrecer mais o meu cunhado belga. Ele já anda farto de me aturar. Os meus amigos portugueses também. Sabe porquê? Porque não consigo acreditar que esses países ficaram ricos à toa, só com o trabalho. Acha mesmo o Leonardo que o meu amigo da Frelimo está errado?

Suécia, Suíça, Noruega, Finlândia, etc., o chamuale conhece? Ou é mais um daqueles casos que ouviu dizer. Bem, eu também não conheço, mas posso lhe garantir que não é aquilo que diz. Se o é, lembre-se que o nosso país tem apenas 35 anos. Além de mais, vítima de uma colonização terrível.

Esses países sofreram como Moçambique? Viu o número de habitante desses países? Conhece a sua história? Eu creio que para a África o melhor sistema é a ditadura, continuo a pensar teimosamente assim. Caso contrário, pode crer chamuale, vamos andar a encher o tambor furado. Garanto-lhe.

Carlos Serra disse...

Após a "colonização terrível" deve seguir-se a "ditadura terrível" em África, para me situar "teimosamente" no seu contexto. Viriato: o que vc entende por ditadura? E por que é o remédio santo para África?

ricardo disse...

"...Suécia, Suíça, Noruega, Finlândia, etc., o chamuale conhece? Ou é mais um daqueles casos que ouviu dizer. Bem, eu também não conheço, mas posso lhe garantir que não é aquilo que diz. Se o é, lembre-se que o nosso país tem apenas 35 anos. Além de mais, vítima de uma colonização terrível..."

A Suecia (Democracia parlamentar e Monarquia Constitucional)

"...A Suécia emergiu como um país independente e unificado durante a Idade Média. No século XVII o país expandiu seus territórios para formar o Império Sueco. A maior parte dos territórios conquistados fora da Península Escandinava foram perdidos durante os séculos XVIII e XIX. A metade oriental da Suécia, o que hoje é a Finlândia, foi perdida para a Rússia em 1809. A última guerra na qual a Suécia esteve diretamente envolvida foi em 1814, quando a Suécia forçou por meios militares a Noruega a se juntar ao país e criar o Reino da Suécia e Noruega, uma união que durou até 1905. Desde então, a Suécia ficou em paz, com a adoção de uma política externa não-alinhada em tempos de paz e de neutralidade em tempo de guerra..."

A Noruega (Democracia parlamentar e Monarquia Constitucional)

"...até o momento em que a Peste Negra ataca o continente e diminui a sua população para cerca de um terço. Com isso, a Noruega não foi capaz de viver uma virada positiva a nível económico. Enfraquecida, entra sob domínio da Dinamarca e foi subordinada a essa até o fim das Guerras Napoleônicas, quando a conquista sueca sobre os dinamarqueses faz com que a Noruega entre em união pessoal com a Suécia (ver Reino da Suécia e Noruega). Apesar do poder ter ficado na mão dos monarcas suecos, a união foi igualitária, e os noruegueses desfrutaram de grande liberdade política e sociocultural, o reino teve duas línguas (Norueguês e Sueco) e duas capitais (Cristiânia e Estocolmo). A união teve fim pacificamente 91 anos depois.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha Nazista executa a Operação Weserübung, que invade a Noruega e a Dinamarca simultaneamente em 9 de abril de 1940. A Dinamarca se rende, mas a Noruega, que possuía uma das maiores frotas marítimas européias, bem como sua localização próxima à costa britânica, é manipulada pelos britânicos, que encaram a resistência dos noruegueses aos nazistas como crucial. Para tal, os ingleses e franceses enviam tropas para desocupar os principais portos do país e recuperar a marinha norueguesa do poder alemão. Durante dois meses de intensa resistência aos nazistas, tropas soviéticas entram em solo norueguês para atuarem contra os finlândeses na Guerra de Inverno, e enquanto cidades como Narvik, Oslo e Stavanger se viam entre o poder britânico e o nazista, cidades como Kirkenes e Vadsø eram disputadas pelos soviéticos e nazistas. Igualmente tensa era a situação na fronteira com a Suécia, que relutou em permanecer neutra, apesar das frequentes ameaças de invasão..."

ricardo disse...

Vários tratados assinados entre 1947 e 1948 determinavam que a Finlândia devia cerder à URSS boa parte de seu território, foi o "Tratado de Paz de Moscou". A Finlândia foi forçada a reparar a URSS pelos danos de guerra e a ceder partes da região da Carélia, bem como partes das cidades de Salla e Pechenga, que representavam juntas 10% de seu território e 20% de sua capacidade industrial, dentre eles o "Porto de Vyborg". Cerca de 400 mil desalojados deixaram essas áreas.
O país teve de rejeitar a ajuda do Plano Marshall, elaborado para reestruturar a Europa, mas foi secretamente amparada pelos Estados Unidos, que ajudaram no desenvolvimento e contribuíram com o partido dos democratas para preservar a independência do país. A Finlândia passou a estabelecer comércio com o Reino Unido, e as reparações de guerra transformaram o país em um potência industrial. Mesmo após os reparos a URSS terem sido feitos, o país que é pobre em alguns recursos naturais como petróleo e ferro, continuava parcialmente dependente da URSS em questões econômicas(...)Apesar de pretender ficar neutra durante a Guerra Fria, a Finlândia esteve na chamada "Zona Cinzenta" entre os países ocidentais. O "Tratado de YYA" deu à URSS grande influência dentro da Finlândia, o que foi altamente explorado pelo presidente Urho Kekkonen contra seus adversários. Ele manteve o monopólio efetivo nas relações com a URSS, o que aumentou muito sua popularidade. Tentou-se também evitar declarações políticas que fossem consideradas anti-soviéticas, a chamada finlandização. Essa censura também servia para literatura e qualquer tipo de meios de comunicação(...)Após a morte do ditador soviético Josef Stalin, o domínio sobre a Finlândia começou a enfraquecer: os soviéticos evacuaram uma de suas principais bases no país, em Porkkala, em 1956, a URSS também autorizou o país a entrar para a Associação Europeia de Livre Comércio em 1962. É também um êxito a linha Paasikivi-Kekkonen, pela qual a Finlândia conseguiu satisfazer várias exigências soviéticas sem afetar sua neutralidade na guerra fria ou sua independência política..."

Paises interessantes, sem duvidas. O que seria deles se tivessem adoptado o comunismo?

E uma pergunta que eu gostaria de ver respondida.

ricardo disse...

A Dinamarca (Monarquia Constitucional)

"...Em vários momentos da história, a Dinamarca controlou a Inglaterra, Noruega, Suécia, Islândia, parte das Ilhas Virgens, partes da costa Báltica e o que é agora o norte da Alemanha. Scania era parte da Dinamarca na maior parte de sua história mas foi perdida para a Suécia em 1658. A união com a Noruega foi dissolvida em 1814, quando Noruega entrou em uma nova união com a Suécia (até 1905). O movimento liberal e nacional dinamarquês teve seu momento culminante em 1830, e após as revoluções européias de 1848, a Dinamarca tornou-se uma monarquia constitucional em 1849. Depois da segunda guerra de Schleswig em 1864, a Dinamarca foi forçada a ceder Schleswig-Holstein à Prússia em uma derrota que deixou marcas profundas na identidade nacional dinamarquesa. Após este ponto, a Dinamarca adoptou uma política de neutralidade, permanecendo neutra na Primeira Guerra Mundial. Em 9 de abril de 1940, a Dinamarca foi invadida pela Alemanha Nazista (operação Weserübung) e permaneceu ocupada durante toda a Segunda Guerra Mundial, apesar de alguma resistência interna..."

A Finlandia (República parlamentar)

"...Domínio sueco. Os primeiros suecos desembarcaram na costa finlandesa na época medieval. Os reis suecos estabeleceram as primeiras regras no país em 1249. Pouco tempo tempos, o país foi agregado e completamente colonizado pela Suécia. O sueco tornou-se a língua oficial nobreza, administração e educação. O finlandês tornou-se uma língua secundária, falada principalmente pelos camponeses e pelo clero(...)O país passou por uma grave fome entre 1676 e 1697, e cerca de um terço da população morreu. No século XVIII, uma intensa guerra entre Suécia e Rússia acarretou em duas ocupações da Rússia no país, foi a Grande Guerra do Norte, na qual a Suécia enfrentou Rússia, Dinamarca, Noruega e a República das Duas Nações. Ao fim, a guerra tornou-se um conflito concentrado entre Suécia e Rússia, a chamada Guerra Finlandesa (...)Independência e guerra civil
Ver artigo principal: Declaração de independência da Finlândia
Após a Revolução de fevereiro a posição da Finlândia como parte da Rússia passou a ser questionada, principalmente pelos democratas sociais. Uma vez que o chefe de estado era o czar russo, não ficava claro quem era o chefe executivo após a revolução. Os democratas assinaram o chamado "Power Law", que daria autoridade máxima ao parlamento. No entanto, o governo russo não aprovou, e dissolveu o parlamento pela força (...)Durante a Segunda Guerra Mundial, a Finlândia e a União Soviética (URSS) se enfrentaram duas vezes: na Guerra de Inverno (1939-40), e na continuação da guerra entre 1941 e 1944, durante a Operação Barbarossa, quando a Alemanha invadiu a URSS. Durante 872 dias, tropas finlandesas e alemãs sitiaram Leninegrado, uma das principais cidades da URSS. Após a derrota da Alemanha pelas frentes orientais e o subsequente avanço soviético, a Finlândia foi forçada a se retratar com a URSS, e aceitar exigências de reparações e controle.

Reflectindo disse...

Caro Viriato, queiras aceitar que assuntos sobre democracia não é o teu lado forte.
Creio que ainda não aprofundaste o conceito democracia e nunca o quiseste aprofundá-lo.
A minha proposta seria comecares por aprofundar esse fantasma que no caso de Mocambique foi discurso de Mondlane, Machel, Chissano, Dhlakama, Guebuza, Simango, Sibindy, entre outros. Se esses sairam do simples discurso à prática da democracia, é outra coisa.
Meu amigo, ainda não falaste do problema real da democracia. Tal igual há um tempo atrás discutímos, noto que estejas a confundir o conceito "DEMOCRACIA".

Quanto à ditadura que evocas merecer aos africanos, só me/nos provoca remorsos. Também não sei se alguma vez quiseste aprofundar esse conceito...

Mas, parece-me ter chegado o tempo de ver o Viriato a desenvolver os conceitos democracia e ditadura para te compreendemos.

Ricardo,

Forca com a história!

Nota: Viriato te contradizes muito que nem sei se te apercebes. Aquilo que exiges, nos últimos dias, dos partidos da oposicão é democracia. Será que te aperceste?

V. Dias disse...

Ricardo,

Nesses países não deve haver pobres. São paraisos divino. Com Adão e Eva e tudo. São países livres do mal, países que toda agente gostaria de viver. Sim senhor. Muita palha para muito pouco amendoim.

Dinamarca quantas colónias teve? Que me lembre, duas. Além de mais, quantas vantagens tiraram estes países, duma ou doutra maneira, do processo de colonização por intermédio dos seus aliados? Alguma vantagem tiraram. Não me vai dizer que o ferro, a mente humana foi suficiente para os moldar? Eu tenho os olhos bem abertos.

Suiça, Suécia, Filândia, V. tem mesmo a certeza que emergiram do trabalho? Sim, no google, nos dicionários está tudo pintado a cor-de-rosa, mas a realidade é outra. Eu não vou por ai.

A raiz de cada país é diferente e não vamos nós importar coisas que não se encaixariam no nosso país, se eles têm mateia nas pernas, nós temos mataquenha, etc. A formatação de cada país tem muito haver com a base.

Se a ditadura não serve, então a democracia é pior. A democracia desde que surgiu como sistema (aceito com pessimismo tenha surgido na Grécia) já provou não ser um bom sistema para a governação dos países africanos. A democracia, para dar um exemplo, permite que numa pastagem, o gado se torne preguiçoso, o que não acontece nas ditaduras, onde o homem está comprometido com o trabalho, com as metas, com o relógio. Nunca vi isso nas democracias, que só tem andado a criar leis, causar vítimas e mais vítimas, e a alterar o modo de vida das pessoas, para acomodar uma geração de leprosos mentais.

A democracia no meu entender legitima muita das vezes aos corruptos, dá poderes a quem não devia merecer, permite a rápida ascensão de pessoas irresponsáveis ao poder, leva os países a ruina. Estamos mais perto do fim do que estávamos nas ditaduras.

Com devida vénia, Zicomo

Anónimo disse...

"Many forms of Government have been tried, and will be tried in this world of sin and woe. No one pretends that democracy is perfect or all-wise. Indeed, it has been said that democracy is the worst form of government except all those other forms that have been tried from time to time."

Winston Churchill,

Anónimo disse...

É difícil suportar tanta barbaridade vinda de uma só pessoa; como pode ser possível?

"...Suécia, Suíça, Noruega, Finlândia, etc., o chamuale conhece? Ou é mais um daqueles casos que ouviu dizer. Bem, eu também não conheço, mas posso lhe garantir que não é aquilo que diz. Se o é, lembre-se que o nosso país tem apenas 35 anos. Além de mais, vítima de uma colonização terrível..." - V. Dias

Ja eu disse por várias vezes que não é preciso sofrer a escravatura na pele para se estar contra ela, ou é? Neste caso, acho que não foi preciso que o Ricardo conhecesse fisicamente, pois estes países tem uma história, estes países são também feitos de história e existem fontes que nos podem transmitir informacões. Foi o que Ricardo fez ao ir buscar as fontes para com uma luva de ar fresco "dar-te uma chapada" nessa cara sem vergonha.

Um bom historiador investiga, vai às fontes; um "chamuale" sabe dizer coisas à "toa" e ainda sabe ficar chateado.

E até agora ainda não mostraste nenhuma evidência, V. Dias, só falacão barata. Pretendes mesmo ser historiador??????

"Dinamarca quantas colónias teve? Que me lembre, duas." Tenha a amabilidade de citar as tais duas colónias, SFF? e a Suécia? e a Noruega?

"Eu conheco, por isso testemunho!" - AAS

Para a tua informacão, a riqueza da Dinamarca está baseada na agricultura e agro-pecuária. Com uma populacão de cerca de 5 milhões de habitantes, tem cerca de 25 milhões de porcos e com os derivados da carne de porco que exporta para o mundo inteiro, produz riqueza e se acrescentares os cereais, oe derivados do leite, a pesca, o turismo e a indústria do design...

A Noruega, por exemplo, até 1969 era um país igual a qualquer outro país escandinavo, mas com a descoberta dos jazigos de petróleo no mar do norte em 1971 explodiu economicamte para os patamares hoje conhecidos. Por isso os S. Tomeenses falam em adoptar o "sistema norueguês" na exploracão do seu petróleo na esperanca de levar o país ao caminho certo. (Sistema norueguês vs sistema nigeriano).

"...A democracia no meu entender legitima muita das vezes aos corruptos, dá poderes a quem não devia merecer, permite a rápida ascensão de pessoas irresponsáveis ao poder, leva os países a ruina..." Caro V. Dias, estás certo nesta tua frase, mas o caso só se aplica ao Zimbabwe que continuas defendendo teimosamente.


Ricardo, só um acréscimo:
A Dinamarca de 1864 ia até a região actual de Hamburgo. Slesvig e Holsten constituiam assim a zona de transicão (cinzenta) ente a Alemanha e a Dinamarca. Depois da derrota alemã na Primeira Guerra Mundial, foi dada a oportunidade aos habitantes de Slesvig e Holsten de votarem num referendum afim de escolherem se queriam continuar sob a administracão alemã ou voltar à dinamarquesa. Numa das 3 regiões desenhadas para o efeito, uma maioria votou a favor da Dinamarca e nas restantes duas, o voto foi a favor da administracão alemã. À minoria "vencida" foi-lhe permitida criar escolas e instituicões "em dinamarquês", a preservar a cultura e até a criar um partido político que ainda hoje tem representacão na Assembleia regional. Termino.

Agora diga-me: não é boa a democracia? ...Mas o assunto era do futebol e os santos da casa que podem fazer milagres, não era?

AAS

Reflectindo disse...

Caro anónimo

Eu não concordo com Winston Churchill, porque tal como Ricardo nos apresentou aqui alguns textos, já se provou o contrário do que Winston Churchill. Depois há que contextualizar o tempo em que ele governou.

Também no nosso continente há provas de que em países onde a democracia funciona verdadeiramente, há estabilidade política e consequentemente um desenvolvimento.

Caro Viriato

"A democracia no meu entender legitima muita das vezes aos corruptos, dá poderes a quem não devia merecer, permite a rápida ascensão de pessoas irresponsáveis ao poder, leva os países a ruina."

Comece lá a dar exemplos de países africanos que são vítimas duma VERDADE DEMOCRACIA. Tenho dito que podiamos tomar tento quando algo é dito por quem quer ver a democracia falhada. Nisto me lembro desse tal frelimista, amigo do Viriato.

Acima de tudo, ditaduras criam instabilidade política. Por alguns anos as revoltas podem ser de forma latente, mas acabam com uma EXPLOSÃO.

Abdul Karim disse...

Senhores,

estao a discutir, o que ?

Ja vos disse que ta dificil ler.

Alguem pode ter a amabelidade me explicar do principio ?

ricardo disse...

Eu prefiro que seja um nordico a responder:
"...Dinamarca quantas colónias teve? Que me lembre, duas. Além de mais, quantas vantagens tiraram estes países, duma ou doutra maneira, do processo de colonização por intermédio dos seus aliados? Alguma vantagem tiraram. Não me vai dizer que o ferro, a mente humana foi suficiente para os moldar? Eu tenho os olhos bem abertos.

Suiça, Suécia, Filândia, V. tem mesmo a certeza que emergiram do trabalho? Sim, no google, nos dicionários está tudo pintado a cor-de-rosa, mas a realidade é outra. Eu não vou por ai..."

E preferi citar coisas que qualquer um possa ler e compreender facilmente. Como e evidente, tambem ha dicionarios a negro. Mas esses, sao como os filmes, nao se leem.

Penso que deveria aprofundar mais os assuntos ao inves de generaliza-los prolixamente.

Ja agora,a "Democratura" tambem serve para Africa?!

P.S.

Se a Linnete estiver por ai, que me faca o favor de conseguir o parecer de um nordico (nem que seja em Ingles)...

Anónimo disse...

Reflectindo:

Como pode discordar de W.C.? Leia bem.

...democracy is the worst form of government "except all" those other forms that have been tried from time to time.

ricardo disse...

Na verdade o que Churchill disse e: " a democracia e o pior de todos os sistemas politicos, com excepcao de todos os outros"

Brutal!

V. Dias disse...

Os indomáveis não só estão no Ocidente. Tenho dito isto. Para um bom entendedor, meia palavra basta.

Se vos não tenhais medo de dizer o que pensam, que mostrem a cara. Que digam o que pensam de cabeça erguida, baixem o véu preto que trazem sobre os vossos rostos.

Defendem aquilo que jamais aceitariam sem o véu a encapuzar as caras. Se sois democratas, sistema que detesto, venham daí com a vossa verdadeira identidade.

Eu bato-me por aquilo que acredito. Não sou democrata, nunca fui. A África prtecisa encontrar caminhos próprios, descobrir sistemas próprios de governação, a ditadura é na minha opinião aquela que mais se encaixa.

Se querem que Moçambique seja como a Suiça, Dinamarca, etc., há duas saidas: que os "indomáveis" aceitem o direito de Moçambique colonizar seus povos e seus territórios; segundo, que haja uma compensação do que pilharam, expropriaram, saquearam no país, sendo que os meus avós, tios, sobrinhos, certamente nunca seram ressuscitados. Nunca cheguei a ver os meus avós, nunca tive. Todos eles foram mortos pelos indomáveis.

Admira-me que Samora previu a tudo isso. Está escrito. Hão-de surgir entre vós os saudositas do regime colonial, aqueles que irão defender valores da colonização, os "puxa-sacos", os "troca tintas", chamava a esse de agentes do inimigo. Camuflados.

Se é que tem a fórmulas para que o país seja como Dinamarca porque é que não aplicam? Esfregam as mãos e os olhos para a desgraça da nação que dizem amar. Doa isso a quem doer, eu sou cafre africano, não vendo a minha pátria por nada. Sei porque estamos assim, pobres!

Ainda não andar de bengala alguns para ver a Frelimo reinar. Porque se a ideia é tirar a Frelimo do poder para defender um sistema ocidental, das mentes limpas, então eu me bato para que a Frelimo esteja lá por mil anos. JÁ DISSE AS AUTORIDADES DONDE ME ENCONTRO QUE SE A INTENÇÃO É MANDAR-ME EMBORA, ENTÃO FAZ UM GRANDE FAVOR, JÁ ME PAGA A PASSAGEM DE VOLTA À CASA. O que não vou fazer nunca é debitar comentários que sigam as pegadas de quem nunca teve a mínima consideração pelo próximo.

Disse tudo. TERMINO MESMO.

Reflectindo disse...

Anónimo e Ricardo

Desculpem, estamos de acordo com Churchill.

Viriato estou a espera que nos prove que: Se a ditadura não serve, então a democracia é pior. Se o que mais conhecemos em África são regimes ditatorias que democráticos, então, o meu amigo não terá nenhuma dificuldade de apontar alguns exemplos de Sucesso.

Ricardo

Não sei se um nórdico a responder, o Viriato o acreditará, senão podiamos convidar o Bosse Hammarström.

Abdul Karim disse...

com essa falacao toda vossa, as cobras vao ganhar ?

Elas sempre que entram no campo, dao moral ao adversario... ninguem gosta de brincar com cobras... 'e so pisar...so.

Mudem o nickname, ao menos deixa de ser pejorativo.

Ja ouviram algem a dizer... upppah a cobra ganhou! ja ouviram ? fica bonito ?

ricardo disse...

Muito bem, se fossem "escorpioes" em vez de "mambas" estariamos melhor?

Lembro que "escorpioes" era o nome de uma famosa unidade policial da RSA.

E alem disso, pelo menos na Africa Austral, as mambas sao cobras muito temidas. Na RSA ha inclusive uma (mamba negra) que e conhecida em Afrikaans como "Die dood wat loop"- A morte que caminha. Em Zulu e Xhosa tambem tem designacao identica, so nao sei como se escreve. Ela esta sempre empoleirada em arvores da Savana e quando decide atacar pode faze-lo da arvore, ou pelo chao, porque e muito veloz (atinge 40km/h) em capim alto, erva e terra batida.

Portanto poderiamos continuar a ser chamados de MAMBAS...NEGRAS!

E matavam-se dois coelhos de uma cajadada so. O nome e a cor do nome...

Abdul Karim disse...

Ricardo,

Nos nao somos repteis, nos nao rastejamos... quer dizer rastejamos asvezes enquando com doadores... mas fica mal rastejar num estadio.

Depois se aparecer uma cobra branca no meio ? ja viu confusao que dar ? Viriato nao ia aceitar de qualquer maneira essas coisas. pergunta-lhe.

V. Dias disse...

Karim,

Eu não sou rascista. Não gosto é dos indomáveis, só isso. Se eu lhe disser que cresci com brancos em casa, etc., o que dirias? Sou último de dez irmãos e todos tivermos convívio com pessoas de raça branca desde cedo devido as funçõs de meu pai, portanto, nunca fui contra os brancos. Estaria a renegar metade dos meus sobrinhos, meus cunhados e cunhadas, etc, etc, etc.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Eu sei que tu nao es racista, mas ca em casa recebi uma notificacao da patroa a dizer que se ate ao dia 30 eu nao tiver resolvido o problema das cobras... entao a patroa e as suas filhas vao comecar a pensar em admitir-me numa unidade hospitalar por sofrer de alucinacoes contantes.

segunda opcao que deixaram 'e deixar de assistir cobras, ... mas ai vou printar um post de mundial de Jonathan Mcarty - desenvolver mocambique, pra evitar discussao em casa.

Entao vamos la resolver rapido essas "maproblemas" de nossas cobras.

V. Dias disse...

Hehehehe, você ta feito um cómico hoje. É favor de ouvires Romualdo "esqueça o que passou". Ou Célio Figueredo. Até amanhã, chamuale!

Zicomo