27 abril 2010

Não sei

A convite de um jovem colega sociólogo, dei hoje, na tarde local, uma aula na sua Cadeira, Universidade Eduardo Mondlane, cidade de Maputo. No fim, na última pergunta de um estudante, respondi que não sabia responder. Senti, de imediato, a surpresa - como se um vidro que se partisse absurdamente - nos rostos das dezenas de presentes. Aqui está um problema: a convicção apaixonada de que o prof tudo deve saber, a certeza inabalável de natureza divina do prof.

25 comentários:

Abdul Karim disse...

Mas Professor,

Os estudantes so tem mesmo o Professor,

Nao tem mais ninguem em quem confiar,

Provavelmente o problema nao seja o Professor ter que saber tudo,

Mas, a fe na Sabedoria e Mestria do Professor, para encaminhar os estudantes.

Quando o Professor chegara a conclusao que 'e o Mais Credivel Ser Humano em Mocambique, e a unica esparanca dos estudantes deste Pais doente e Miseravel ?

Desculpe a ousadia da pergunta, mas o Professor ja parou um minuto para pensar sobre o estagio actual das nossos estudantes,... a motivacao do estudante, a dedicacao, a esperanca, a vontade,... .... de criar, de resolver, de agir, de pensar, de estudar, de trabalhar, de falar ? e da agonia deles, do desespero, da impotencia, da incoerencia, da irrealidade, da mentira ?

V. Dias disse...

Pois é professor. Bem visto.

Aconteceu que recebi uma correspondência de um conceituado historiador português, respondendo a uma pergunta minha sobre o futuro de Timor-Leste, sobretudo as razões que levaram Gusmão em aceitar o cargo de Primeiro-Ministro depois deste ter sido Presidente da República daquele país, disse-me simplesmente que não sabia. Entretanto, este historiador tinha estado naquele país uma dúzia de anos.

Ao mostrar a carta para uns "amigos restritos", um deles denunciou uma cara de "madastra", feia. Não se fez rogar e perguntou-me: "Olha lá Muna, como é possível que este fulano não sabe disso?"

Respondi-lhe com uma frase que me veio à memória de José Hermano Saraiva:

"Ninguém sabe tudo, pois quanto mais julgamos que sabemos mais descobrimos que afinal não sabíamos."

Depois de tudo e porque estava calor, fomos beber um cerveja...

Zicomo

ricardo disse...

Deixe estar Professor. Foi Socrates, sabio imemorial, quem um dia disse:

"...So sei que nada sei..."

Porque afinal de contas, em hermetica sociedade como a nossa, a verdade de Arquimedes e muito mais significativa que todos os canudos: "...deem-me um ponto de apoio que eu moverei o mundo..."

Nem que seja por inercia.

Nao acha?

Linette Olofsson disse...

A auto confiança é a base de tudo!
Senão de tudo? a mais importante que o ser Humano se afirme na Sociedade!
é como no Amor!
Devemos Amar a nós propios e depois dos os outros!

Em relação aos estudantes,levantas questões pertinentes ao Professor motivação, dedicação e sobretudo esperança!
Olha,hoje na nossa República não é fácil ser-se estudante Universitário.
Imagina as dificuldades que os estudantes têm para adquirir o conhecimento cientifico e não só!
Acho que há muitas dificuldades para a investigação...
Entretanto corremos para assinar o tratado de Bolonha

Abdul Karim disse...

Viriato,

Por favor nao mencionar calor nos seus debitos palavristicos,

Quando alguem mais fala do calor, aumenta calor aqui no meu computador,

O Ricardo nao me deu os passaportes ainda, deu me sermao de sexta-feira ( Bayan- Jummah Mubarak ), acho que se converteu, mas ele 'e que tem que falar dessas coisas, depois fica chatiado e me pendura ainda mais do que ja estou pendurado.

O Professor ainda nao me dispensou, estou espera, a procurar opurtunidade de lhe fazer lembrar, preciso de sair um pouco, com passaportes.

Proxima vez bebe Sprite ou Fanta vai refrescar mais.

So Linette tem razao, 'e Amor 'e solucao de tudo, Cristo tambem disse isso.

Esta bonita Linette com esse novo visual.

Problema de estudantes Linette, 'e grave... os que estudam, nao tem condicoes,... e os que nao estudam tem bolsas no extrangeiro...

V. Dias disse...

Hehehehe, Karim...

És muito divertido, pá.

Faz-me lembrar Salimo Mohamed, esse mesmo, o tio de meu chamuale, Abel Mazuze, sumido algures em Xai-Xai.

Alguém pode entrevistar este músico?

Estava a pensar em mandar-lhe um bom vinho do Porto, dos melhores, da terra do meu "inimigo" UbHalane a este músico, "agramo maningue" da sua voz, só não sei se o "Muna", irmão e macua, Dr. Neves terá a sacola vazia desta vez. Pode reagir a este comentário, Dr. Neves?

Cerveja ou "saraveja" como lhe chamam na minha terra, em Tete, quando não é exagerado, sabe bem. Tu, Karim, mandas-me um chá da Índia.

Até amanhã.

NB: Estou no intervalo do inquérito. Nota curiosa: as pessoas andam indignadas com os políticos. Linette, tu que foste deputada, saberás qual é o melhor remédio para combater os políticos mafiosos?

Sir Baba Sharubu disse...

Carlos Serra has to be a good teacher. Since I have started to read his Diario de um sociologo, I have become extremely curious about Mozambique.

Abdul Karim disse...

Viriato,

Na ultima ceia de Cristo,

Vinho foi milagre, de Deus.

O alchol so se tornou "Haram" muito mais tarde, e porque nao sabemos nunca quando perdemos controle da consciencia, e dai as asneiras que fazemos, ele foi proibido no Islam.

Em Mocambique, acho que ja nao 'e possivel quantificar o prejuiso tangivel, intangivel e humano que a cerveja, suas fabricas, seus acionistas, e seus consumidores, seus promotores, seus vendedores e seus transportadores, seus armazenadores ja deram no total das contas.

Evita beber alchol, e por favor evita tambem convidares alguem para beber, ja nos esta a sair ao preco da vida de muitos dos nossos.

Depois es maior de idade, tu 'e que sabes.

Reflectindo disse...

Na minha opinião, é uma questão do nosso hábito de que o professor é sabe-tudo e se não o faz, então que não seja professor. Estranhamente esse costume não é apenas mocambicano ou africano.
Quando comecei a estudar na Dinamarca e depois na Suécia, eu ficava irritado quando perguntasse a um professor e ele dizia categoricamente que nao sabia ou comecava com "penso que..., talvez sejam...ou mesmo deixe-me ir consultar que amanhã te dou a resposta...". Estudei com pessoas de várias nacionalidades entre eles iraquianos e libaneses que nos primeiros anos lamentavam como eu.

O engracado é que depois de conhecermos a cultura apercebemos que estes professores faziam bem, porque honestos e acima de tudo sabiam o que não sabiam. O professor ou Prof não pode desenrascar para encontrar uma resposta porque pode ser levado a mentir.

Viriato, ainda bem que tens uma experiência igual. Um prof tem que ensinar que ser sábio é saber o que não sabe.

Linette Olofsson disse...

Boa pergunta Viriato!
Se eu soubesse???
A corrente da verdade, honestidade, coerencia e paixão pela política,`pode ser um remédio contra os políticos mafiosos...
Mas olha;
É uma utopia em Africa!
Há que se resolver a questão da pobreza na sociedade, pobreza mental, ignorancia, exclusão social,
criando uma sociedade mais justa.

Sabes que ser deputado é adquirir um grande status na nossa sociedade, enquanto nos Países desenvolvidos, são simples servidores do povo com seus propios empregos.

Olof Palme, dizia:
"Politik ar att Vilja" Política é Querer!

C. Omar disse...

Oi Prof.
Muitos dos meus Prof. e Drs. tem dito mesma coisa, nós estudantes pensamos que os Professores sabem tudo. Acho que o "Não Sei" dos "sábios" é uma fidelidade para com a sociedade e ciência. Lembrar também que " Quando mais aprendemos, mais perguntas aparecem"...
Thank You Professor, we are all proud

Yla disse...

Por outro lado, não haverá também uma certa dose de arrogânia ao sair de um tão alto Professor simplesmente o "não sei" como resposta a perguntas que certamente inquietam seus alunos - que, sim, o veem num pedestal, não sem parcial razão dada a bagabem científica e cultural que os separam - sem aventar nem uma tímida hipótese, nem uma possibilidade de resposta, nem uma ideia embrionária que seja que a tente responder, ainda que acrescida, posteriormente, do sincero "não sei"?
Um simples "não sei" pode não ser somente ignorância, pode ser descaso, pode ser indiferença...

PS: ainda sou aluna. ;-)

Unknown disse...

O problema de se esperar que o professor, o chefe, o patrão, etc. saiba tudo reflecte-se a vários níveis, em particular ao nível profissional.

Quem não sabe, tem uma dificuldade enorme em procurar ajuda, muitas vezes atrasando o trabalho que tem a fazer ou produzindo resultados medíocres.

Nas reuniões, quem tem de opinar não opina, com medo de ir contra a opinião do chefe, ou do administrador, esse sim que deve ter a verdade absoluta e aos restantes participantes cabe-lhes a ardorosa tarefa de anuir.

Nas copas e nas conversas de cafés, aí sim toda a gente sabe de tudo e atira ao ar os maiores disparates como se fossem verdades absolutas.

Deve haver uma base antropológica na forma como se estabelecem os relacionamentos com os chefes ou com os mais velhos.

Temos de lutar contra o "complexo do chefe" para progredirmos com qualidade.

Abraços

Anónimo disse...

Professor gostaria de ler o seu comentário em torno das palavras da leitora YLA quando diz "...Um simples "não sei" pode não ser somente ignorância, pode ser descaso, pode ser indiferença..."

Inércio.

Carlos Serra disse...

Efectivamente nao sabia. Tudo simples.

micas disse...

Que bom poder ter Professores que com toda a simplicidade confessam: "Não sei"

Que bom seria se todos nós confessássemos o mesmo em tantas situações do nosso dia-a-dia...

Como seria bom termos menos arrogância dos sabe-tudo...

Aprendi algures...que uma licenciatura é tão só uma licença para se estudar aquilo que se quer( terá sido consigo Professor que aprendi tamanha verdade?)....daqui se pode inferir que professor não é sinónimo de ...enciclopédia

Bem hajam todos os que dizendo"não sei" se comprometem perante os seus alunos a tentarem saber as respostas para a aula seguinte

Abraço grande para si Professor

ricardo disse...

Se tivermos em mente que o conhecimento e como um poligono fechado. Quanto maior ele for, maior e a fronteira do desconhecimento. Entao esta desculpado Professor por ter revelado simplesmente a verdade.

Acontece aos melhores.

E ja chega de puxacao de saco, porque parece que da V. falha humana, que se repetira muitas vezes, se formou um coro de bajulacao poetica no blog que se assemelha num plano oposto, a suposta infalibilidade que os V. pupilos acreditavam existir.

Como um Deus. Como um Pai do Saber.

Enfim, a eterna e hermetica mania local de criar idolos (os tais pontos de apoio que Arquimedes tanto falava) quando em manifesta orfandade existencial.

Anónimo disse...

Professor,
aceito que "efectivamente não sabia. Tudo simples".

Mas voltando ao comentário da YLA vejo que ela/ele levanta alguns pontos que talvez teriam feito que o seu "não sei" não tivesse "partido o vidro".

E, é sobre isso que gostaria de o ver comentar (se o interessar, claro)

"...não haverá também uma certa dose de arrogânia ao sair de um tão alto Professor simplesmente o "não sei" (...)sem aventar nem uma tímida hipótese,(...), ainda que acrescida, posteriormente, do sincero "não sei"?".

Estas palavras da YLA lembram-me a entrevista que o professor concedeu a STV no dia 5 de Fevereiro de 2009 para falar daquilo que apelidou de "sismo social" (greve/revolta popular pelo aumento do preço dos chapas).

De forma sistematica o professor respondeu às perguntas do jornalista dizendo:
-Não sei,
-Ainda não estudei,
-Não posso comentar...

Em relação a tudo isso eu me pergunto:
1. Porque aceitou o convite de ir a STV sabendo que não dominava o assunto da entrevista ao ponto de não levantar hipóteses e só dizer "ainda não estudei", "não sei"...?

2. Voltando a aula: o professor foi a aula do seu colega sabendo que matéria ia abordar. Não é?! E, acredito que a questão que foi colocada estava enquadrada no tema da aula. Portanto, não deveria o "não sei" do professor ter sido antecidido de "uma tímida hipótese"?

Não sei se levantei a questão como deveria mas acredito que a minha "tímida tentativa" já pode abrir uma nova perspectiva de abordagem aos comentários aqui postados sobre o "não sei".

Inércio.

Carlos Serra disse...

Assunto encerrado, Sr. "Inércio".

Linette Olofsson disse...

Achei engraçada e ao mesmo justa expressão do Professor!

Abdul Karim disse...

Das questoes de "inercio" me aparecem algumas duvidas,

1- Estara o "inercio" a obrigar o Professor a saber tudo ?

2- O "inercio" poderia deixar a "inercia" de lado e questionar-se a si proprio sobre as questoes que coloca ?

3- Estara o "inercio" a tentar responsabilizar "outrem" pela sua "inercia" na investigacao ?

4- Estara o "inercio" a tentar algo "obscuro" ?

5- Estara o "inercio" a tentar propagar a sua "inercia" pela zona ?

6- Qual o seu objectivo "inercio" ?

Espero que o "inercio" perceba bem as questoes que coloquei,ja que considero que, se ha incapacidade de agir, entao nao sera solucao "catalogar" ou "insinuar" de "incapaz" aos muito poucos capazes existentes em Mocambique.

E pense duas vezes antes de responder, se lhe interessar responder, claro ?

"subterfugios" nao resolvem problemas, criam problemas, e de problemas ja chega sermos o entre ou o pais com menor indice de desenvolvimento humano do mundo.

V. Dias disse...

Karim,

"A um búfalo morto não se bate." Uma frase que muito ouvi de um professor das TICs, creio ser o Engº Mandlate da UEM. E que aliás, Arrone Fijamo, com toda aquela barragem de conhecimentos que se pode ler nos "Ecos de Inhamitanga" disse (cito de memória) "os fracos não devem ser sovados, antes amparados na virtude de um bom coração." Grande Fijamo.

Isso para dizer duas coisas. 1. Assunto arrumado. 2. O Inércio não está errado ao debitar a sua opinião, só não percebeu que se o professor não é nenhum sabe tudo. Ao responder não sei estava a dar uma resposta aos alunos. Dr. Mataruca dizia ser nosso dever e a nossa obrigação como alunos irmos à pastagem, ele não obrigava a ninguém a comer o capim. Saraiva, por seu turno disse que "a importância de uma escola não está naquilo que se ensina, mas sim no que o aluno descobrir."

Termino e Zicomo ao Inércio.

Abdul Karim disse...

Viriato,

Eu nao bati a bufalo algum, estou tentar "amparar".

Questionar nao 'e mau,

Pergunta ao "inercio".

Assunto encerrado, pronto.

Carlos Serra disse...

Com licença: encerrado mesmo.

Reflectindo disse...

Bom desculpe-me Prof. Serra, encerrou o assunto e claro que não é necessário reabrí-lo, porém, eu era da opinião que o debate podia continuar sem que necessariamente o Prof Serra tivesse que responder nada nem que a pergunta fosse feita para si.

Se que há um problema de não se compreender que ao colocar alguns temas ou mesmo tudo o que coloca neste blog não é sobre si e nem é a si que se deve esperar a resposta. Eu entendo (pelo menos muitas das vezes, pois que posso cometer ou ter cometido o mesmo erro antes) que coloca-nos aqui temas para debatermos.

Quanto ao que colocou o Inércio, com certeza há como debatê-lo entre nós sem a sua resposta (resposta do Prof Serra).

P.S. este comentário não precisa de ser publicado se achá-lo inconveniente.