
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
29 abril 2010
Conflito

Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Boa noite Professor!
Acredito nessa visao de Michel, se nao me falha a memoria (desculpem-me, o teclado nao me ajuda a acentuar), uma vez li que OS INIMIGOS SO APARECEM QUANDO SE CONQUISTA UMA POSICAO/VALOR, entretanto, e a ideia debatida por Edgar Morin sobre o nacionalismo e o seu caracter "bissexual", a ideia de "nos" e os "outros" sempre existiu como uma dialetica de forcas sociais e politicas, e esta caracteristica, como seja, o conflito e algo que caracteriza a sociedade, desde a primitiva ate a contemporanea - dai a essencia da politica, vista nao no sentido pejorativo ou, se vale, corrompido. Pois, muitos pensadores, desde os idealistas... os realistas ate aos pluralistas, sao unanimes em afirmar que o fim da politica e a felicidade do homem. Acredito que o que se difere neles e, entre outros, a dimensao/abrangencia dos seus grupos (por exemplo, os cidadaos - quem eram antes e quem sao agora?) e a forma de prosseguir aquele fim (por exenplo, atraves de um controlo agressivo/militar do Estado, conforme documentado por Xenofonte ou atraves da liberalizacao e educacao (moral?) de se sabe sobre o ideal de Pericles - para citar os dois gregos contrastantes. Enfim, acredito que o conflito existe desde que existe mais do que un unico homem, apesar de se ter evidenciado mais com a producao do excedente, conforme a historia me conta.
Nota: e apenas uma reflexao. posso estar errado mas para eu tirar as minhas duvidas sobre certas coisas (vezes meio confusas) que vou lendo, aproveitei a oportunidade. Espero merecidas reparacoes.
Obrigdo!
Enviar um comentário