23 abril 2010

Presidente do Irão no Zimbabwe


O presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, está no Zimbabwe, tendo condenado as "pressões satânicas" do Ocidente sobre aquele país. Confira o "The Guardian", o "The Herald" e o "Notícias" aqui, aqui e aqui.Free Translation

39 comentários:

umBhalane disse...

TÃO NATURAL COMO TER SEDE.

Cerveja dentro de um copo, só pode ser Manica!

Unknown disse...

A África deve evitar servir de parachoques entre potências nucleares, já não basta a G. Fria! portanto Zimbabwe deve estar aberto para receber também o reino unido e USA para demostrar a sua neutralidade ao mundo.

Linette Olofsson disse...

Dois antidemocratas se encontram!

Responsaveis em primeira mão pela opressão dos seus Povos.
Chefes de Estados opressores com capa de regimes democrático vias eleições conturbadas.

Responsáveis ela desentegração de Milhares de famílias, emigração de tantos outros pelo Mundo fora!

Tanto um como o outro, reprimem a oposição dos seus Países, violam os direitos humanos entre outros valores da humanidade em pleno século XXI!

E ainda tem apoio, suporte de alguns "ditos democratas" a volta no Continente Africano.

Maquiti disse...

Esta a faltar a intervessão do Viriato

M

Abdul Karim disse...

Viriato,

Por favor nao nos deixa ficar mal,

Ja imaginou a consequencia desses dois almocarem juntos ?

Matusse disse...

Acredito que estes procuraram trocar experiências acerca da Democracia, libedade de expressão, eleições e segurança do Estado. Cada um destes arasta multidão de chefes de estados no seu continente.

CMatusse

Viriato Dias disse...

Karim,

Estou ainda no inquérito. Estarei livre nas próximas cinco horas. Não precisas ficar mal, palavras anémicas não me afectam.

Se há quem defenda Bush, Obama, Mandela, etc., eu sou livre, quer como africano quer como animal político racional, a defender Mugabe...

Para além de ser um líder corajoso, é o único que colocou os "indomáveis" no seu verdadeiro lugar. Este homem fascina-me. A foto ficou bem, não achas?

Chacate,

Tu não sabes a quem andas a defender. Achas que Mugabe não foi "chamuale" do Ocidente? Achas que para um homem daquela idade, com aquela experiência toda, etc., rompeu as relações com o Ocidente à toa?

Chissano e outros estadistas africanos e não só, asiáticos e mais, concordam com ele à toa? Estamos a falar de Mugabe, um homem que matou a sua juventude para o seu povo, tal e qual Fidel Castro, Samora, etc. Hoje as nossas maternidades africanas já não nascem homens assim. Infelizmente.

Amigo, tu não conheces os "indomáveis". Cresci com alguns deles em minha casa, vivi com alguns deles, vivo com alguns deles. Conheço-os bem. Na pequena oportunidade que tem, não hesitam a mostrar-te que ainda és escravo. Palavras minhas não voltam em mim sem resultados. Cedo ou tarde irás compreender que o Ocidente não é apenas uma SOS, Handicap como pensas.

A nossa dignidade, moral, valores, etc., não dependem da neutralidade, dependem do que somos. Não podia ser feliz esse encontro entre Mugabe e Mahmoud Ahmadinejad, os dois países tem muito a cooperar.

Agora Linette,

"Chefes de Estados opressores com capa de regimes democrático vias eleições conturbadas."

Minha amiga, para si morte, opressão só conta quando é um líder africano a cometer. Quando um líder Ocidental manda matar gente inocente é cultura, é património, é arte, não é? O Iraque neste momento que te escrevo está a arder, é culpa de Mugabe? Leu o artigo de Machado da Graça? Bush está no Texas a curtir, o Iraque a arder. BELA DEMOCRACIA!

Zicomo



Zicomo

V. Dias disse...

Garanto-vos que um por um há-de concordar comigo. O tempo é o maior mestre. Sempre foi. Este homem que é um mártir e será para sempre, quem diria: http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2010/04/gra%C3%A7a-machel-critica-pol%C3%ADtica-brit%C3%A2nica-sobre-zimbabwe.html

Zicomo

ricardo disse...

Inimigo do meu inimigo meu amigo e (Proverbio Arabe)

Ou em bom Portugues, uma mao lava a outra. Duas lavam a cara...

O Zimbabwe recebe petroleo do Irao. E os investimentos iranianos fluem pelo Zimbabwe.

Nao faz muito tempo que, Chavez tambem fez uma alianca com Teerao e fez despencar o dolar de vez.

O que entao sera capaz de fazer Mugabe? Eis a questao.

O Irão desenvolveu alguns métodos inovadores de sobrevivência enquanto estado policial que se supõe democracia (ou modelo Viriato Dias como queiramos). O Irão vende esse conhecimento, e um dos seus clientes é o Zimbabwe, outro estado policial que não tem petróleo e tem a sua economia de rastos. O pouco dinheiro que o Zimbabwe tem, será para pagar especialistas em inteligência iraniana, como técnicas de controlo de multidões e intimidação dos media. Nesta última área, o Irão tem outsourcing de classe mundial. Cerca de um terço dos jornalistas encarcerados no mundo, estão em prisões iranianas. O Irão acredita que o Zimbabwe pode ser uma execlente moeda de troca, pois tem acesso total ao Zimbabwe para encobrir actividades que eles desejam manter secretas em África, nomeadamente, "secar" o lobby Judeu de longa data na RSA.

Durante a última década, o Irão especializou-se na construção bunkers e paióis subterrâneos bem como, construiu instalações de pesquisa e industrial. Quatro empresas que se especializaram neste trabalho são propriedade da Guarda Revolucionária, e este esforço de construção criou inúmeras empresas de serviços de apoio (terceirização). Há consultores técnicos, especialistas de até mesmo fotografias por satélite, para ocultação das entradas dos bunkers de satélites americanos e israelitas.

Os esforços para impor mais sanções ao Irão continuam, mas os seus principais fornecedores de tecnologia, a Índia e a China não concordam com elas. Estes dois países têm razões políticas, económicas e militares para não impor sanções mais severas. Nem a Índia e nem a China acreditam que o Irão é tão perigoso quanto o Ocidente acredita. Ambas as nações, têm laços comerciais fortes com o Irão, e ambas vêem vantagens militares em estarem de boas relações com o Irão.

No Irão, as manifestações anti-governamentais morreram na praia. Hoje, os comícios pró-governo são muito mais comuns. Até agora, dez líderes reformistas foram condenados à morte e milhares de presos (a maioria foi libertada mais tarde, mas somente depois dos líderes mais importantes do movimento terem sido delatados). O governo também continua a prender membros de minorias religiosas, como os Baha'is (uma nova religião nascida no Irão, no século 19, e particularmente odiados pelo clero islâmico iraniano).

As nações ocidentais estão muito preocupadas com o crescente poder da Guarda Revolucionária. Alguns dos clérigos mais radicais e até leigos trabalham para a Guarda Revolucionária. Pois a crescente necessidade de músculo de rua, para manter a multidão anti-governo sob controle assim o justifica, dando mais influência desses radicais no governo actual. Logo, isto conduz a que o Governo endosse um apoio mais evidente ao terrorismo islâmico no exterior, por outras palavras, incentivar novamente o Hezbollah no Líbano e o Hamas em Gaza a atacar Israel.

Por isso, tal como nos tempos da Guerra Fria em que Moçambique foi um dos campos de batalha. Harare parece perfilar-se para um novo campo de batalha, mas desta feita num conflito mais alargado: o civilizacional.

E bom notar tambem que o Zimbabwe se converteu definitivamente num centro de lavagem de dinheiro, como provam as apreensoes constantes de cash em Machipanda. A ultima foi a menos de semana. Um puto de 23 anos transportava consigo 400 mil dolares americanos para o Zimbabwe!...

V. Dias disse...

Ricardo,

1. Você deve ter uma forte comunidade de "irmãos" na Índia, não consegue um visto para lá? Prefere estar num sitio onde se sente mal?

2. Você deve ter primos no Iraque, na Palestina, etc., por acaso foi Mugabe que colocou esses países a arder? Então porque é que não gasta o seu arsenal de vocabulário dirigindo-se contra Bush que está numa boa nos seus aposentos no Texas? Para si, o mal só está nos líderes africanos que provocam os seus patrões. Se Mugabe hoje mesmo dissesse que iria reatar laços de amizades com o Blair de certeza que seria o teu amigo?

4. Muitos docentes, desde os Gapares entre outros, não escondem o seu apoio a Mugabe. Pergunta o encarregado de Negócios dos EUA como é que saiu do ISRI quando foi para lá tentar dar uma palestra? Não foi aceite pelos estudantes. Chamuale, o cidadão pobre ama Mugabe, por isso nunca ouviu que no Zimbabwe houve uma manifestação para o destituir. Mesmo a oposição o ama, se quer saber.

Sabe, eu já lhe disse para aprofundar a questão do Zimbabwe. Metade da minha família viveu lá, conheci aquele país e não faço análises à toa. Se quer saber, era uma vergonha que envergonhava o próprio Mugabe. Era por ser cafre não tinha acesso aos restaurantes em Harare. Haviam zonas em que um negro nem sequer podia entrar. Os ingleses mandavam. Imperavam.

Não digo mais por uma questão de ética. Mas será esta a minha última vez que lhe digo para ir ler bem as mentes das pessoas que viveram de perto os problemas do Zimbabwe.

Termino

PS: É favor de analisar bem as fontes. Veja que agora é a Graça Machel, ontem foi Mia Couto, muitosd mudarão aida de disco. É uma questão de tempo. Malawi, Zambia, como é que estão hoje? Porque é que os indomáveis não reivindicam? Porque se implicam comente com o Ziumbabwe. FUNGULAMASSO.

PS2: Um dia, em Tete, um tio meu foi acusado de ter morto por feitiçaria ao seu irmão. Respondendo a populares do bairro, ele disse assim: " se sou feiticeiro, pelo menos mato aos meus irmãos e não há estranhos". Curvei-me.

Zicomo

JOSÉ disse...

A foto de familia pode ser bonita mas esta incompleta, faltam os primos de Cuba, Coreia do Norte,etc.

Os ditadores entemdem-se muito bem!

Anónimo disse...

Se televisões como a BBC e a CNN fossem realmente independentes e imparciais conheceriamos os verdadeiros ditadores. Aqueles que defendem a paz são os principais causadores de guerras e conflitos que ocorrem No planeta. Aqueles que promovem um mundo sem armas são maiores fabricantes de armas. As nações ocidentais defensores da democracia são as mesmas que sustentam os conflitos em Africa, apoiam golpes de estados e desestabilizam o nosso continente. Roubam as nossas riquezas e enriquecem as suas economias, empobrecem mais os nossos povos. Aqueles que voces defendem mataram (e ainda matam) mulheres, criancas no Afeganistao e Iraque. E voces ainda acreditam que eles estão a procura de terroristas. Lá só existe petroleo e é a razão que os faz permanecerem-la. Sao lideres como Mugabe, Ahmadinejad, Hugo Chaves, Evo Morales e Fidel Castro que merecem a nossa consideracao. Pelo empenho e coragem ao enfrentarem os imperadores do mal, aqueles que na verdade nunca se importaram com nossos povos. Cont.
Tomás

Anónimo disse...

Mugabe é mais uma vítima da imprensa mundial, tal que é propriedade de idividuos com intenções bem definidas. A imprensa fez dele um homem um monstro, e as ovelhas estão convencidas de que ele é mesmo um monstro. Mais vale ter um lider como Mugabe que nao se vende facilmente e a preco barato como faz a maior parte dos lideres africanos. Por exigencia das nações "democraticas " o nosso sistema de ensino é uma miséria, o nosso continente está uma miséria. Isto porque nós ainda achamos que tornando-se parceiros das nações ocidentais "democráticas" algum dia vamos chegar ao nível deles. Nisto estamos enganados. Antes eles faziam do nosso corpo sua propriedade. Hoje eles controlam a nossa mente, eles decidem como a gente deve pensar, agir. O Colonialismo já se foi, o Neocolonialismo é a nova forma de dominação. Acordem.
Tomás

BMatsombe disse...

So os incautos tropeçam nas tomas-adas. Claro que é evidente que os malandros são ocidentais e os bonzoes são locais. Safados.

JOSÉ disse...

Mugabe é um mártir vítima da imprensa mundial, e os que merecem consideração são Mugabe, Ahmadinejad, Hugo Chaves, Evo Morales e Fidel Castro.
É muito injusto que Hitler, Mussolini, Bokassa, Idi Amin, Salazar, Estaline, Franco, etc., não estejam nessa lista de heróis de pacotilha!

Tomás afirma:
"Por exigencia das nações "democraticas " o nosso sistema de ensino é uma miséria, o nosso continente está uma miséria".

E eu afirmo:
É esta incoerencia e branqueamento das lideranças africanas que condenam Africa ao descalabro!
Essa treta de que os outro são sempre os culpados pelas nossas insuficiencias já não convence, os líderes têm de ser responsabilizados pelas suas acções.

Acordem!

V. Dias disse...

Aqueles que defendem a paz são os principais causadores de guerras e "Conflitos que ocorrem No planeta. Aqueles que promovem um mundo sem armas são maiores fabricantes de armas. As nações ocidentais defensores da democracia são as mesmas que sustentam os conflitos em Africa, apoiam golpes de estados e desestabilizam o nosso continente. Roubam as nossas riquezas e enriquecem as suas economias, empobrecem mais os nossos povos."

Tomas, donde é que você vem com estas brilhantes análises? Onde estavas antes? Só não copiei tudo o que você disse, porque seria plágio, iria extenuar o rico espaço que me é concedido pelo Prof.

Achas que serás ouvido? Amigo, quando a mente está formatada para a negação, nem que tragas os melhores antivírus, as melhores drogas de ideias e provas, factos, etc., não resulta. Quando não se quer, dizia alguém, até o mel é azedo.

Dizes tu e bem. Quem são os ditadores afinal, os líderes africanos ou aqueles que se dizem guardiões da democracia? Você tem dúvida que o próximo prémio Nobel da Paz vai para Bush, Barroso, Blair ou Aznar? Alguém os julgou? Alguém os condenou em sede de julgameneto? Alguém os colocou embargo? Alguém os chamou de assassinos? Só não vê quem não quer.

Volto a repetir, vivi durante os meus 5 anos com muitos deles, conheço-os bem. Nunca são amigos, nunca foram. Os indomáveis são terríveis, mostram um sorriso de cortar os lábios, dizem irmãos e democratas, enfim, tudo mentira. São os piores dos piores. A mente deles está formatada para a colonização. Colonização e colonização. Mugabe sabe bem disso, por isso cedo agiu.

Parabéns pela qualidade de análise, visão, estou recuperado, pois pensei que apenas eu é que vejo mal, há-de ser da catarata contaminada por um chamuale. Agora consigo ver, ver melhor, afinal não estou sozinho, há muita gente no anonimato.

Zicomo

JOSÉ disse...

Viriato Dias afirma:
"o cidadão pobre ama Mugabe, por isso nunca ouviu que no Zimbabwe houve uma manifestação para o destituir. Mesmo a oposição o ama, se quer saber".

A realidade é que qualquer dissensão é brutalmente reprimida no Zimbabwe e o Povo por duas vezes rejeitou Mugabe em eleições.

O Viriato apresentou um link que mencionava afirmações de Graça Machel sobre o Zimbabwe, mas esqueceu-se de esclarecer que nessa entrevista Graça Machel não apoia Mugabe. Aliás, Graça Machel e o grupo de personagens eminentes não são bem-vindos no Zimbabwe.

Acho essa história dos indomáveis pueril e imbuída de generalizações descabidas. Os leões indomáveis que conheço estão na Selecção de futebol dos Camarões, eles são conhecidos por esse nome.

Maquiti disse...

Prof nao publicou o meu comentario.

V. Dias disse...

José,

Aguarde que o seu Bush e outros indomáveis - que você ama - ainda vão a tempo de receber o prémio Nobel da Paz.


O povo votou contra ele. Diz o José. Certamente viu o povo a apluadir a invasão norte-americana no Iraque. Pensavam que teria bolachas, doces, etc;, para sempre. Aceito. Se a ideia era de entregar o Zimbabwe ao MDC, lacaios dos indomáveis, mais valia Mugabe agarrar-se ao poder para sempre. Está no link depoimento de um indomável, que V. pode ver e sentir.

O povo compreendeu que o ama, que Mugabe era o seu líder, por isso - somente por isso - mantem-lhe plena confiança, no poder. Acha o José que se o povo quisesse não mandava Mugabe para o inferno? Haverá uma força igualável a do povo?

A Graça, diga-se isso em bom da verdade, em relação ao caso do Zimbabwe, apesar da sua idade e experiência, está a abrir os olhos agora. Finalmente. E não é a única. Nem será. O José há-de ser o próximo, isso se começar por reconhecer que o Bush é pior do que Mugabe.

Leões indomáveis (umBhalane) percebeu a minha mensagem. Aqueles são indomáveis numa outra perspectiva, do desporto. Estes que me refiro são fatídicos. É diferente, muito diferente.

Se Nhungunhane estivesse vivo provavelmente não iria gostar nada de si, nem de lhe ouvir. Pior Samora. Não é atiçar o ódio, pelo contrário, é chamar a atenção dos mais incautos, para dormirem com os olhos abertos.

Você acha que o Mandela esqueceu? Acha que eu esqueci? Não, mas paz na terra entre os homens. Apenas não concordo com a forma que tratam a Mugabe, só isso.

Zicomo

NB: Sirvo-lhe uma música de Rosária Mboa "curtição". Está agradável de se ouvir.

Reflectindo disse...

Tomás

Ainda bem que não sinto obrigado a dar maior consideracão a Mugabe, Ahmadinejad, Hugo Chaves, Salazar, Hitler, Estaline.

"As nações ocidentais defensores da democracia são as mesmas que sustentam os conflitos em Africa, apoiam golpes de estados e desestabilizam o nosso continente."

Posso concordar consigo, Tomás, mas se Tomás aparecesse com um exemplo concreto seria melhor. E pergunto-o as nacões "não ocidentais" "não democráticas" não sustentam os conflitos em África? Qual é o seu conceito sobre sustentar conflitos? Quem vende armas ao Sudão? O que acontece na Guiné Equatorial? Quem vende armas a Mugabe, as quais servem para reprimir o seu próprio povo?

Por exigencia das nações "democraticas " o nosso sistema de ensino é uma miséria, o nosso continente está uma miséria. Tem provas? Tens com o que comparar? É sem demcracia que o ensino ELEVA a sua qualidade? Qual é a sua proposta? Palmatória nas escolas? Ensino para as elites?

ricardo disse...

Cidadao Viriato Dias

"...1. Você deve ter uma forte comunidade de "irmãos" na Índia, não consegue um visto para lá? Prefere estar num sitio onde se sente mal?

2. Você deve ter primos no Iraque, na Palestina, etc., por acaso foi Mugabe que colocou esses países a arder? Então porque é que não gasta o seu arsenal de vocabulário dirigindo-se contra Bush que está numa boa nos seus aposentos no Texas? Para si, o mal só está nos líderes africanos que provocam os seus patrões. Se Mugabe hoje mesmo dissesse que iria reatar laços de amizades com o Blair de certeza que seria o teu amigo?..."

Vou avisa-lo uma ultima vez. Eu nao aprecio suas insinuacoes racistas e ja me fartei delas. E a segunda vez que V.Excia quer "desterrar-me" por delito de opiniao. Quem e VOCE para me dizer uma coisa dessas?

Eu nao sou um malabarista de palavras desses que o Professor Serra muito aprecia no seu blog. Nao sou de adjectivacao. Vou directo ao assunto.

E sinceramente, fiz um comentario muito concreto e de contexto geopolitico. Porque raio voce reage com malcriadez insultando os indianos, os guineenses, os mulatos, os brancos, os pretos que tem ideias diferentes das suas ou o raio que o parta?

Peco desculpa aos demais leitores, mas ja e dificil continuar aturar este analfabeto politico -VIRIATO DIAS- que e um agente provocador ao servico da celula europeia do partido FRELIMO que vem aqui pescar "relatorios" para entregar aos nossos superiores. Simplesmente nojento.

Tipos como voce lido com eles todos os dias. Como com eles. Reuno-me com eles. Sorrio para eles. Portanto, va informar o sr. Embaixador (seu actual chefe local) ou o sr. ex-deputado pelo circulo da Europa (seu antigo correligionario e meu actual colega de trabalho) para irem lamber sabao.

E quando V.Excia tiver coragem de aparecer em Maputo informe, para resolvermos pessoalmente "os problemas" que V. tem comigo logo no aeroporto de Mavalane, para irmos directo ao assunto...

O Professor Carlos Serra ja manifestou muitas vezes aqui a sua insatisfacao por causa do numero de ANONIMOS neste blog. A explicacao e clara: enquanto houverem tipos como VIRIATO DIAS a fazerem o seu trabalho de sapa, poucos - COMO EU - terao coragem para se expor publicamente.

Eu sou uma figura conhecida do Rovuma ao Maputo. Minhas posicoes politicas tambem. Por isso, durmo e acordo tranquilo. Quem gosta aplaude. Quem nao gosta cala-se (ou lixa-me profissionalmente). Mas tenho a minha alma limpa e ao contrario do que o cidadao Viriato Dias insinua, um incondicional patriota que nunca largou esta terra desde que nasceu. Em todos os momentos esteve e tem estado a aguentar o barco para tipos como este "futuro quadro" do Ministerio da Cultura viajarem em seguranca enquanto nos enfiam a adaga nas costas. Sorrindo patrioticamente para manter as aparencias de normalidade -que nao ha- MAS A TER QUE SERVIR DOIS SENHORES, EU SOU COMO OS SAMURAIS. PREFIRO SERVIR NENHUM. SOU UM "RO-NIM", UM SENHOR DE MIM PROPRIO!!!

E ja agora, porque o cidadao Viriato Dias nao pede tambem um visto para ir viver com os seus "irmaos" da selva Ruandesa?

Muito Obrigado a todos

ricardo disse...

O Intriguista e como o carvao. Quando nao queima, suja.

Acresce-se que, periodicamente, o intriguista e tambem da cor do carvao!

Reflectindo disse...

Viriato,

Estejas sossegado que não estás sozinho e nunca estiveste sozinho a defender Mugabe e ditaduras e combatendo a democracia. Talvez, sejas o único que abertamente idoletra fascistas, ditadores como Salazar; sozinho que abertamente declara o seu amor a regimes opressores, à ditadura. Até aí és coerente quando manifestas o teu apreço a Robert Mugabe. O que eu não concordo é dizeres toda a gente ama Mugabe excepto os "indomáveis" ou seu lacaios, referindo a nós que o condenamos vigorosamente; não concordo que nunca tenhamos ouvido que no Zimbabwe houve uma manifestação para o destituir e que mesmo a oposição o ama. O que os zimbabweanos fazem é o uso do poder democrático, o voto democrático para destituir Mugabe. E Mugabe faz golpes pós-eleitorais.

Viriato, para entenderes que não estás sozinho, basta consultando no Imensis ou neste Diário desde 2007 e não só. Há muitos blogs de pessoas ligadas ao poder em Mocambique que expressam apoio a Mugabe. Há muitos e nós sabemos porque razão eles apoiam. Apoiar Mugabe é defender o poder deles em Mocambique.

Quanto à postura da Graca Machel não surpreende pelo menos a mim. É o que muitos questionaram anteriormente, pois se ela trabalhou para um regime, fez parte desse regime. E qual é a posicão da Frelimo, partido de que ela faz parte, em relacão a Mugabe? Há quem não sabe?

Anónimo disse...

JOSE’

“É esta incoerência e branqueamento das lideranças africanas que condenam África ao descalabro!”

Neste caso o que estará Mugabe a fazer? Tretas pois.

MUNA,

Curiosidades:
Sabias que estes tipos das tretas expuseram o vovô Ngungunhana na sociedade de geografia de Lisboa, como forma de firmar o acto heróico da sua captura!

Curiosidade:
Quantos anos terá o MUNA? Ou melhor, quantas décadas? Fala com uma convicção muito experiente ligada a grandes convívios com figuras ilustres e parece também ter evidenciado marcos cronológicos relevantes.

Sendo estudantes de historia, qual é o tópico que pensa abordar ou estará a mergulhar para o seu relatório de fim de curso ou mesmo monografia (se aplicável)?

Sugestão
Sei que não és chegado aos Britânicos, mas se fores a Londres proporcionasse um momento unique, indo ao Madame Tussauds, entre vários ‘ilustres’ poderás tirar muitas fotos com o cota Mugabe, e ate’ porque não indagares um pouco na questão: o tinham estes tipos da treta em mente quando colocaram o cota Mugabe aqui.

Claro, também pode ir ver o Mandela, pois terás umas de uma opção para tal.

Zimbabwe, entre vários sobressaltos, o que torno o meu cole pequeno que nem um amendoim são as flores que nunca murcha, que outrora tinham um dos melhores sistemas de ensino de África e grátis, e actualmente muitas delas são privadas ao direito ‘a educação por não poderem pagar o school fee.


Kramar
Maria Fernanda.

V. Dias disse...

Ricardo,

1. Vou transformar os seus insultos em força para continuar a defender as minhas convicções. Já aqui disse por várias vezes que não me venço à porrada. As sovas que recebi ao longo da vida - não foram poucas - serviram de anestesia para suportar qualquer tipo de dor.

2. Não são estas palavras tão anémicas quanto o é o seu dono podem aspirar em causar-me pertubações mentais. Engana-se. Sou feito de carne e osso mas com uma resistência colonial. Você só não chega para me conseguir derrubar, se é que todos os outros conseguiriam.

3. Eu mal o conheço, como V. pode dizer em público que eu ando a caça-lhe? Não estará V. à procura de um bode expiatório para justifcar as suas frustrações? Sim, porque quem faz da sua agenda o combate contra o progresso dos povos africanos não pode ser filho de boa gente, é mais uma daquelas vítimas da colonização. Como posso eu pedir o visto para Ruanda se eu, contrariamente a V., amo a minha pátria?

4. Agora trouxe mais uma "revelação bombástica" que se tivesse blogue ou jornal teria vendido "muito peixe" as minhas custas. Já não bastou a transformação do encontro cordial que tive com o Ministro da Cultura o Dr. Armando Artur, em Évora, como uma campanha de engraxamento da minha parte ao visado! Deturpa tudo, faz análises erradas, vê fantasmas onde havia paz, enfim, é próprio de lambisgoia.

5. O encontro também cordial com o Sr. Embaixador e demais figuras ligadas a Frelimo foi interpretada pela sua fonte (eu até sei quem é, pois ela acabou me revelando o seu interesse em minha pessoa, inclusive envio-lhe fotos minhas) como eu sendo pertecente ao partido Frelimo. Cegueira precoce. Amanhã vai me ver com Dhalakama e concluir que sou da Renamo. Ricardo, eu já lhe disse que não uso o meu apelido para vencer na vida, muito pelo contrário, perco demasiadamente com isso.

6. Eu sou funcionário público. Quer me oferecer uma vaga no Ministério da Cultura? Porque é que não se oferece a si mesmo? O meu trabalho faz eco em toda a província de Nampula, Maputo, enfim, no país em geral, pelo que tenho as portas abertas em qualquer ministério do país, incluindo algumas instituições não governamentais dos indomáveis onde trabalhei. Informe-se melhor.

7. Quero que saiba que este senhor Viriato Dias não tem partido político. Nunca teve. Nunca precisei de partidos políticos para realizar os meus sonhos ou para enterrar as minhas magoas. NUNCA. E para a sua informação nunca me benificie de nenhum apoio do Governo para nada. Nunca, apesar de conhecer meio mundo no governo da Frelimo, mas também da oposição. Se vir um manhungue assim, ou se tiver como provar com uma assinatura minha, por favor manda-me dizer.

8. José Sácrates disse uma vez o seguinte: "não é preciso saber de direito nem ser um especialista constitucionalista para saber que liberdade de expressão tem limites. A liberdade de dar um soco em alguém só não termina quando esse soco parar na cara do adversário." Felizmente este soco parou na minha cara. Vou mandar um arroto para voltar a quem o lançou. Mas não pensa que não vou encaminhar ao Sr. Embaixador estas suas palavras se é que se julga de invisível.


Zicomo

PS: Fernanda, se eu quisesse ir a Inglaterra tê-lo ia feito. Este país não me diz nada. É contra o regime de Mugabe. Abortei uma viagem a Suécia para visitar o Reflectindo e os meus familiares lá (vão depois forjar que estive com o embaixador de Moçambique na Suécia, logo sou da Frelimo), porque é um país que apoia as sanções contra o regime de Robert Mugabe. Só por isso.

ricardo disse...

Cidadao Viriato...

Entao, porque me dirige insultos racistas, quando eu nao lho fiz???

Porque NAO SE DESCULPA por tao ignobil acto?

Voce e um JONAS SAVIMBI em miniatura. Consigo so resolve o problema na mao.

Se quizer um combate de boxe. Estou pronto. Se quizer um duelo a pistola. Tambem. Vamos e resolver de vez o "problema" que V. tem comigo de homem para homem.

Nao se esquive com a sua retorica. Nao se atrele ao deputado, nem ao Embaixador para sairem em sua defesa. Vamos directos ao assunto. Quero ver a sua "chipala" de fanfarrao racista face to face. Voce nao pode andar eternamente por ai a ganir em voz alta pensando que e um intocavel. Um dia a sua brincadeira tinha de acabar. E acabou hoje.

Diga quando regressa a Maputo para marcarmos o nosso rendez-vous.

E fique a saber que eu SOU UM MULATO PURO (com sangue BRANCO E PRETO nas veias) com muita honra. Por isso, habitue-se a ideia de ter cidadaos Mocambicanos com direito a livre expressao e opiniao que nao sejam apenas pretos racistas como voce!

Na cultura, ja tivemos um ministro homerico - e excelente nadador, quando equipado de Pierre Cardin - e que chegou a embaixador. Ja tivemos um sucessor que alem de incompetente como secretario-geral dos escribas, era homerico para variar. So nos faltava aturar agora, um mandarete declaradamente racista, com mau halito politico e que se especializou em fecalismo & patrimonio cultural.

Como se ve, parece que o problema da cultura em Mocambique nao e o dinheiro que falta, mas sim, o erro de simpatia da FRELIMO em colocar simios a fazerem o papel de seres humanos.

E uma perda de tempo manter um dialogo racional com um carcamano RACISTA!

Os racistas inspirados em Malema, Terre'Blanche sao para se eliminar da face da terra. Doa a quem doer. Custe o que custar.

P.S.

E nao me chame de "chamuale". Nao somos da mesma trincheira, percebeu?!

Reflectindo disse...

Num debate, ver aqui, um amigo internauta e a partir deste Diário, um assumido frelimista disse-me que se me encontrasse com Aiuba Cuereneia, por sinal meu conterrâneo, eu teria sido cauto se o desconfiasse que ele procuraria me puxar para o seu partido. Duvidei disso.

A minha resposta ao tal amigo foi "Obrigado pelo último post. Este deixou tudo clarinho que o poblema que temos em Moçambique é o défice no conhecimento sobre as regras numa sociedade democrática e pluralistas. Podemos escrever bonito, dizendo tudo e tudo, enquanto não conhecermos essas regras, teremos sempre problemas..."

Para bem dizer, os últimos comentários de Ricardo e Viriato nos ajudam compreender ou a desconfiar ainda. Porquê toda viragem brusca do meu amigo Viriato? Por exemplo, porquê ter vindo para aqui dizer que não havia partidarizacão das instituicões públicas, sabendo que não se faz carreira profissional em Mocambique sem que se tenha o cartão vermelho? Porquê todo o seu discurso tomou um rumo diferente ao de antes as últimas eleições? Ou porquê considerar partidarização algo normal?

Na minha opinião, um encontro com um governante, com embaixador de Moçambique, nada tem a ver com lambebotismo e muito menos fazer serviço secreto à Frelimo. Governantes e embaixadores são supostamente neutros em termos partidários quando exercem as suas funções como tais. Quando me encontro com eles, sinto-me com o dever de exigí-los a não partidarizar o nosso encontro. Se for um encontro de moçambicanos, é mais uma oportunidade para exigir que o encontro seja apenas de entre moçambicanos e amigos de Moçambique sem distinção à cor partidária, mas também nunca notei esse ar com todos os que trabalham, trabalharam em Estocolmo. Os encontros com governantes devem servir para debater os problemas do país.

P:s: Viriato, podes me dizer do porquê tratas Armando Artur por Dr. Armando Artur, mas a Ivo Garrido por apenas o nome sem prefixo?

V. Dias disse...

Ricardo,

Estou a ficar preocupado com a sua raiva. É a pior das doenças que um ser humano pode contrair. Habituado a pescar em águas turvas e inconformado com o infeliz golpe que o destino lhe pregou, incógnito de pátria e de identidade, vêem nas pessoas o alvo a abater. É assim que julga remediar o seu azar? Cultive o seu espírito.

Depois de atiçar o seu veneno contra os incautos, tentou vezes sem conta lançar balas de borrachas contra mim. Este Viriato Dias que lhe deu o prazer de se sentir gente enquanto durou o nosso diálogo, já travou vários combates com a sua quadrilha, nunca perdeu um só em defesa da sua honra.

Eu sou preto, sim. Sou cafre também. Saio de uma árvore onde os ramos nunca mudaram de direcção, muito menos deixaram de regar os seus valores, contrariamente ao Ricardo, um ambulante que nem um lugar encontra na Handicap para reparar a deficiência mental, porque a perturbação mental, essa não tem cura. Terá mesmo de aprender a pescar em águas límpidas.

Eu não me curvarei a si por nada, mais vale morrer de pé que ajoelhar-me à sua pessoa. Tenho medo que me dê raiva. Você diz um monte de sandices para vender o seu peixe e, quiçá, ser apelidado por seus acólitos por grande descobridor dos podres de Viriato Dias. Enganou-se, eu não tenho nenhum podre. Sou essa pessoa que não se encapuza para dizer o que pensa. Debito as minhas ideias em qualquer temperatura do dia.

Você tira conclusões erradas. Também não sabia que sofria de miopia. É grave. É caso para dizer que despreocupe-se, porque nada ficou a dever à inteligência. O RESULTADO É A IGNORÄNCIA QUE GRASSA AÍ NAS SUAS PALAVRAS. As suas fontes enganam-lhe, porque para além da minha família ninguém mais sabe de mim. Andam a farejar e a grunhir aroma de arroz quando a ementa é queijo. Este é o mal de ouvir pessoas. De pagar pessoas para obter informações.

Já lhe disse que conheço a sua fonte, uma pessoa que soube reconhecer que deu-lhe notícias falsas, porquanto a preocupação em conhecer-me era tal que o senhor perdia sono. Estou aqui. O Viriato Dias sou eu mesmo. Este é o meu nome. Ouviu bem? Denuncio-lhe aqui neste diário que andou a seguir-me. Porque? Tem falta de alguma coisa que não pudesse pedir? Inteligência? Agora percebo porquê é que o Mussa lhe deu um pontapé no traseiro. Você não deve ser filho de boa gente.

(Continua)

V. Dias disse...

Continua...

Sim, de facto, especializei-me em fecalismo. Quem sabe assim limpo com os excrementos de pessoas como o senhor que pululam pelo país. É aposta de qualquer governo acabar com toda a escumalha que há no país.

Se quer lutar comigo, saiba que este Viriato Dias não luta com fantasmas. Dispa o véu e vamos ao ringue. Eu quando chegar ao Maputo o senhor saberá, venho com quantidades suficientes de vacinas para limpar com o vírus de raiva.

Eu não sou como o outro que anda a implorar-lhe a amizade, sou feliz comigo mesmo, com a minha família e com toda a gente de bom carácter. Não compro amizade e nem ponho luto quando as perco. Não pessoa de chorar aos quatro paredes quando perco um amigo. Eu sou diferente. Sou este cafre que o senhor imagina. Aquele cafre que negou à exploração, que negou à injustiça, que se beteu pelos valores, sempre!

E se fosse da Frelimo, que mal tem isso? É proibido ser-se da Frelimo? Por acaso o senhor paga imposto para impor quem deve escrever aqui? Já me viu em algum programa da Frelimo? Que mal a Frelimo lhe fez para merecer a sua raiva? Não foi por causa da sua cor, mas sim da sua conduta que tentou incendiar a UEM.

Se a Frelimo mandou-lhe para a sarjeta não é culpa minha, agora quer me convidar a ser hospede dessa sua moradia? Arranja outro parceiro. Eu tenho cara, dou a cara, sou visível. Aprenda desde já que esse Viriato Dias que o senhor quis envolver em sua quadrilha têm valores e luta por eles.

Reflectindo: Há-de ser por distracção. E é normal. Tenho de lhe dizer uma coisa duma vez por todas. Eu não preciso de me filiar a nenhum partido político para conquistar o meu espaço. Não pense que preciso do MDM, Frelimo ou de qualquer outro partido para me firmar. Tenho amigos em todos os partidos, pois os partidos que saiba não tem donos. Não tem nem mãe nem pai como seus proprietários. Tire essa pretensão da cabeça. Se achar que devo ajudar o partido X ou Y com as minhas ideias faço-o. Não estou proibido de o fazer. Quero o bem do país. Ainda assim, porque é diferente desse outro, vai ganhar a minha vista na mesma. Vou ai visitar o autor do logotipo do ISRI, meu primo e amigo, Dr. Joaquim Picasso. TERMINO MESMO.

Zicomo

Teo Mambo disse...

Embora eu ja tenha visto, neste blogue, artigos que receberam mais de 50 comentarios, julgo que este artigo, com apenas 29 comentarios, foi "o mais comentado"!
Ja entenderam!
Peco paz!

Anónimo disse...

Acho que é papel (difícil) do professor moderar e cortar, se necessário comentários que não ajudam a discutir ideias (e os textos colocados) e acabam descambando em conflitos entre as pessoas. Acho triste esta figura que estão a fazer os dois comentadores mais assíduos deste blog.
Triste o Sr Viriato com os seus permanentes ataques a todos que comentam contra as suas "geniais" ideias e triste o Sr Ricardo cair nas suas artimanhas (um homem de verdade passa por cima dessa baixeza).
Porque essa parece ser mesmo a função deste Viriato aqui. Agredir as pessoas e através dos seus comentários matar as discussões dos textos que o professor coloca para se sentir realizado (afinal participou!!!). Por várias vezes já disse aqui que era melhor não comentar o que ele diz. É muito mais sensato, porque se não caímos na sua armadilha e vamos todos para a fossa! Descemos mais fundo que os esgotos da nossa cidade!
Embora reconheça que o professor tem que fazer algo, acho melhor que tenhamos o bom senso de não comentar as baboseiras do Sr. Viriato e não entrar neste dialogo de baixo nível! Deixa-lo falar... e deixemos de o comentar. (Tinha uma prima que tinha um cão que se chamava "Deixa Falar".
Assim acabamos comentando os textos e não as parvoíces do Viriato!

Um abraço a todos!
MF

ricardo disse...

Viriato Dias, parlapatao...

Nao gaste a tinta da caneta com conversa. Diga quando regressa a Maputo para resolvermos os nossos problemas.

Nao lhe adianta escrever "biblias" de tolices racistas. Porque voce e uma carta fora do baralho.

A sua carreira como BUFO acabou ainda no inicio. Como porco chauvinista, vai para o caixote de lixo da historia.

Mas restou o nosso problema, porque V. e que levou as coisas para o lado pessoal. E por isso, nenhum partido, nem Embaixador e nem sequer o tio feiticeiro, o irao ajudar. Se e adulto, assuma-se e enfrente quem desafiou.

Se e coerente com as suas palavras informe a DATA DO SEU REGRESSO aqui neste blogue, se tiver coragem para isso.

E por aqui me fico, pedindo desculpa aos muitos leitores que participam neste blogue.

A Luta Continua, Mocambique precisa de pontos de encontro como este para desenhar caminhos solidos que nao nos facam descambar irrevogavelmente numa republica das bananas ou num planeta dos macacos.

Tenho dito e PONTO FINAL

Abdul Karim disse...

APOIADO RICARDO,

Desde que te conheci de perto, comecei gostar de ti.

Viriato 'e meu amigo, nao zanga com ele, por favor.

ricardo disse...

Sr. Anonimo (MF)...

Registei a V. sugestao. Irei acata-la com todo o prazer.

Bem Haja

V. Dias disse...

Chamuale Karim,

Obrigado a ti ao Reflectindo. Vou ter de abrir uma excepção para terminar.

"Os magos não choram as perdas, pois só se perdem coisas irreais. Mesmo quando perder tudo, o real permanecerá." Deepak Chopre.

Só me faltava essa, uns a pedir ao professor para banir os meus comentários como se eles pagassem algum vintém para manter este Diário em pé, outros tantos pedem à comunidade de sócios ilimitada para ignorar os meus comentários, como se eu escrevesse para eles.

Quando alguém há mais de três meses anda a seguir-me pedindo aquilo que chamou de "ficha" e fotografias minhas (algumas foram cedidas pela fonte, a quem eu tinha como amiga, repito, amiga, isso para que saiba que eu sei quem é), vasculhas em sites sociais informações pessoais, publica coisas vãs e cheias de falsidades para me destruir ou difamar (podem pesquisar na net e não é de hoje, é coisa de anos) acham que devia falar calado?

Felizmente, conheço quem anda por detrás disso. O chefão, o novo chefão deste grupo, já se identificou. Por isso, aqueles que não sabiam disso, saibam que há por aqui pessoas cujo rês me respeira puro dó. Eu não paro de me identificar, apesar de apelos para o meu e-mail para usar anónimato, muito menos deixarei de cometar até que o proprietário do Diário assim o entender.

Gostaria que esse esncontro fosse em Tete, perto do rio Zambeze, pois assim, depois de o derrotar, o mandava de volta para donde nunca deveria ter saido. Do rio Zambeze também se chega a Índia. Ia de barco, assim poupava os dois governos com custos.

Desculpe-me caro professor, mas deve compreeder que tenho provas documentais e sms de que esse senhor anda a seguir-me há mais de três meses. A sua base está na Inglaterra. Creia-me. Há três meses. TERMINO.

Juro

Linette Olofsson disse...

Viriato!
Estou a abordar uma questão pontual e regional e encontro entre dois antidemocratas com capas de democratas por via eleições fraudulentas e conturbadas!
Dois estadistas que molestam os Seus Povos e causam emigração a milhares e milhares de cidadãos.
O que se passa no zimbabwé é uma vergonha, estamos cansados de dizer!
Sinta pena destes Povos!
Sinta pena desta terra vizinha, um dos antigos celeiros da Afrika Austral!
De resto, gostei da resposta do Ricardo e muitos outros.
Aprendi mais, valeu!

Precisamente Sr Jose; só faltam os primos de Cuba e da Coreia do Norte, para completarem a tradicional fotografia da família.

O sofrimento é igual para esses povos.
Aqui na região o Mugabe sente-se protegido por alguns dos seus
camaradas em redor!
Só que esses camaradas Não representam a vontade desses povos.

Viriato deixa o ocidente!
Agora estamos a falar deste assunto pontual, encontro de dois horríveis brothers!
O Líder da oposição do Zimbabwé já condenou a visita deste homem.

Laude Guiry disse...

Caro amigo Reflectindo, a muito que não falamos

Concordo consigo quando afirmas que não ha como provar que a nossa situação de sub-desenvolvimento também é consequencia de acções ocidentais – posição esta partilhada por muitos dos bloguistas.

Concordo que os nossos lideres libertadores ficaram (estão ficando) mais tempo no poder do que previa o convite que os oferecemos.

Permita-me, porém, ser irreverente a lavagem cerebral a que a media ocidental nos submete.

O ocidente sim (com ou sem provas) ainda influência a política africana, e faz de tudo atravez das suas politicas “imperialistas” e dos vários instrumentos de “financiamento” para manter-nos sub-desenvolvidos.

Quantas empresas Francesas (Angola e Gabão) e Americanas (Angola, Nigeria, Congo) foram julgadas ou indiciadas pela promoção de corruçao em África. Várias corporações ocidentais facturam (raram) atravez da venda de armas que tiraram a vida a milhares de Africanos. Armas nucleares não representam perigo nenhum para o nosso continente, as nossas armas de destruição massiva sao aquelas produzidas na Russia, Estados Unidos, Gra-Bretanha e arredores.

Chavez e a Venezuala nunca nos fizeram mal nenhum, a dupla dos Castros e a Cuba nunca nos fizeram mal nenhum, Ahmadinejad e o Irao nunca aventuraram-se em magoas contra a perola do Indico, Mugabe e o Zimbabwe sao irmãos nossos. Vejam quantos países em crise no mundo não cairam na mesma cova que o Zimbabwe ... a Thailandia agora em crise não sofreu as mesmas consequências pois não foi vitima de sanções ocidentais. Inflação, leiam teoria macro-economica e perceberão que é tudo ilusão.

Regimes como o Israelita não são sancionados.

Não sou apologista de uma cultura de preguiça no sector público, para que se tenha o ocidente sempre como bode espiatório – mas também não sejamos ignorantes o suficiente para fechar os olhos as suas demais sabotagens.

Portanto, eu critico a Mugabe pela forma como se expropriou das terras aridas do Zimbabwe. Mas é muita hipocrisia de qualquer Moçambicano negro, proveniente de um país cheio de avenidas com nome de um “dia das nacionalizações, querer defender que o propósito de Mugabe era errado. Ele fe-lo tarde, fe-lo de maneira errada – este não é um continente de violência mas sim de boa gente – este é um continente de brancos, pretos, indianos, chineses, etc.

Eu aplaudo a Mugabe por lutado pela independência dos nossos irmãos, ter sido coerente por muitos anos e ter gerido o país muito bem – e por ter-se apercebido antes de largar o poder que ele não tinha cumprido com a promessa de retornar as terras do Grande Zimbabwe aos descendentes originarios deste lindo continente. Mas ele fe-lo mal. E o nosso amado Samora?

Anónimo disse...

Viriato Dias vs Ricardo (continuacão da série)

Mais uma vez, caros compatriotas, Terminem com esses insultos e palavras que em nada dignificam a este vosso/nosso blog. GHANHEM JUÍZO NESSAS CABECINHAS!

Agora que o Ricardo sentiu no "osso", espero que não volte a cair no jogo do Chamuale e se assim fizeres, ficará o artista a falar sozinho. Nunca é tarde para "aprender"!
AAS

Reflectindo disse...

Caro Laude Guiry,

De facto, foi há muito tempo que falámos. Eu fiquei preocupado até que o tema sobre Malema apareceu para me dares o sinal de vida, hehehe.

Sobre o que colocaste no teu comentário respondo depois.

Abraco