18 abril 2010

Hoje: quarto aniversário deste blogue


Hoje é o quarto aniversário deste blogue, nascido a 18 de Abril de 2006, considerado em 2007 e 2008 pelo júri do TheBOBs como um dos melhores blogues em língua portuguesa. A postagem inicial está aqui, hoje esta é a 8807.ª Obrigado aos muitos leitores que nele têm confiado e participado. Com a devida vénia, imagem reproduzida daqui.
Adenda às 19:47: se me perguntassem qual foi a melhor postagem das milhares aqui colocadas, responderia que esta, de 2006: O horizonte, um fio de fumo que se avoluma, o comboio que se aproxima. Chiar de freios, vai parando, parou. A vila atraca buliçosa às carruagens. Chicualacuala. Se me perguntassem por quê, a resposta seria esta: Instinto.

33 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns ao incansável professo e ao Blog!
Força!
MF

Yla disse...

Quem diria que esse filho cresceria tanto nesses 4 anos?
Feliz por vc, Professor. E também orgulhosa por ter estado aqui desde o início.

Yla
Campo Grande/MS/Brasil

Unknown disse...

E TOMAS MUARRAMUASSA o primeiro comentador, com um texto profetico.
Parabens!

Sir Baba Sharubu disse...

Parabéns Diario de um sociologo Parabéns Carlos Serra
Parabéns Moçambique

Olegario Muanantatha disse...

Parabens pela creatividade e sobretudo, QUALIDADE

Olegario, Parma

JOSÉ disse...

Parabéns e votos de muitos anos de vida recheados dos maiores sucessos.

Elisio Leonardo disse...

Fim d semana agitado! Mas espero que ate ao fim do dia ainda sobre um pedaço d bolo pa mim!
Sei k o Viriato, o Karim e o Ricardo n gostam muito da ideia d restar pa os outros, mas o prof. Pde lhes obrigar!
Parabens pelo blog
ah, foi neste blog k eu tive a ideia d começar a criar os meus! Minha fonte d inspiraçao para blogar è esta casa!

Anónimo disse...

Parabéns, Professor, por esta já longa vida do blogue e pelo seu esforço de manutenção de qualidade, apesar das acrescidas solicitações que todos vemos que vem tendo. Muito obrigada por tanto nos dar de si.
Fátima Ribeiro

Abdul Karim disse...

Parabens Professor,

Esqueci desejar, Saude e Longa Vida para todos bons.

Elisio,

Nos nao somos gulosos, nao sei Ricardo, tambem acho nao 'e,

Gulosos estao no governo. E Gulopotamos na AR.

Vai haver bolo pra todos.

Anónimo disse...

PARABENS PROFESSOR


MOCAMBIQUE PARA TODOS

MOCAMBIQUE PARA TODOS

MOCAMBIQUE PARA TODOS


MZ

Reflectindo disse...

Parabéns Diário de um sociólogo pelos 4 anos de vida. Continue assim muito vivo nos próximos anos!

Anónimo disse...

Parabéns caro Professor Serra,e que o Diário continue por muitos mais anos !
o Diário é um marco da democracia,um termómetro do pensamento moçambicano!!
Festejo consigo aqui de Vilankulo,pois hoje é o dia da Vila e estamos em festa!!!!
Parabéns!!!
Tóxico

ricardo disse...

Parabens ao BLOG e seu autor!

"Diario de Um Sociologo", a janela aberta de Mocambique.

Bem Haja e que venham muitos mais anos.

Siavuma

Jacome disse...

Professor,
permita-me afirmar que este Diario faz parte dos meus habitos de vida.
Parabens e Obrigado!

V. Dias disse...

Professor Serra,

Aconteceu em Timor-Leste, durante a memorável noite de celebração da independência daquele país irmão que Xanana Gusmão, então primeiro presidente de Timor-Leste (após à ocupação indonésia), dirigindo-se especificamente aos estadistas e convidados, procedeu a entrega de vários prémios em agradecimento ao efeméride, mas não o fez em relação a Joaquim Chissano.

Toda a gente ficou preocupada, incluindo eu que assistia atentamente (pela televisão) aquele momento. Xanana, que não é menos sábio nem menos filosófico, disse e cito de memória:

“Certamente que todos estão perplexos em querer saber porque é que eu não dei a Chissano o mesmo galardão que dei aos outros chefes de Estados, muito menos lho dei um simples obrigado. Como posso eu, Gusmão, agradecer a alguém que tanto fez para que o meu país se tornasse independente? Não estaria eu por acaso a devolver a Chissano a ajuda que ele deu à Timor-Leste? Dou à Chissano, o coração do meu país.”

Queria fazer das palavras de Xanana as minhas. Dou ao Prof. Serra e ao seu e nosso Diário de um Sociólogo o pouco que sei sobre a visão do país e do mundo em geral, aprendi, e que certamenete morrerei aprendendo.

Este Diário têm-me a corrigir certos "erros" de que era portador e não só, mas também a debitar o pouco que sei "bebido" de outras fontes. Quanto mais julgamos que sabemos, mais se descobre que afinal não se sabia” Palavras de meu chamuale Prof. José Hermano Saraiva.

Em minha língua materna de que é também falante o Prof. Carlos Serra, endereço as minhas maiores felicidades ao Diário e um fervoroso zicomo kwambire a todos.

Zicomo

PS: Karim, obrigado por teres respondido "em meu nome" ao Elisio Lerornardo.

Anónimo disse...

Professor

parabéns pelo carácter visionário que o permitiu criar este de espaço de debates, reflexões e sobretudo contactos. O blog tem uma sensibilidade unique, ou melhor, visa combater o ego social pois 'e caracterizado pala capacidade de trazer 'a luz os vários temas que irrompem no everyday life do campo social.

Again: Parabéns

Kramar

umBhalane disse...

Acabado de chegar, ainda a tempo de lhe renovar os meus agradecimentos por tudo me tem proporcionado, e desejar os maiores êxitos e felicidades ao Prof, e seu portal.

micas disse...

Só uma grande alma com o a sua Professor poderia criar, alimentar e fazer crescer este espaço que é seu e de todos nós.Grata por fazer parte da enorme lista dos que todos os dias aqui vem aprender consigo.

O meu país é mais rico porque tem gente como o Professor.

Parabéns para si, para o Diário e parabéns a todos nós.


Um abraço grande para si já cheio de imensas saudades.

Ismael Mussa disse...

Parabens para si, para o diario e para todos os que contribuem no dia-a-dia para o enriquecimento do debate de ideias neste blog.
Penso que o processo de construcao da democracia em Mocambique tem muito a ganhar com blogs como este.

Anónimo disse...

Muitos PARABENS pelos "anitos". Para mim (e para muitos outros leitores), este é mais do que um blog, é uma importantíisima fonte de informacão sobre Mozambique, uma escola. A rapidez com que posta as actualidades, os rápidos comentários, os interessantes e "polémicos" debates tornam este, sem dúvidas, o melhor blog do mundo.

Saravá, Professor e o Diário de um Sociólogo.

AAS

beijo de mulata disse...

Parabéns! Sou uma grande admiradora e fã. Os seus posts ajudam-me a compreender melhor o povo que tanto amo e fazem-me sentir mais perto da minha pátria de adopção. Grata por tudo.

Carlos Serra disse...

Honra-me o incentivo de todos vós. Obrigado.

Tomás Queface disse...

Foi nesta oficina que se fizeram grandes estudos da nossa sociedade e do mundo. Temas examinados detalhe a detalhe. E todos nós saímos a ganhar, graças a mente brilhante do Prof. Serra. Ficam os parabéns de um dos seguidores deste blog.

Chacate Joaquim disse...

Parabéns Prof. esperamos que este cantinho produza mais e mais blogs moçambicanos, lembra-se numa palestra na Faculdade de Medicina da UEM (Associativismo em Moçambique), o apelo ao acesso e criação de blogs? quantos existem hoje? certamente perdeu a conta! falta a sua devulgação, ablogsfera é uma verdadeira sala de aulas... mais anos ao Diário.

Carlos Serra disse...

Muito obrigado.

Matusse disse...

Parabéns! Este blong só me lembra o ILUINISMO.

O blong representa uma luz nesta caverva.

CMatusse

Gata disse...

Que viva eternamente e que continue a grande referencia de ideias, pensamento e de debates que aqui acontecem. Bem haja!

Carlos Serra disse...

Muito obrigado pela força.

aminhavozz disse...

Parabens professor Serra. Queriamos nós chegar tao longe...

Linette Olofsson disse...

Mais vale tarde do que nunca!
Estive fora e sem net.
Parabens Professor!
que a oficina viva por muitos e longos anos.
Obrigada pelo ponto de encontro, cruzamento de ideias e pensamento...
Linette Olofsson
Hurra Hurra Hurra...

Abdul Karim disse...

Eu estava mesmo 'a espera,

Professor,

Obrigado por aceitar esperar,

Por favor corte o bolo,

Carlos Serra disse...

Muito obrigado.

Lisa Pontes de Carvalho disse...

Carlos parabéns!!!
Um abraço.