15 abril 2010

Centro-direitistas

Dirigentes da RENAMO, especialmente o seu presidente, gostam de assinalar o partido como sendo do “centro-direita” no espectro político do país, como defensor da tradição e das chefias tradicionais. Surgido o MDM, afirmou-se como sendo do “centro”. Agora, por terras de Nampula, apareceu um novo partido, o PAHUMO (Partido Humanitário de Moçambique), que se afirma do “centro-direita” e “mais solidário com os pobres”. Sobre semelhantes designações de partidos conservadores, leia na Wikipédia aqui e, com algum humor, no Yahoo, aqui.
Adenda: mal viram a luz do dia, os novos partidos logo declaram possuir milhares de aderentes. No caso do PAHUMO, veja aqui.
Adenda às 9:30: sobre partidos políticos do país, confira aqui e aqui.

14 comentários:

umBhalane disse...

Como se pode ser eficaz na luta contra a colonização mental, se importam e incorporam etiquetas estranhas ao contexto "Africano"?

"centro", "direita", "esquerda"

o que é isso????

Ainda que mal comente.

Abdul Karim disse...

UmBhalane,

Eu tambem fico confuso,

As vezes ja nao sei se 'e minha direita, ou direita deles que estao a falar, esquerda tambem tem mesmo problema pra mim.

Mas gostei da ideia desse PUHUMO, vou pensar em dar patrocinio, dizem que vao ajudar os pobres, vamos ver.

Frelimo tambem diz isso ha 35 anos, e ja patrocinei muito a frelimo, so que pobreza so aumenta ai...

Anónimo disse...

Oh! Karim se há patrocinio! dá directamente ao pobre. Nada de intermediários. mande logo para mim, pha!

Agora. algo ético disse o Viriato. Pessoalmente e, acredito que muitos, me foi difícil comentar o vosso tic-tac. entre nomes e nomenclaturas no meio. E ao ar livre, não é tão bonzinho não. A questão da imagem tem que ser preservada, quer de quem é falado quer de quem fala.

CMatusse
Aguardo o patrocínio

V. Dias disse...

Eu nem quero mais falar sobre partidos comgumelos. Fácil foi fundar um partido, difícil, sempre difícil, é ajudar as populações ribeirinhas, mesmo nas barbas dos seus fundadores, a mitigar as fomes dessas pessoas.

Este partido vai "morrer" na próxima estação seca, porque cogumelos em tempo de seca não sobrevivem. Quem funda? Dissidentes da Renamo e depois do MDM. Sempre dissedentes, sempre os mesmos. Até quando?

Centro-direita, centro, centro-esquerda, também me atrelo ao Karim. Sei que, segundo Saraiva, existem duas interpretações ater em conta, a primeira tem a ver com a composição do parlamento logo após a Revolução francesa em 1789, segundo, tem a ver com partidos tradicionais ou não, que defendem a tradição, enquanto que outros, os da esquerda são pelo "progresso" social, iguais aos liberais. É uma hipótese.

Zicomo

Abdul Karim disse...

CMatusse,

Absolutamente de acordo,

A questao que se coloca 'e porque 'e que se tem que preservar a imagem de distintos curruptos, quando gente digna tem que ser manchada ?

O problema nao esta no tic...tac...tic...tac... pois ele continuo,

Hoje es tu e amanha sou eu...

Ontem foram eles, hoje quero os meu direitos.

em pelacao aos pobres, eles (os pobres ) recebem 50% dos lucros da GRINGO.

Nao sei se as empresas do guebuza fazem isso ?

Em relacao aos patrocinios, fica claro, que se demontras talento em qualquer das areas, nos faremos o possivel de dar o patrocino.

Ontem demos tambem patrocinos a quem achamos que tivessem talento, sem distinguir ninguem, mesmo hoje considerando que cada um seguiu as preferencias politicas, continuamos com o mesmo criterio.

Na boa, se tens talento, a GRINGO da-te o back-up.

Podes considerar isso uma proposta minha.

So tens que demonstrar talento, brada.

Abdul Karim disse...

Viriato,

Vamos formar um partido de retunda,

Andamos aos circulos, so.

V. Dias disse...

Karim,

Ainda quer preservar a minha imagem.

Um político não sobrevive fora de excremento (desculpe-me a expressão). Quer seja ele bom ou mau, acaba sempre sendo um lobo.

Eu tenho um sonho: salvar o património de Moçambique. Em breve estarei ai para colocar em prática este projecto. Ser político, tinha que ser cínico. Não conheço um só político que não o seja.

Eu "agramo" "maningue" do povo, de escutar as músicas de raiz, que aos 40 graus, o meu povo lá em Tete dança, com cabanga, etc. Pertenço ao "mato" e é para lá que volto.

Lá vem o meu cunhado belga outra vez a chamar-me de indígena ... paciência, eu sou mesmo assim, pastor da minha tradição, dos meus valores, sem regar este espólio, como podes imaginar, tudo seca.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Eu tambem quero preservar o patrimonio historico de Cidade de Maputo,

Por isso estou a pedir Predio Pott,

Nao quero fazer como fizeram a mesquita da baixa,
destruir Historia da cidade, construir mesquita, e ensinar pecados, isso nao gosto.

Nem pintar Ilha de Mocambique de amarelo, se tiveres um projecto que acabe com a fecalizacao ao ceu aberto na Ilha de Mocambique, eu posso estar interessado e trabalhos juntos no teu projecto.

V. Dias disse...

Ok, Karim,

Já tenho uma série de "portas abertas" para este projecto, incluindo da edilidade da Ilha de Moçambique com quem, aliás, trabalhei várias vezes.

Da parte do "Governo", zás.

A área de património é muito complexa. Uma das mais complexas de todas e digo porque. Tem a ver com a visão, o gosto, o sentimento d ecada um. Isto nunca teve consenso.

Nunca houve consenso desde que em França, Itália, Inglaterra, Grécia, etc., homens como Sitte, Houssemann, Giovanni, Choay, Villet-Duc, etc, etc., intervieram em patrimónios edificados.

Você acabou de dizer que destruiram a mesquita da baixa, será? Para uns, foi uma medida justa. Eu não tenho dados para avaliar se foi bom ou não. Dependerá muito do estado do edifício e da teoria que segues. Há três: uma que é pela destruição de um património edificado, a outra é pela conservação, a terceira é pela ruina.

Tudo para lhe fazer ver que o projecto só não avança porque estou a reunir trabalhos já realizados sobre a Ilha de Moçambique e não só. Depois disso, talvez para o ano, começe já a colocar em prática o sonho.

Fora isso Karim, nem que se faça mil obras, mil reabilitações, mil restauros, mil intervenções, de nada servirá se não tivermos em conta a vida social do pessoal da Ilha de Moçambique e não só...

Já viste que dilema? Não basta reabilitar uma ou dez casas se tens 50 famílias em redor a chorar de fome, com as casas a cair. É um estudo que conto com o apoio da Gulbenkian, da Câmara Municipal de Évora e da Universidade de Évora.
A todos estes endereço publicamente o meu zicomo kwambiri.

Zicomo

ricardo disse...

Na Ilha de Mocambique, por incuria governamental, cometeu-se um crime lesa-patria em nome da pobreza absoluta.

O edificio quinhentista da 1a Alfandega de Mocambique detinha um dos mais antigos e preciosos arquivos bibliograficos de que ha memoria em Mocambique. Detinha, porquanto parte do acervo e interiores foi usado para alimentar a combustao do fogareiro que o guarda do patrimonio e sua familia numerosa tinham de acender diariamente para se aquecerem ou cozinhar, pois fora esquecido pelo seu legitimo PATRAO. O Estado.

Assim se volatizaram em cinzas lugubres centenas de papiros de outros tantos centos anos da historia de Mocambique...durante anos a fio.

Pois e.

Abdul Karim disse...

Viriato,

1- Entreguem-me la o Predio Pott,

2- Isencao Fiscal e Aduaneira para GRINGO,

Vao facilitar todo processo.

Depois em Dezembro fazemos as contas das 100.000 casas dos Jovens, eles estao 'a espera, sabes ne ?

V.Dias disse...

Karim,

Fala com o Ricardo, ele é que tem o esquema dessas coisas.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Tu sabes que Ricardo cortou relacoes comigo,

Os homosexuais tambem nao gostam das bricadeiras dele,

A Linette, eu gosto muito dela,

Depois Ricardo tem tiques dele,

Ja lhe pedi desculpa,

Voce nao pode meter cunha, pra ele me perdoar,

Depois eu falo com ele,

Elisio Leonardo disse...

"Na boa, se tens talento, a GRINGO da-te o back-up."

Confirmado... Eu tenho provas disso