27 janeiro 2010

Pelos corredores do poder (8)

Uma mudança sempre deixa lugar para outras (Maquiavel)
Vamos lá a mais um pouco da série, prestes a terminar.
Permitam-me recordar-vos a pergunta que ficou no último número, a saber: terminado o almoço, o que irá acontecer?
O que irá acontecer tem a simplicidade das coisas evidentes: agora em maioria absoluta na Assembleia da República, a Frelimo manterá e procurará ampliar o seu poder constitucional, político, económico e securitário, não fazendo qualquer tipo de concessão à Renamo e ao MDM (quero crer que este último não conseguirá, sequer, formar bancada na Assembleia da República). Enquanto espera que esses partidos (e seus eventuais aliados) se degladiem e se desgastem em permanência (tem-nos na conta de formados pela mesma substância a partir da Renamo), procurará ampliar a rede e a satisfação dos interesses da sua elite distribuindo recursos de poder (recorde o que para mim isso é, aqui). Em relação aos adversários, o seu jogo é, sempre, o da soma-zero.
Então, isso quer dizer que as hipóteses que avancei nos números anteriores não têm qualquer validade? Que não haverá pós-almoço político?
(continua)
Adenda: a qualquer momento posso introduzir correcções, o que, a suceder, serão assinalados a vermelho.
Adenda às 10:42: o jornalista Vasco Fenita tem um artigo de opinião no "Wamphula Fax" de hoje intitulado "Urge contornar o regimento para acomodar os deputados do MDM". Aqui.

12 comentários:

ricardo disse...

A menos que...

Alguem acima de todos os deuses de uma murro na mesa e diga BASTA!

"...Ou se arrepia caminho, ou estais por V. conta!..."

E isso podera acontecer se a mensagem nao chegar distorcida a OPINIAO PUBLICA dos destinatarios. Mas quem devera leva-la sao os seus primeiros interessados. A RENAMO e o MDM.

Porque a FRELIMO sempre o fez. Desde a Luta Armada.

Alias, deixem-me colocar uma questao: Se nao for pelas embaixadas e consulados de Mocambique, QUEM mais tem levado a mensagem politica da oposicao de Mocambique? Mocambicanos estudando com bolsas ganhas em Mocambique? Organizacoes Nao-Governamentais que ocupam desempregados em Africa? Lobbies em Bruxelas com interesses nos recursos naturais de Mocambique? Delegacoes do MDM que ocasionalmente vao almocar a Munchen ou Lisboa? Estes e que sao os advogados da causa oposicionista no exterior?! Que credibilidade aos olhos da media e da opiniao publica no geral tem esta gente?! Porque vejo a oposicao do Zimbabwe a agir de maneira tao diferente? Mas serao mesmo estes senhores "opositores ideologicos a FRELIMO" ou "FRELIMISTAS preteridos descontentes"?

Quantas vezes os vimos a participar em Talk-Shows, ir ao Telejornal falar da situacao politica de Mocambique? Atrever-se-iam?

Porque com um eleitorado ESCLARECIDO e que fiscaliza QUEM elege, E EXIGE que o seu dinheiro dos seus impostos seja bem usado, ou proporcionalmente, tenha um bom retorno. E aqui, paradoxalmente, e que reside o problema. Porque normalmente eles concentram-se mais no retorno.

E ingenuidade da oposicao Mocambicana SONHAR que algum dia podera ser alguma coisa neste pais, contando apenas com a boa-vontade de quem governa. E incompetencia da Oposicao mocambicana esperar pela ocorrencia de um qualquer cataclismo natural de dimensoes biblicas em Mocambique para finalmente se dar a conhecer a CNN, AL JAZEERA e quejandos. Mesmo porque, essa media, so ca estara para amplificar os ecos da desgraca dos "humildes mocambicanos"...

Quo Vadis oposicao mocambicana?

E como tenho a certeza que irao haver grandes cheias este ano, a politica ira passar para o esquecimento, para dar lugar a "solidariedade entre os povos..."

Nessa ocasiao, alguem ira suspirar " ...um mal que veio por bem..."

E la veremos o INGC a fazer distribuicao de bens "em campanha" parecido com o que acontece ja no Zimbabwe...

Porque qualquer coisa serve para preservar os status-quo.

E ai, Linnete, compris?!

Linette Olofsson disse...

Continuo a bater na mesma tecla!
Não sei porquê que o autor espera grandes resultados pós almoço!

O almoço foi um encontro simpático!para quê tentar politizar tanto esta questão? como se uma coisa do outro Mundo se tratasse!
Tantas esperanças e hitoposes porque?
Para fazermos o debate que estamos a fazer?
Não é má ideia, assim vamos lendo os diversos comentários, uma coisa é certa;
O comboio não deve parar por isso.
Se a frelimo e a Renamo não alterarem o regimento; que a meu ver é um regimento está abaixo da constituição da Républica, só demonstram o que valem e que são tão iguais, muitos da renamo, provem tambem da frelimo, não se esqueçam disso!

o Voto do MDM vem dos diversos quadrantes inclusivé da frelimo e da renamo.

O exemplo é a mesa onde eu deposito o voto; na mesma mesa do PR e da "nomenclatura".

BMatsombe disse...

Poder não se dá, não se oferece, apenas se conquista. O resto é história da carochinha.

Linette Olofsson disse...

Sr Ricardo!
Deixe-nos sonhar! Só Não sonha, quem já não faz parte deste Mundo, Sonhar é saudável, é sinal de que estamos vivos!
Paciencia é uma das características que advém do raciocínio, o racional percebe que ser paciente e tolerante é a melhor atitude a ser tomada.

Uma frase de Sto.Agostinho
Nunca estejas satisfeito com o que és.
Se queres conseguir ser aquilo que ainda não és!

A comunidade internacional deve continuar a manter a solidariedade com povo de Moçambicano, mas não com os que desviam a solidariedade doados por esses povos via os seus impostos.

Não são só as delegações do MDM que ocasionalmente almoçam em Munchen, Lisbon, Stochkolm, Compenhagen...mas todos Moçambicanos que desejam as mudanças e alterancia do poder em Moçambique, não precisam ser oposicionistas ou frelimistas descontentes.

Como bem dizia aqui BMatosombe; o poder não se dá,conquista-se!

Change we Need
We are the Change!

Foi com esta frase de esperaça que Obama deu o ponta pé de saída da sua campanha.
Alguma vez sonhou uma América potencia mundial a ser governada por um Presidente não branco? Este foi um bom inicio do século...

ricardo disse...

Os sonhos têm significado. Quando eles acontecem significa que alguem está dormindo...

Linette Olofsson disse...

Pode-se sonhar acordado!

ricardo disse...

Claro, a parassonia do sono, vulgo sonambulismo.

Infelizmente, uma doenca sem cura...

Wake-up Linnete!

Reflectindo disse...

Logo após as eleicões, discutimos num certo blog sobre a situacão do MDM na Assembleia da República, já que segundo o regimento não constituiria uma bancada. Foi um bom e rico debate, pois até concentramo-nos no cenário em que o regimento NÃO se alterasse para que o MDM constituisse uma bancada. Quero imaginar que Ismael Mussa tenha pelo menos acompanhado o debate.

Resumindo, a proposta foi de o MDM ou os seus deputados aproveitar ao máximo as garantias da Constituicão da República e trabalhar em estreita ligacão com a sociedade civil, órgãos de informacão, académicos e o eleitorado em geral.

Naquele debate chegámos à conclusão que o MDM apesar de ter apenas 8 deputados e não constituir bancada parlamentar, pode contestar a aprovacão de qualquer lei que não corresponda aos anseios dos mocambicanos. Mas para tal, é preciso acordar agora como o Ricardo está a dizer - parece-me que o entendo.

Linette

"mas todos Moçambicanos que desejam as mudanças e alterancia do poder em Moçambique, não precisam ser oposicionistas ou frelimistas descontentes". Aí, aí, aí, agarra-se agora e não depois.

Vejam como a preocupacão do jovem Tomás Daniel é importante.

Ismael Mussa disse...

Estamos a equacionar todos os cenarios politicos possiveis. O pedido de formacao de bancada que formulamos e parte da estrategia que adoptamos mas podem crer que nao estamos refens da criacao de bancada para se poder trabalhar e representar condignamente o nosso eleitorado. Mesmo sem bancada e possivel trabalhar-se e obter resultados viaveis. Uma coisa de cada vez. Tudo e possivel. concordo que e bom sonhar com os pes assentes no chao mas ser-se realista. O partido actualmente no Malawi teve na legislatura passada 6 deputados na Assembleia da Republica e hoje tem mais de 140 deputados e estao no poder. Gostariamos de continuar a contar com todos os que encorajaram o surgimento do MDM para enfrentarmos com sucesso esta nova etapa. Todas as ideias visando ultrapassar esta etapa e os cenarios possiveis e realistas sao sempre bem vindos. Um abraco Ismael Mussa.

Linette Olofsson disse...

Caro Ricardo!

Para entenderes a minha línguagem sobre o sonho....
terias que entender melhor a Psicologia como récnica uma ciência...
aqui onde estou a escrever...
estou a sonhar...
não sou sonambula neste momento entendes?
Um poeta, é um sonhador!
nem que seja de uma forma utópica
Sempre vale apena sonhar.
Moçambicamente falando:
Ricardo pá...deixam-me sonhar!

Linette Olofsson disse...

Eu continuo a bater na mesma tecla neste assunto:

A Constituição de um País está acima de qualquer regimento; assim é em todo o Mundo, "não sei" em Moçambique dirigido pela Frelimo.
Será uma questão caricata ter num Parlamento deputados eleitos e sem poderem defender os interesses de quem os elegeram.

Nesta questão deve ser envolvido o eleitorado, sociedade civil, e académicos e outros polítcos até.
Afinal, o paralmento não é para parlare?

Não deixa de ser humilhante ter deputados sem direito a palavra num sistema multipartidário.
Tlavez seja isso que a frelimo deseja!

ricardo disse...

Quem e este humilde servo para V. impedir de sonhar?

Sonhe (e voe) para alem do limiar da nossa realidade. E faca-o sempre com poesia...se isso a tornar mais bela!

P.S.

Se bem me lembro, o slogan dos sonhos faz-me lembrar alguem conhecido que um dia apareceu reclamando o que disse ser uma vitoria eleitoral esmagadora. Mas na hora H ficou-se apenas pelo SONHO.

Ah, parassonia, e um termo tecnico usado por psicologos. Fala quem sabe.