19 janeiro 2010

MC Roger

Dirigentes do Bairro Mahlazine, periferia da cidade de Maputo, propuseram o nome do músico MC Roger para nome de uma rua. Mas moradores recusam essa proposta e preferem outros nomes - este o resumo de uma reportagem inserta no "Magazine Independente" desta semana (data de amanhã, pp. 16-17), com o antetítulo "Em Mahlazine, no âmbito da nova toponímia" e título "Moradores contestam MC Roger para nome de rua". Vamos a ver se consigo obter e divulgar aqui o trabalho.
Adenda: o cantor do "Patrão é patrão" tem surgido várias vezes neste diário, a última das quais aqui.
Adenda 2 às 14:49: eis a reportagem prometida, na íntegra, aqui.

12 comentários:

umBhalane disse...

"Mas moradores recusam essa proposta e preferem outros nomes"

Anda TUDO ao contrário...

ou talvez, NÃO!!!

Anónimo disse...

o que é que tenho de fazer para ter uma rua, ponte ou escola com o meu nome?

"Gato Bravo, General na reserva"

ricardo disse...

Entao nao dizia eu que estava aqui um novo fenomeno da contra-cultura urbana?!

Quo Vadis Maputo!

Elisio Leonardo disse...

Os boatos agora se confirmam! Amanhã comprarei o jornal para ver se encontro alguma justificação clara sobre os motivos que levaram a que fosse feita esta proposta. Pode ser que seja a coisa certa, quem sabe?!?!

Dai sim, tentarei criar a minha opinião sobre o assunto... Mas para já é realmente interessante este detalhe!

Unknown disse...

Mas de quem foi a proposta?!

Anónimo disse...

Ilustres!

Gostaria que me ajudassem a enumerar alguns feitos de MC Roger para mercer tamanha proeza; nao tenho tido tempo para acompanhar a carreira deste Senhor; alias, ouvi dizer que "canta" & "Danca"... Sera por isso? (Se assim for, entao nao teremos ruas e avenidas suficinetes p/ o numero de "cantadores" e "dancadores" espalhados pelo pais)!

Aguardo!

Abracos de Fijamo - Quelimane

ricardo disse...

Proposta de resolução do problema:

Proponham a alteração da toponímia para ROGÉRIO DINIZ. Creio que até ele se recusará a passar por lá.

Enviaram-me também um e-mail (penso ser brincadeira) propondo o nome de Júlio Gospel Tandane para uma rua ali para as bandas do bairro Triunfo, para assim homenagear um "grande empreendedor" da panificação homónimo, muito famoso nos anos 80.

Mudam-se os tempos. Mudam-se as verdades.

Mausse disse...

Mc Roger porque Nao?


A tenta rua e por ai de gente que ninguem se sabe bem o que andaram a fazer... Do Mc Todos sabem o que fez e o k faz..... Va la deixem o Rapaz em Paz.

Anónimo disse...

Tá bom, mas deve haver um critério qualquer na atribuicão de nomes às ruas das cidades e vilas; Qual é o critério aqui considerado? este país teve gente que deu o seu "coiro" para que tivessemos este Mocambique que hoje temos.

Qual é o critério?

"Gato Bravo, um General na reserva" para quando a rua, avenida, rotunda ou escola com o meu nome? Escola Secundária Gato Bravo, para quando?

Linette Olofsson disse...

Nome de uma Rua?
Cantor que pouco conhece a historia de Moçambique!
Afirmou num debate na STV de quem assinou o AGP foi Guebuza e Dlakhama,
Se é para propor nomes de cantores desta nova geração; seria o nome AZAGIA que canta o que o Povo quer... e é excluído porque não canta a favor do regime.
opinião!

maHB disse...

Meus Caros.. Para além deste.. Há um outro local de importância peculiar para a história da cidade de Maputo: CINEMA MATCHEDJE agora publicitado como cinema gilberto mendes..

Desculpem a minha ignorância mas alguém anda a dormir ou, se calhar, o povo anda longe dos fóruns de tomada de decisão para deixar tudo a mercê de quem quer atribuir nomes a lugares importantes a seu belo prazer..

Matchedje é parte do inventário nacional de património cultural, no quadro da Lei 10/88 de 22 de Dezembro, que determina a protecção legal dos bens materiais e imateriais do património cultural moçambicano.
O II Congresso da FRELIMO (de então) é considerado especial por ter sido o primeiro a decorrer no interior de Moçambique, durante a Luta Armada de Libertação Nacional. Matchedje, localizado no distrito de Sanga, era uma zona libertada da província do Niassa, no norte de Moçambique.
Naquele histórico evento, segundo se conta, foram tomadas importantes decisões que culminaram com a vitória do povo moçambicano sobre o colonialismo português, daí que seja conhecido como congresso da vitória.
Uma das medidas foi a reafirmação da política de lutar pela independência total e completa de Moçambique e não apenas de parte do país.
Neste Congresso, Eduardo Mondlane, primeiro presidente da FRELIMO, foi reeleito no seu cargo e Uria Simango foi eleito vice-presidente, assim como foi criado um Conselho Executivo, que incluía a presidência e os chefes dos departamentos..

Sendo assim é grave, se assim suceder, a alteração do nome por motivos puramente comerciais e publicitários, pois o que deve estar por detrás do nome, suponho eu, tem que ver com a manutenção do recinto..

Abraço
maHβ

Anónimo disse...

prof.
Pelo que saiba o cine MATCHEDJE é pertença de Gilberto Mendes.
sendo assim ele pode dar o nome que quiser.
ps. A pergunta que faço é quem autorizou a venda daquele marco, não seria salutar que estivesse nas maos do municipio? Direcção Provincial da Cultura? não sei alguém me ajude
Mário Litsuri