24 janeiro 2010

Pelos corredores do poder (5)

Nada é tão nocivo para os povos como darem-se por satisfeitos com meras palavras e aparências.
(François Guizot)
Cá estou eu para mais um pouco desta série.
Então por que razão Guebuza convidou Dhlakama e Simango para um almoço?
Avanço três hipóteses: primeiro porque, tal como ocorreu no primeiro almoço com outros em 2005, queria mostrar que é realmente um vencedor (a magnanimidade é, então, um corolário quase lógico); segundo porque queria estudar como reagiriam Dhlakama e Simango, dado que este último foi, inicialmente, subordinado de Dhlakama na Renamo e é agora um oponente político em crescimento; terceiro porque deve achar interessante poder contar, sem concessões de vulto, com uma figura que entende ser respeitadora (que entende estar concentrada em ruído político sem risco, uma figura de luta unicamente técnica, jurídica, controlável pelos pequenos favores), a de Simango, um peão que poderá servir para terminar de vez com a carreira política de Dhlakama no tabuleiro de xadrez do país, em troca de um jeitinho na AR para que esta constitua o MDM como bancada.
Por que Dhlakama faltou ao almoço?
(continua)

3 comentários:

ricardo disse...

Professor...

Dhalakama faltou ao almoco, porque sabia que fora "desconvidado". Uma negociacao faz-se a dois e nao a tres.

Agora, joga com a sua arma mais temida, a chantagem politica silenciosa do "do esta, mas nao esta..." e com isso vai criando a indecisao nas chancelarias do Primeiro Mundo espantando todos os outros que estariam interessados em fazer dinheiro para eles e para a nomenklatura.

Alias - por simples hipotese academica - coisas inexplicaveis poderao suceder repentinamente para mostrar as fissuras do sistema. Sao as famosas manifestacoes sempre anunciadas e que, a meu ver, estao ja em curso. Pois ao contrario do que se imaginaria, sao silenciosas, secretas, venenosas e impiedosas. Quase Ku-Klux-Klanianas...

Preveem-se tempos interessantes em Mocambique.

Carlos Serra disse...

Interessantes tempos, sem dúvida.

BMatsombe disse...

Estará o sr Simango a ler o que se está escrevendo aqui? O seu discurso parece muito oficial.