21 janeiro 2010

O risco do culto à personalidade

Talvez seja interessante ler como a jornalista Ruth de Aquino analisa "O risco do culto à personalidade" no Brasil através do lulismo. Aqui. Creio que seria saudável pesquisarmos o tema no nosso país.

2 comentários:

ricardo disse...

Professor, creio que seria util, pese embora, serem Mocambique e Brasil duas realidades bastante diferentes.

No Brasil, o PT nao tem maioria absoluta parlamentar porque o eleitorado nao deixa. Nem ha celulas do PT nas reparticoes publicas a velar pelos comportamentos dos funcionarios. Porque a Justica nao permite. E nem sequer, esta vedado o acesso a cargos de direccao de empresas publicas somente a membros do PT. Porque o Congresso deixaria cair isso a primeira hipotese.

E nem sequer ha uma timida tentativa de o sugerir pela radio, televisao ou jornais. Alias, com a ditadura militar, o povo brasileiro aprendeu bem a licao. E o sistema politico tambem.

E isso tudo, sao os requisitos minimos para se exercer a Cidadania em qualquer pais do mundo.

Quando, tudo isso esta limitado apenas a alguns cidadaos entao, porque nao o Culto ao Chefe, ao Superior?

O que fara o Lumpen incompetente, preguicoso e corrupto se TIVER que sobreviver em sociedade a custa do seu proprio esforco?

Creio que a resposta e obvia.

P.S.

Se ligar a TVM (TV Malawi) o culto a Mutharika e assombrosamente obsceno. Tradicao Bantu, presumida em democracia tipo ocidental.

Edma Funzamo disse...

Realmente este tema seria mesmosaudavel para ser pesquisada no nosso pais, mesmo porque penso que ja se verifica a idolatraria aos nossos dirigentes. Infelismente alguns musicos, usando e abusando daquilo que eu chamaria de "puxassaquismo" nos relembram a triste epoca em que se verificava o culto de personalidades,os derigentes sao colocados no centro de tudo, tudo 'e feito comvista a agrada-los, nada esta errado.O povo apenas tem que ouvir e obedecer, o pior, tem que apoia-los... Nao ha necessidade de se voltar a viver assim, estamos num pais democratico onde tudo devia ser aberto, talves seja por isso que alguns comecam a "escovar" abertamente... Mais em fim, defacto isso nao nos faz crescer apenas nos retarda e ajuda a acomular dinheiro nos bolsos de algumas pessoas a custa dos outros...