27 janeiro 2010

Baixa de Maputo hoje



Estado em que ficou a baixa (e nomeadamente a Avenida 25 de Setembro) da cidade de Maputo hoje após chuva torrencial. Fotos enviadas por SM (que disse tê-las recebido de pessoa amiga), a quem agradeço.
Adenda às 19:02: segundo a Rádio Moçambique, as consequências da chuva foram graves na zona suburbana.

7 comentários:

ricardo disse...

Vide o canal da Mancha rasgando a baixa maputense.

E agora, que nao se julge o regulo Matsolo pela praga que encomendou...

Nao foi o que fez Papa Doc no Haiti, quando o tentaram derrubar em 1963?

"(...) In April, 1963, Barbot was released and began plotting to remove Duvalier from office by kidnapping his children. The plot failed and Duvalier subsequently ordered a massive search for Barbot and his fellow conspirators. When during the search Duvalier was told that Barbot had transformed himself into a black dog, Duvalier ordered that all black dogs in Haiti be put to death..."

Com Assuntos de Estado nao se brinca, nao e?!

BeatKeepa disse...

Acho que não ha muito a comentar!!! Assumir a nossa culpa por deitarmos lixo por todo lado o que dificulta a canalização da agua da chuva quando chega esta época. Mudança de mentalidade é o primeiro passo a ser dado.

micas disse...

Os Deuses andam a fazer das deles.....anda a cair chuva a mais nos sítios errados.

umBhalane disse...

Muito bem Sr. BeatKeepa, essa é uma das principais causas do deficiente escoamento/drenagem das águas pluviais/residuais.

A par da ineficiência, da prevenção, manutenção/reparação das redes de escoamento, pelos respectivos serviços encarregues do sector.

Comum a muitas latitudes, sem alibis.

Linette Olofsson disse...

Assunto muito sério para uma linda cidade capital como a nossa.
Mas afinal!não será o resultado das lindas obras do ex Presidente Comiche?

Gastou-se rios de dinheiro para dividir a 25 de Setembro para que?

No decorrer das tais obras de embelezamento, eu achava que era um dinheiro mal empregue na realidade, pois não era uma prioridade de investimento na cidade de Maputo, dando em conta a problemática dos suborbios, o estado deplorável que vive a nossa população no que concerne ao saneamento há mais de 30 anos.

Até, não teria nada contra, se as obras de embelezamento da 25 de Setembro fossem bem executadas, bem fiscalizadas e sobretudo a custo 0; sei lá! uma oferta de algum País amigo...

Que me recorde, nem na era colonial, nem após a independencia vivemos um drama destes com esta gravidade,apesar das sargetas serem antigas e envelhecidas e carregada de lixo.

Não culpo o ex Presidente Comiche, mas sim ao Ministerio da Construção e Aguas ou OPH pela má construção desta nova obra e por falta de uma severa fiscalização no decorrer das obras.
Que dizem hoje os nossos Eng?
Não culpem apenas a população!

Costumo usar um velho ditado escandinávo:
Nem tudo que brilha é ouro.

E agora Senhor Presidente David Simango, que fazer?

Quem paga os enormes prejuízos causados aos comerciantes licenciados na baixa da cidade?

Deve ser o Município de Maputo!
Linette Olofsson

ricardo disse...

Sem querer fazer de advogado de Comiche...

Mas acho que a colocacao da divisoria na 25 de Setembro foi acertado, FACE AO CAOS automobilistico que as inversoes de mao descaradas provocavam no trasito.

E tudo funcionaria perfeitamente nao fossem os semaforos e a Policia de Transitos tao incipientes. Uns estao sempre avariados. Se chove, e curto-circuito. Se faz calor, e curto-circuito tambem. Em suma, material de ma qualidade. Os semaforos do colono - que funcionavam mecanicamente - nunca deixaram de funcionar, mesmo com chuvas diluvianas, que, recordo, atingiam o mesmo volume de agua, naquele mesmo local. Informe-se sobre o que sucedeu por volta de 1969-70. Ate de barco a vela se andou. Mas o colono era expedito a reagir as adversidades e rapidamente conseguia corrigir os problemas da zona urbana.

E a policia de transito complica mais o transito do que outra coisa. Sao os coca-multas! Em plena 25 de Setembro, na esquina do Scala, la se posta o homem a ver quem pisa a linha continua para multar. Entretanto, a seu lado, ali mesmo junto ao sinal, esta um 4x4 de luxo com intermitentes a piscar e toda uma fila de carros buzinando furiosamente pedindo a justa passagem, aguardando o regresso do lumpen que decidiu ir tomar um cafe nas redondezas...

Nao ha que inventar a RODA. Na ex-RDA, os VOPO com trotinetes a motor, conseguiam impor ordem e regular o transito automovel perfeitamente. E sem usar computadores nem radares ultra-sofisticados. E uma questao de competencia tecnica!

Tambem considero que foram feitas obras de drenagem de vulto e que, sem elas, os navios do Porto estariam hoje provavelmente ancorados junto ao passeio do Banco de Mocambique.

Se reparou com atencao, por volta das 14 horas, isto e, 2-3 horas depois da chuva ter parado, a baixa deixou de estar submersa.

Poder-me-a dizer que foi gracas aos ralos de esgoto que se abriram para escoar as aguas. E verdade, mas eles estao la para isso.

Mas entao, porque e que tudo deu para o torto?

Por uma coisa BEM MOCAMBICANA? O deixa-andar!

Refez-se o sistema de drenagem, mas alguem limpa as sarjetas com regularidade? E os ralos? E a conduta principal?

Alguem neste blog sugeriu que poem la lixo domestico. Imagine lixo numa canalizacao de aguas claras! Onde estao as coimas camararias?

Este e que o nosso problema. Vamos gritar e espernear HOJE. Para semana, se nao chover, ninguem se ira lembrar mais do assunto.

umBhalane disse...

"e sobretudo a custo 0; sei lá! uma oferta de algum País amigo..."

uma oferta de algum País amigo...

Moçambique tem o futuro assegurado - T'OU PIDIR

Deixa-andar + Deixa-continuar = ...

Loooooooooollllllllllllllllll