21 janeiro 2010

Desnooijação?

Citado pelo "O País" online de hoje, o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, afirmou que vai haver renovação na equipa técnica e que o contrato com o treinador Mart Nooij não será renovado. Aqui.
Adenda: processo natural, este, o da vassourada, o da catarse, o da purificação, o da busca de um bode expiatório para males que entendemos serem, por exemplo, uma peste, uma estiagem, um roubo ou um treinador que não dá vitórias. Linchamento simbólico, afinal.

3 comentários:

umBhalane disse...

As massas estão sedentas de "sangue", e o futebol é "pão" para muitas fomes.

Comum a muitas latitudes, com visão e planos muito, muito curtos.

ricardo disse...

Busine$$ as usual...

O pobre (de espirito) sempre a fazer-se de importante. Pondera-se a rescisao com Nooij? Eh, eh, eh. Deixem-me rir.

Seja como for, a Nigeria agradece uma vez mais este gesto mocambicano. Sera que este e que era o verdadeiro pactos entre estas seleccoes?

O filme segue dentro de momentos.

Arsénio Macaliche disse...

Só quem não viu os jogos é que pode culpar o treinador pela triste prestação dos nossos Mambas. Senão vejamos:

1.Temos um CENTRAL que mete 2 golos na própria baliza, em dois jogos consecutivos, exactamente quando estamos empatados!

2. O nosso avançando de referência, Dário Monteiro, lesiona-se (?) momentos antes do início da 1a partida;

3. TODOS os golos que nos os adversários conseguiram marcar foram "presentes" dos nossos defesas: perdas de bola inaceitáveis (ex. Mexer, num dos golos da Nigéria); avançados oponentes que rematam sem qualquer oposição (ex. segundo golo egípcio);

4. Os dois homens mais confiados no ataque (Dário e Tico Tico) estão acima dos 30 anos, e já sem pernas para grandes rasgos;

5. O árbitro do jogo contra o Egipto mostrou cerca de 4 amarelos a Moçambique, e creio que nenhum ao aos egípcios, com as duas selecções a prduzirem faltas ao mesmo nível.

O que não siginfica que o treinador esteja isento de culpas. Eu aponto um erro e um defeito: o erro é foi a não convoção do melhor marcador do moçambola, Jerry, conforme assinalou Chiquinho Conde quando comentava o primeiro jogo, transmitido pela TVM. O defeito é a nível das substituições: trocar um avançado por um médio no período de compensações num jogo em que estamos a perder, e num momento em que estamos a atacar... é simplesmente mal pensado!, tal como o é não mexer na equipa quando estamos a perder e já temos menos de meia hora de jogo!

No entanto, pode-se considerar que tentámos fazer omelete sem ovos. Os outros preparam-se, apostam nos níveis de formação (Gana, Costa do Marfim, Senegal, p.e.) e na forma física (Angola, p.e.).

O Nooij pegou na nossa selecção numa altura em que até perdíamos com a Swazilândia, e levou-nos ao CAN!

Conclusão: o Nooij é que teria de pedir demissão, e não o Sidat demitir o Nooij!

Recomendação: planificar e trabalhar a médio e longo prazos. Escolas de formação, academias, intercâmbio com clubes europeus (como fazem no Senegal ou Costa do Marfim).

Em todo caso: Viva Moçambique! A Luta Continua! (ou se quisermos, não deixemos que ela morra...).

Abraços,

Arsénio Macaliche