16 janeiro 2010

Contra os faraós

Para o CAN2010, a nossa seleçcão de futebol, os Mambas, defronta dentro de minutos, em Benguela, Angola, a selecção do Egipto, doze anos após o último jogo entre ambas as equipas. Pelo meu habitual sistema de adendas, aqui seguirei o jogo. Recorde aqui.
Adenda às 20:08: é fascinante ver os locutores da Rádio Moçambique copirarem literalmente a Rádio Angola dizendo, em francês, "côtedivoire" (Côte d'Ivoire) em lugar de...Costa do Marfim. Somos decididamente sofisticados.
Adenda 2 às 20:10: amo ouvir os especialistas do futebol da terra dizerem coisas profundas do género "devemos actuar de forma compacta", "devemos ter muitas cautelas", "é preciso não esquecer que vamos jogar contra uma grande equipa", "se a nossa equipa jogar de forma estruturada, se a bola for trocada de jogador para jogador, se não deixarmos o Egipto rematar...", etc. Fico siderado com a minha ignorância!
Adenda 3 às 20:25: nosso hino, após o do Egipto.
Adenda 4 às 20: 30: começou o jogo, que Ísis torça por nós.
Adenda 5 às 20:44: "Estamos a controlar bem o jogo", diz um dos nossos locutores. Enigmática fórmula!
Adenda 6 às 20:53: não temos um analista de jogo no relato, um real analista que, vez que vez, diga o que se está a passar no jogo.
Adenda 7 às 21:18: terminou a primeira parte, empate a zero.
Adenda 8 às 21:32: um comentarista afirmou que a nossa selecção tem estado bem, mas que importa "refrescar lá à frente" (sic), concretamente substituindo Tico-Tico e Gonçalves Fumo.
Adenda 9 às 21:35: segunda parte, golo do Egipto, 1'10" após o início do jogo.
Adenda 10 às 21:38: autogolo, afirma um locutor angolano (creio).
Adenda 11 às 21:47: quase golo nosso.
Adenda 12 às às 22:01: quase meia-hora de jogo, continuamos a perder por 1/0.
Adenda 13 às 21:10: segundo golo do Egipto, recordista de vitórias na CAN e actual bi-campeão.
Adenda 14 às 22:14: últimos cinco minutos de jogo.
Adenda 15 às 22:22: terminou o jogo, vitória egípcia por 2/0. Não sei se prosseguiremos em prova. Alguém pode esclarecer?

7 comentários:

JL disse...

Ai seguem tres links diferentes para o jogo Egypt vs Mozambique

http://www.atdhe.net/11872/watch-egypt-vs-mozambique

http://www.atdhe.net/11873/watch-egypt-vs-mozambique

http://www.atdhe.net/11811/watch-egypt-vs-mozambique

Amílcar Tavares disse...

Nada a ver com sofisticação. em Outubro de 1985 o governo pediu que o país deve ser conhecido como Côte d'Ivoire em qualquer idioma, sem o hífen, contrariando a regra gramatical francesa que diz que nomes geográficos com várias palavras devem escritos com hífenes.

Gostei da 1ª parte! FORÇA MAMBAS!!

Cabo-verdianamente,

Amílcar.

Mausse disse...

Belo jogo dos Mambas.... pode ser visto na internet.

ricardo disse...

Parabens ao vencedor. Jogou melhor.

Mocambique fez o que estava ao seu alcance. Novamente, marcamos na propria baliza.

Na proxima jornada sera com a Nigeria, pais com quem haviamos firmado um "pacto" para bater a Tunisia. E claro que o mesmo sera rasgado.

Se Mocambique vencer o jogo e o Benin (previsivelmente) perder ou empatar com o Egipto, passa.

Se empatar ou perder, fica.

Veremos.

P.S.

O RAFAEL nao assustou ninguem hoje.

JOSÉ disse...

Neste Grupo C o Egipto comanda com 6 pontos, segue-se a Nigéria com 3 pontos e finalmente Moçambique e o Benin, ambos com 1 ponto.Para passar à fase seguinte, Moçambique precisa de derrotar a Nigéria no último jogo no próximo dia 20 em Lubango e esperar que o Benin não vença o Egipto no mesmo dia.

Carlos Serra disse...

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Difícil situação a dos Mambas.

Anónimo disse...

ainda há indivíduos neste país que pensam que as coisas vêm do céu, não se deslumbra o aparecimento de nenhum ponta de lança de raíz para os próximos tempos,
Tico Tico já não rende, Dário Monteiro Idem, gonçalves fumo não tem garra e é incapaz de ter uma reacção rápida igual ao ponta de lança do egipto que num acto relâmpago tirou vantagem de mexer e Dário Khan mesmo nas barbas deles enquanto ainda se decidiam quem ia a bola.
Assistimos todos os dias via RTP e outras como há verdadeiros avançados pelo mundo não só em clubes grandes mas em clubes de 2ª e 3ª divisão.

Caro prof a minha pergunta é mto simples, este nosso país com 20 milhões de Habitantes será que ninguém consegue descobrir, formar ou criar um ponta de lança?

Ou estamos mais uma vez sentados a espera de mais uma dádiva do acaso como foi o caso da Grande Lurdes Mutola?

Um Abraço

MozFree