"Os bancos norte-americanos e europeus não são vítimas, e sim os principais culpados da crise financeira que abalou os Estados Unidos em 2008, afirmou nesta quarta-feira o Center for Public Integrity, organização norte-americana de jornalismo de investigação."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Professor,
O CAPITALISMO no actual modelo 'e INSUSTENTAVEL.
Ja se concluiu que houve GANANCIA desmedida.
a mesma GANANCIA esta na origem de GUERRAS, pois todos os indicadores de desenvolvimento eram fundamentados no CAPITAL, deixando para o segundo se nao mesmo o ultimo plano, a componente HUMANA.
Depois de se verificar o desenvolvimento da INDIA e CHINA, concluiu-se tambem que o pricipal factor de desenvolvimento 'e HUMANO.
agora, buscam-se culpados apenas para registo de conhecimento.
o NOVO SISTEMA tera que ter essa componente HUMANA em consideracao, passando o CAPITAL para segundo plano. a intervencao do ESTADO no mercado, devera ser maior, e ainda assim prevalecer a economia de mercado.
apartir do momento que se passa a considerar o HUMANO como principal factor de desenvolvimento, poe-se o factor CAPITAL a impulcionar o deenvolvimento HUMANO, e nao como no sistema actual( que ja comeca a pertencer ao passado)onde o HUMANO era submetido para impulcionar o crescimento do CAPITAL.
essa 'e a mudanca que o MUNDO DESENVOLVIDO ja entendeu e esta a efectuar-se a toda velocidade.
note que considero CAPITAL como financeiro apenas.
estariamos portanto, a falar dum meio termo, aproveitando aspectos positivos do CAPITALISMO e melhorando aspectos positivos inegaveis do MARXISMO.
Cumprimentos
Abdul Karim
Enviar um comentário