07 agosto 2008

Mugabe honorário, Tsvangirai efectivo?

No "Notícias"de hoje: "O chefe de Estado zimbabweano, Robert Mugabe (à esquerda na foto), será presidente honorário e o líder da oposição, Morgan Tsvangirai (à direita), assumirá o cargo de primeiro-ministro do Zimbabwe, indica uma minuta de um acordo ontem divulgada pelo jornal sul-africano “The Star”."

6 comentários:

Anónimo disse...

Este vai ser o fim da ZANU-PF e surgimento de novas forcas politicas na regiao que nao tem nada a ver com as guerras de libertacao. O bom e' que os canticos de libertadores e nao nacionalistas vao terminar. Todos nos estaremos envolvidos no na governacao dos nossos paises. A elite das guerrilhas coloniais tera que ceder o espaco aos novos jovens dinamicos, cheios de energias e liderancas novas. Teremos o poder de comparacao e dai surgirem opcoes viaveis de partidos que estao comprometidos com o desenvolvimento dos paises da regiao.

Anónimo disse...

Eu não sou tão optimista como o autor do mentário acima. Nao acredito numa governacao pacifica, nao acredito qeu o "honorário" fique quieto... Dois galos na mesma capoeira... A ver vamos!

umBhalane disse...

Edson Macuácua ao poder, já.

Enquadra-se no perfil requerido.

Carlos Serra disse...

Vai ser um futuro difícil.

Anónimo disse...

O futuro da áfrica está ruím, os lideres não estão preparados para um desafio sério em prol da população.

Anónimo disse...

Para o primeiro anoonimo uma pergunta: A UNIP estaa fora do poder jaa haa quase 20 anos. Que eu saiba era um dos que anatemiza como partidos libertadores que devem sair e dar lugar a novas liderancas. Ora, pode nos informar se a saida da UNIP deu lugar aas tais novas liderancas na Zambias? Liderancas cheias de dinamismo e de energia abundam naquele desgracado paiis? Considera Tswangirai o exemplo dessa tal nova lideranca energica e dinamica?