22 agosto 2008

Eneas Comiche

Economista, homem probo, elegante, culto, um dos poucos moçambicanos formados antes da independência nacional em 1975. Já foi ministro das Finanças e governador do Banco de Moçambique. É edil do município de Maputo desde 2003.
Para quem já atravessou várias étapas históricas, conhece a história da cidade de Maputo e é honesto (temos, felizmente, muitas pessoas honestas), sabe que pelo menos cinco coisas aconteceram no reinado de Comiche:
1. A cidade beneficiou e continua a beneficiar de transformações (de fundo, não cosméticas, não do tipo tapa buraco depressa) para melhor, a vários níveis, que nunca aconteceram entre 1975 e 2003.
2. O edil rodeou-se de uma equipa trabalhadora.
3. O edil sempre procurou e procura evitar a gestão urbana patrimonialista, pondo travões aos apetites fundiários.
4. O edil sempre tem procurado a participação dos citadinos. Por exemplo, muitos de nós temos recebido convites para participar nas sessões da Assembleia Municipal e aí emitirmos as nossas opiniões sobre o feito e a fazer. Eu também tenho recebido esses convites.
5. O edil pôs frontal e corajosamente em causa a dupla administração e a diluição dos poderes do município quando teve de fazer face ao novo cargo de governador da cidade.
Creio que não será reeleito, a luta de bastidores é sempre dura e possivelmente alguns não perdoarão a Comiche certas atitudes verticais.
Mas muitos, entre os quais eu, sabem que Comiche foi e é o melhor edil que Maputo já teve. Por isso merece o nosso respeito.
Nota: leia ou recorde uma carta que escrevi a Comiche em Junho do ano passado. E a propósito do tema dessa carta, qualquer pessoa pode ver o trabalho que está a ser realizado na marginal de Maputo.

23 comentários:

Lisa disse...

Ainda a manhã começou e já vejo tantos textos..Acredito que tambem serão tantos os visitantes deste blog..Mas até agora ninguem a desejar-lhe um bom dia...
hehehhe

Por isso decedi abrir esta caixinha e desejar-lhe ...
Bom diaaaaaaaaa professor..:-)

Um gesto muito simples ..
Lisa

Carlos Serra disse...

Obrigado, Lisa, retribuo.

Jonathan McCharty disse...

Uma coisa que esse edil fez, e um exemplo de esperanca da nacao, a ser seguido pelos outros autarcas, foi envolver "jovens", formados, com know-how, sedentos de trabalhar em prol da nossa capital. Isso nunca tinha sido visto antes, e o resultado e' que o trabalho esta' a transbordar visivel, mesmo a quem nao quer ver!
Se a Frelimo "ousar" retirar esse autarca (que pelo seu palmares, praticamente nada tera a perder com isso) estara' a dar um sinal claro a este pais e principalmente a sua juventude, que "nao esta' interessada no desenvolvimento desta nacao". Que um punhado de chulos, parasitas e preguicosos, que pretendem ocupar cargos publicos para seu beneficio e de seus comparsas, valem mais do que os designios deste povo, a quem a suposto servirem!
E esse erro estrategio grave, vai-lhes custar um preco que agora nao podem imaginar!

Anónimo disse...

Creio que não eleger internamente Comiche será um erro de palmatória da FRELIMO, dos maiores que já terá cometido. Independentemente de quem venha ocupar o seu lugar, será travar um excelente trabalho a nível municipal, talvez sem precedentes em Moçambique, ignorando completamente o que da substituição resultará.

Carlos Serra disse...

1. Confirmo sobre o envolvimento dos jovens
2. Isso, travar.
3. Logo que e se puder, anuncio aqui o resultado eleitoral...

Unknown disse...

Good good good......

Anónimo disse...

siceramente as vezes eu não percebo estes profetas da desgraça!!!???


AGORA JÁ ESTÃO APOIAR O COMINHÃO PQ TENTOU TAPAR O SOL COM A PENEIRA!! Comiche,Simango e a outra é tudo farinha do mesmo saco...gostam mazé de mais dinheiro no bolso! é verdade que o comichão fez algum trabalho mais não acabou com as injustiças socias ... AGORA VEEM ESTES PROFETAS DA DESGRAÇA com este discurso...siceramente como diz o ARTUR SEMEDO..."HÁ MUITOS MABUNDAS QUE ABUNDAM POR AI...""

HAHAHAHAHAHHAHA

Anónimo disse...

acho que o problema não é o Comiche ou o Simango.na minha modesta opnião acho que as equipes,os programas de trabalho é que fazem um bom gestor,naõ dá pra teres uma equipe do municipio com salarios precarios e isso dá azo para a grande corrupção que vemos,por exemplo na MATOLA...enfim, acho que quem entra nestas aventuras deve exercer o cargo com alto sentido de resonsabilidade, seja ele frelimo ou renamo.

Anónimo disse...

Esperemos paras ver a tendencia de voto sem Comiche. Porque Comiche nao se candidata como independente? Teria o apoio de muitos de nos.

Anónimo disse...

sinceramente eu não percebo estes "PSEODO-APOSTOLOS DA DESGRAÇA" os mesmos que atiravam pedras pro Comiche hoje já querem dar uma de apoio porque a outra ala da frelimo alegadamente lhe quer tirar o lugar...imaginem meus caros se isto tudo naõ passa de um FIASCO para nos interter o voceês apostolos da desgraça ficam aqui a pensam que na FRELIMO há democracia...hahahhahahahahaha

a pergunta é: se tudo isto for mentira???!! heim PROFETAS DA DESGRAÇA!?

TAH ABERTO O DEBATE!

Anónimo disse...

realmente isto dá que pensar....

Anónimo disse...

agora vamos ver o Engenheiro da espetaculosa a dar gracha o dr. comiche. acho que ele (se o comiche ganhar) será convidado para fazer parte dos quadros do municipio.o engenheiro da espetaculosa tb é um bom exemplo desses profetas da desgraça que abundam por ai...

Anónimo disse...

Causas e consequências de uma eventual candidatura independente de Comiche (caso perca as eleições internas do partido) - Penso estar aí um bom tema de estudo.

Nelson disse...

Eu nao me suprendendo com patavina dessa novela toda.

Anónimo disse...

Acho que houve algumas intervenções boas lideradas pelo Comiche e além das já citadas, refiro:


1. pôr na ordem certos tubarões com apoios dentro da Frelimo, impedindo-os de construir como quisessem;

2. A ocupação desordenada da zona da praia

3. Os melhoramentos que estão a ser feitos nas ruas e avenidas


Mas há outras coisas que não vi resolvidas ou combatidas com energia:

1. A venda especulativa, ilegal, imoral, de terrenos muitas vezes liderada pelos tristemente célebres GD; os pobres são atirados cada vez para mais longe, sem transporte.

2. A manutenção periódica e preventiva, constante, necessária nas ruas e avenidas, dos sistemas de saneamento. É coisa que não fazemos. Somos melhor a conceber projectos para receber comissões.
Repare-se que o sistema de saneamento das águas pluviais que está a ser construído nalguns casos já está assoreado. Repare-se que ruas reparadas há pouco tempo ficam esburacadas com as primeiras chuvas ou pelas águas dos esgotos que correm pela cidade. É preferível tapar um buraco agora porque no futuro se tornará num projecto de milhões de dólares: tou pidir!

3. A corrupção na polícia municipal e outros funcionários do conselho municipal;

4. Sinto com preocupação que se continue a referir a zona da praia como uma "zona nobre" reservada às elites. E nós paqrcos de rendimentos não podemos ter com os nossos filhos acesso a locais de lazer belos, de restauração, de
entretenimento a preços acessíveis? Todos temos direito às zonas nobres.

Concluindo:
Relativamente às governações medíocres anteriores da Frelimo o avanço foi enorme. É preciso parar o assalto a que o nosso Estado está a ser sujeito pelos barões do "empreendedorismo" do desvio e roubo, pelos barões da droga, da lavagem de dinheiro...

Anónimo disse...

ESSAS OBRAS (MUITAS DELAS) SÃO FINANCIADAS ...POR ISSO,FAÇA BEM AS TUAS ANALISES.OK MEU CARO ANONIMO

Anónimo disse...

Não percebo o comentário, já algumas vez viu uma obra sem financiamento?
Só se for trabalho voluntário ou escravo!

Anónimo disse...

Os sete milhões (agora já são mais) desgovernados também. Sabe por quem.
Por si, por mim, pelo professor, não há espaço para os vinte milhões de moçambicanos contribuintes

Faça bem as suas contas também. Já fiz as minhas.

Lisa disse...

xiiii Parece que vou ser criticada aqui mas antes disso eu sei que sou Mulher por isso não sou inteligente..
Sou loira por isso burrita, mas sinceramente não entendo nada de nada do que se fala por aqui..Vejo sim que estes senhores não se entendem..Seria mais facil marcarem um encontro num café ( sim porque restaurante seria chato para o dono caso houvesse luta)para discutirem ...

Boa noite meus senhores e que a conversa vos faça proveito..

Lisa

Anónimo disse...

OLHA O ANONIMO A RESPONDER OUTRO ANONIMO...ENGRAÇADO!! SEI LÁ...

Jonathan McCharty disse...

Comiche deve ter "guts" e candidatar-se independentemente! Assim, nos municipes, damos uma licao a esse partido de preguicosos, habituados ao roubo e cumplicidade, sem cultura de trabalho!
Um passo decisivo desses, assegurara' a sua vitoria certa e esse partido percebera' de uma vez que nao esta' em sintonia com o povo a quem diz governar.

Nelson disse...

Jonathan nao sei se existem essas liberdades dentro da Frelimo. Comiche precisaria mesmo de "guts".

Anónimo disse...

...subscrevevo a opiniao do Nelson!

V.I