31 agosto 2008

Brasileirando a alma (11) (continua)

1. Passam seis viaturas da campanha de um candidato a prefeito de São Paulo, bandeiras, música dançante, dísticos enaltecendo as virtudes do candidato. Montes de pessoas vão subindo e descendo os passeios ou atravessando as faixas de pedestres, o movimento de carros é intenso. Procuro verificar se alguém pára, se alguém se interessa. Não vejo ninguém parar para o efeito, não lobrigo olhos ansiosos, a vida prossegue, aqui, neste micro-cosmos da imensa São Paulo onde estou. E dou por mim a defender a perversa hipótese de que a multidão está convertida, aqui e agora, no indivíduo domingueiro, despolitizado, privado e consumista buscando as últimas novidades e os últimos hedonismos do fim da semana.
2. Dois brasileiros disseram-me, atónitos, que não sabiam que havia linchamentos no Brasil, que tinham sabido disso pelo meu blogue, que a imprensa local não fazia cobertura do fenómeno.
3. Os mesmos dois brasileiros disseram-me que uma parte significativa da população de São Paulo é nordestina. Em três locais diferentes, um deles fez-me notar a fala nordestina de três brasileiras em empregos de baixa renda.

3 comentários:

Anónimo disse...

> Estive em São Paulo no tempo do Apartheid na Africa do Sul.

> Dizia-me um jovém quadro brasileiro: "sabes qual a diferença entre o apartheid na áfrica do sul e a situação em São Paulo ? ... simples: num restaurante da qualidade em que estamos, na Africa do Sul vês negros a servir brancos. O que vês aqui ? ... brancos, (nordestimos) a servir brancos", ou seja, os negros em S.Paulo, nem acesso tinham a empregados de mesa."

> O não racial com que imaginamos o Brasil é uma tremenda falácia. Os nordestinos, com seu sotaque bem pecualiar, são "casta" inferior.

Lisa disse...

Um pouco cançada mas ainda um tempinho para vir lhe desejar as boas noites..Pena não haver fotos com o seu texto , para ir conhecendo e vendo o que os seus olhos vêm..
Bom, se forem como os meus desta noite....hehe...uma desgrasça total...Mas mesmo assim atrevi-me o po-las no blog...Fotos feias tb merecem um destaquezinho..( cá entre nós eu até as acho giras)..
Voilá je ne vous embéte plus...
Bonne et douce nuit..

Lisa:-)

Carlos Serra disse...

Olá a ambos!