15 dezembro 2007

Enlevante

Exemplo de uma doce acção-aspirina: o gabinete da esposa do governador de Manica vai oferecer um lanche a cerca de 300 crianças desfavorecidas do distrito de Manica para que tenham um Natal melhor, numa iniciativa que conta com o préstimo das esposas dos directores provinciais. Por outro lado, a esposa do governador afirmou à Rádio Moçambique que tudo está a ser feito para que os filhos dos dirigentes locais criem amigos entre os desfavorecidos, que se lembrem deles, que saibam, por exemplo, em que dias fazem anos e outras coisas assim enlevantes (Rádio Moçambique, noticiário das 12.30). Num país onde os gabinetes das esposas dos governadores provinciais seguem à risca o protocolo do gabinete da esposa do presidente da República em acções de caridade social, só falta saber quando surgem mais gabinetes dos esposos das governadoras. É que até agora só há um (claro, as governadoras não abundam), o da esposa da governadora da província de Maputo. E que há tempos teve o seguinte meritório acto, por mim reportado: "O Gabinete do Esposo da Governadora da Província do Maputo (GEGOPROMA), Gabriel Pereira, procedeu terça-feira à entrega ao Gabinete da Esposa do Presidente da República de 612,5 quilogramas de arroz, para apoio às vítimas das diversas intempéries que têm fustigado o nosso país".

3 comentários:

Anónimo disse...

Contra o que esses indivíduos querem fazer não estou contra, mas eu gostaria de saber de onde vem o dinheiro para essas instituicões - gabinetes das esposas e esposos de governadores, directores.

Anónimo disse...

Atenção: pela postagem, estão para breve os gabinetes das esposas e esposos dos directores e das directoras provinciais.

Anónimo disse...

> É evidente que este tipo de "Aspirinas" não faz mal às crianças e tem o condão de lhes proporcionar uns momentos diferentes, em que libertam a sua expontâneidade.
> Porém, são meras operações de cosmética, que nada resolvem - valem, repetimos, pelos efémeros momentos de alegria,que proporcionam às crianças.
> O que os gabinetes de esposas e esposos precisam ter presente é que as crianças devem ser nossa preocupação permanente e não apenas sazonalmente, na data A, B, ou C.
> É preciso mudar a atitude paternalista, reactiva, cosmética (como o juntar os filhos de dirigentes ...)e adoptarmos atitudes pró-activas concentradas em aspectos estruturais.
>FM