31 outubro 2006

Pineu! Deita pineu (7)


6. O pineu: lógica federadora e catarse

"Tornar o mais fraco dos argumentos o mais forte" (Aristóteles, Retórica, II, 24, 1402A)

Chega a noite. A noite é o medo, o risco do assalto, o perigo da emboscada, a possibilidade do roubo ou da morte, o espectro das possibilidades doentias.
Há nos bairros como que uma doença, uma doença social prolongada, formada por sucessivos problemas encavalitados uns nos outros, com coeficientes diferentes, mas todos confluindo para uma mesma situação de mal-estar profundo. Já não basta viver com dificuldades de sobrevivência: mesmo essas dificuldades são motivo de assalto, de pilhagem.
A espoliação, física e moral, espreita cada cidadão. A doença social indiferencia toda a gente, qualquer pessoa está à mercê da doença, reina um profundo eclipse cultural. A suspeita está em cada ponto, em cada poro. Existe como que a consciência ao mesmo tempo súbita e perene da perda do social, das regras, da moral, o mesmo está em todo o lado e o mesmo é o crime, o medo, a insegurança. Cada morador sente que existe uma poluição social, poluição contra a qual não há defesa pois o vazio institucional é evidente, a polícia não protege, o Estado está nas ruas iluminadas, lá longe, no bem-estar.
Uma noite alguém surpreende uma tentativa de roubo. Ou alguém vê passar outro alguém cujos sinais exteriores lhe parecem suspeitos. Esse alguém está casado com a noite. Se a noite é suspeita, ele também é suspeito. É ninja e pronto.
E surge um grito súbito: Ladrão!!!!!
Imediatamente, como molas rapidamente distendidas por contágio, um bocado de todos os lados, todos berrando, todos exigindo punição, os moradores, sem distinção de sexo e de idade, saem das suas casas de blocos, armados com tudo o que puderam encontrar, catanas, paus, enxadas, não importa o quê. Está rapidamente formada a multidão linchadora e mimética.
O ladrão ou o suposto ladrão é interceptado. Tentar impedir isso representa imediato risco de vida. A multidão age sem freio.
Segue-se o linchamento. Agride-se duramente, todos agridem, todos querem agredir, é fundamental agredir, é como se uma necessidade vital, da natureza estrangeira ao social e à razão, coloca-se um pneu no pescoço da vítima já semi-consciente, chega-se-lhe petróleo, alguém acende um fósforo. O linchado é queimado vivo, por todo o lado se berra.
É a conclusão sacrifical, a catarse, a purificação, a libertação dos males acumulados, da poluição social. Não importa se a vítima é ou não culpada, o que conta é que ela representa o bode expiatório que deve receber toda a mágoa social acumulada, ela é a peça vicária fundamental.
Os moradores julgam, dessa forma, que o social foi restabelecido, que a identidade foi recuperada, que o mesmo deu, de novo, lugar à diferença, a diferença entre a segurança e a insegurança.
Mas a sua mensagem é polissémica: eles advertem os governantes de que também são capazes de violência e de punição, de que também têm leis alternativas, de que são capazes de reorganizar as suas vidas, de que são capazes de encontrar soluções quando as normais não chegam de onde deviam chegar.
______________________
A reconstituição do cenário linchatório foi feita com uma adaptação da grelha teórica de René Girard:
__Des choses cachées depuis la fondation du monde/Entretiens avec Jean-Michel Oughourlian et Guy Lefort. Paris: Grasset, 1978;__ Le bouc émissaire. Paris: Grasset, 1982.
______________________
Aguardo que comentem o texto, que sugiram, que critiquem, etc.

6 comentários:

Jácome D`Alva disse...

Professor,
a carne viva e queimada no centro do pneu representa afinal o quê?
A catarse cumpre-se com fogo e cheiro a fumo nauseabundo?
Que caminhos percorremos para chegar aqui e quem conduziu o rebanho a este deserto sem esperança?
Quem ou o que comanda a mão que coloca o pneu, espalha a gasolina e acende o fósforo?
A quem entregámos a alma?
Temos futuro ou apenas numeros de subdesenvolvimento para engordar anafados ONGgistas que pintam gráficos evolutivos com o nosso sangue?

Nota:
Acabo de ouvir um relato aterrador de alguem que acabou, ofendido, agredido e humilhado por ter tentado e felizmente conseguido evitar mais um linchamento, este na zona da Machava. Por hoje vem dormir aqui na cidade, pois vozes já o candidataram a substituir na roda do pneu, aquele a quem logrou salvar a vida depositando-o quase morto numa esquadra.

Carlos Serra disse...

As suas perguntas são legítimas, como cidadão não as tenho diferentes. Angustia-me o que relata sobre a tentativa de linchamento na Machava.Mas o relato que ensaiei é produto do sociólogo. Abraço.

Carlos Serra disse...

A pessoa que refere deve estar seriamente traumatizada. Mas sugiro-lhe que, quando a sentir melhor, tente registar o seu depoimento. Esse depoimento é vital. Se estiver disposto a isso, contacte-me depois no CEA. Obrigado.

Anónimo disse...

...por um lado é a angustia e a dor de ver alguém a ser queimado vivo e aos berros, por outro lado é o haver duvidas se o visado cometeu ou não cometeu o crime. Mas por outro lado ficamos sem dó nem piedade por haver a certeza que ali está o ladrão, que ali está o criminoso, que ali está o bandido armado que nos ameaça a cada instante de arma em punho para nos retirar os bens materiais e, em alguns casos até a vida!
A população está cansada! a populaçao está cansada da policia que temos... está cansada porque tem a certeza da passividade, falta de acçao, do deixa andar, da negligencia, do não faz nada, da conivencia, do extorquir dinheiro aos lesados... a populaçao actua e actua da forma mais cruel que existe... pergunto: nós os lesados que somos cruelmente assaltados, assustados, humilhados, traumatizados, baleados, maltratados vamos continuar á espera da acçao da policia?!? Ou será que vamos deixar andar porque Maputo é isto nos dias que correm...

Anónimo disse...

... Carlos Serra continue a alertar, continue na sua visao de sociólogo a chamar a atençao de quem manda na terra que queremos seja tranquila, sem terror e tenha alguma paz!
Um bom dia para si...

Carlos Serra disse...

Sim, continuarei a alertar para estudarmos profundamente o que, muitas vezes,não estudamos nem queremos estudar.