03 outubro 2011

Sobre a qualidade do ensino em Moçambique (15)

"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Avanço na série, mantendo-me no segundo ponto do sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses que carecem de pesquisa.
2. Qualidade e ensino: o problema das definições.  Falei-vos no número anterior da contradição entre a exaltação dos feitos nacionais e/ou partidários e as diferenças sociais encontráveis no confronto estabelecimentos de ensino privados/estabelecimentos públicos. E acrescentei haver ainda uma outra coisa, subtil coisa. Que subtil coisa é? A subtil coisa diz respeito à concepção instrumental e técnicas dos cursos. O que quero dizer com isso? Quero dizer que a ideia fundamental consiste em desteorizar os cursos, em torná-los menos cerebrais, mais práticos, mais primeiros-socorros, menos politizados.
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)

1 comentário:

Salvador Langa disse...

O espírito de Bolonha, lembram-se?