07 outubro 2011

Rebaixadas notas de bancos com interesses em Moçambique

Segundo a Rádio França Internacional, bancos ingleses e portugueses têm as sua notas de risco de crédito rebaixadas pelo Moody's, entre os quais dois bancos portugueses com interesses em Moçambique, designadamente a Caixa Geral de Depósitos, parceira do Banco Comercial e de Investimentos segundo o portal do banco e o Banco Espírito Santo, que, de acordo com o Portal do Governo do nosso país, recentemente, enquanto Banco Espírito Santo África, adquiriu 25,1% do Moza Banco.

3 comentários:

ricardo disse...

Ora la esta. Talvez agora, alguns senhores optimistas comecem a preocupar-se em poupar dinheiro nas instituicoes do Estado...

Mais vale tarde do que nunca!

Anónimo disse...

Bem, a Fitch baixou hoje mesmo o nível de PAÍSES como Espanha e Itália;

Isto de mercados é importante, sem dúvida, mas muito especulativo! O problema está na liquidez, ou seja dos Bancos terem ido demasiada capacidade para criar dinheiro virtual ... era previsível: e grave!

Os nossos Bancos com campanhas de captação de depósitos com taxas a rondar os 20% mostram bem que TÊM sérios problemas de liquidez e que, as empresas que quiserem crédito terão de apresentar sólidas garantias e suportarem taxas de juro acima de 20% ... ou seja: o crédito bancário para pequenas e médias empresas, na prática SECOU!!!

ricardo disse...

Efectivamente. Ha muito que eu suspeitava das famosas "avarias do sistema" sempre que chegassemos ao fim do mes, fins de semana prolongados e ate alguns Congressos...

Era sintomatico. Agora e a confirmacao.