Segundo a Rádio França Internacional, bancos ingleses e portugueses têm as sua notas de risco de crédito rebaixadas pelo Moody's, entre os quais dois bancos portugueses com interesses em Moçambique, designadamente a Caixa Geral de Depósitos, parceira do Banco Comercial e de Investimentos segundo o portal do banco e o Banco Espírito Santo, que, de acordo com o Portal do Governo do nosso país, recentemente, enquanto Banco Espírito Santo África, adquiriu 25,1% do Moza Banco.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Ora la esta. Talvez agora, alguns senhores optimistas comecem a preocupar-se em poupar dinheiro nas instituicoes do Estado...
Mais vale tarde do que nunca!
Bem, a Fitch baixou hoje mesmo o nível de PAÍSES como Espanha e Itália;
Isto de mercados é importante, sem dúvida, mas muito especulativo! O problema está na liquidez, ou seja dos Bancos terem ido demasiada capacidade para criar dinheiro virtual ... era previsível: e grave!
Os nossos Bancos com campanhas de captação de depósitos com taxas a rondar os 20% mostram bem que TÊM sérios problemas de liquidez e que, as empresas que quiserem crédito terão de apresentar sólidas garantias e suportarem taxas de juro acima de 20% ... ou seja: o crédito bancário para pequenas e médias empresas, na prática SECOU!!!
Efectivamente. Ha muito que eu suspeitava das famosas "avarias do sistema" sempre que chegassemos ao fim do mes, fins de semana prolongados e ate alguns Congressos...
Era sintomatico. Agora e a confirmacao.
Enviar um comentário