12 agosto 2011

Primavera inglesa e pensamento da direita

É tão perturbador ler sobre as consequências das manifestações nas cidades inglesas, neste diário referidas (recorde aqui e aqui), quanto saber da surpresa do governo inglês. Membros deste governo, incluindo oficiais da polícia, têm repetidamente afirmado que não havia e não há razões para as manifestações, que tudo se resumiu e se resume à animalidade, à criminalidade pura como que inscrustada nos jovens das ruas por geração espontânea. A nível do foro psiquiátrico, certamente haverá quem resuma tudo à psicopatia ou à mimese pura e simples. Na conclusão, a direita dirá que tudo se resumiu e se resume a um exercício de autopoiese criminal. Enfim, uma neo-Laranja Mecânica.
O pensamento conservador mantém-se inalterável na história, para ele os operários, os jovens, o povo, só têm a seu cargo a gestão dos instintos, o impulso criminal. Por isso precisam ser policiados e reprimidos. A este propósito, Simone de Beauvoir diria que os conservadores se recusam a ver no povo a "significação moral", o "impulso da transcendência humana". Opositores são sempre ressentidos - dirá, convicta, a direita -, invariavelmente movidos pelo ressentimento, pela inveja, pela neurose, pela incompetência, pela criminalidade, em última análise pela enfermidade. Por isso toda uma corrente da psicologia (mas não só) desenvolveu-se no sentido de transformar a mentalidade do oprimido e não o sistema social que o produz, como escreveu Simone. Recorde, de 2008, a minha curta série em três números intitulada Informação-natureza: o pensamento da direita hoje, aqui. E siga a minha série Fio de Ariadne das manifestações mundiais, aqui.
Adenda às 9:16:  “O senhor ficou chocado com  violência vista na noite passada?”, perguntou a jornalista. “De maneira nenhuma. Eu vivo em Londres há 50 anos”, respondeu Howe, “e já passei por diferentes momentos. Mas, ouvindo o meu neto e o meu filho, tinha a certeza de que alguma coisa muito séria poderia acontecer no país” - a propósito das manifestações em Londres, oiça uma entrevista que uma repórter da BBC fez ao escritor e colunista Darcus Howe, 68 anos, oriundo de Trinidad e Tobago, repare na agressividade da jornalista Fiona Armstrong (literalmente acusando Howe de participar nas manifestações) e na irritação de Howe, aqui. Mais tarde, a BBC pediu publicamente desculpas a Howe. Aqui.
Adenda 2 às 9:35: sugiro leia um trabalho sobre as manifestações e o que Paul Watson chamou "cultura doente", aqui. Para traduzir, aqui.

Adenda 3 às 10: entre os indiciados de distúrbios pela polícia, não há apenas jovens desempregados, confira aqui.
Adenda 4 às 11:21: "Os britânicos podem perder o acesso a redes sociais por conta da onda de protestos que ocorre em Londres. O primeiro-ministro, David Camaron, informou que serviços como Twitter e o Blackberry Messenger (BBM) podem ser suspensos por estarem sendo usados pelos desordeiros. As informações são da Reuters." Aqui.

6 comentários:

Muna disse...

É uma lição a ter em conta.

Vale a pena reflectir e não, simplesmente, apodar os manifestantes de vândalos ou arruaceiros.

Este é o século das manifestações. Alguém duvida?

De facto, o povo é que mais ordena.

Zicomo

Salvador Langa disse...

Aqui é quase o único sítio onde podemos encontrar análise.

Anónimo disse...

PROF.
Segundo o jornal editado via fax de hoje David Cameron pondera o que o governo de Guebas fez em Moçambique, ou seja cortar as ligações via sms Twiter Facebook...
a moda esta a pegar.
Lembrar que a Gra-Bretanha opos-se que muitos paises fizessem isso e esta Hein
Mário Lithuri

ricardo disse...

Pois e, faz o que te digo e nao o que (normalmente) faco...

Mas vindo de Cameron, nao espanta. E conservador, oriundo da familia politica da Velha Inglaterra, que sempre promoveu a exclusao racial. Alias, e sempre bom recordar, o Apartheid foi uma invencao inglesa, aproveitada pelos Boers para sua auto-determinacao social, politica e economica.

Outra novidade do dia, e a recepcao por Cameron de um especialista norte-americano de combate a delinquencia urbana, com provas dadas nos disturbios de Los Angeles (Rodney King) para aconselhar a Scotland Yard a controlar futuras turbas furiosas. Mas tudo afinal poderia ser resumido numa declaracao feita por velho Ingles, pobre, dos seus 75 anos, a reporter da RTP hoje: "...os jovens tem andado muito desapontados. Sendo certo que estao de ferias e desocupados. O Governo (Cameron), esse anda de ferias ha muito tempo..."

E mais nao disse.

P.S. Miraculosamente, as Bolsas voltaram a ficar estaveis de repente. Cabe na cabeca de alguem uma economia financeira internacional estabilizar em 24 horas? Perguntem aos EUA.

Paulo disse...

Diz-me o que pensas e como pune, dir-te-ei quem és.

BMatsombe disse...

"Eles" não são..."nós".