22 agosto 2011

Líbia

Pode acontecer que nas próximas horas a Líbia tenha um novo rosto político, depois que opositores entraram em Tripoli. Espero que os Líbios possam evitar a vingança e o ajuste de contas.

7 comentários:

Salvador Langa disse...

Infelizmente não sou optimista Professor, já há precedentes graves, em qualquer guerra pequena ou grande há desagravos e nessa altura é lei de talião que corres nas veias. Já viu como os opositores são tratados por "cães" e "ratos" pelo regime de Cadafi?

Tomás Queface disse...

As marcas dos seis meses de guerra civíl ficarão sicatrizadas por muito tempo. Muita coisa aconteceu, muito coisa mudou. Como em todas guerras, mortes, feridos, destruições e a separação. Se um dia os libíos foram unidos, ninguém sabe o que será das centenas de tribos que por lá existem. Esta não é uma vitória de um grupo de homens armados revoltosos. É uma vitória de um todo sistema que de certo vai implantar o que não havia a quarenta e dois anos atrás na Líbia: 'o free-market', 'privatisation of oil companies' e tudo quanto existe numa democracia. O sonho de 'Estados Unidos de Africa' vai se desmoronando. Este é o principio da recolonização. E temos o previlêgio de ver em Directo.

Xiluva/SARA disse...

Que Deus proteja o povo da líbia.

nachingweya disse...

Fecha-se o Livro Verde.
Esperemos que não se reedite o Iraque.

ricardo disse...

Encerrada a questao libia, prevejo novos desenvolvimentos na Siria e no Corno de Africa. Como denominador comum: ONU!!!

No resto do mundo, as posicoes reforcam-se. As aliancas renovam-se. Por exemplo, Kim-Jong-Il, viajando no seu comboio blindado, visita a Russia actualmente. A China decidiu aplicar 16 milhoes de euros em ajuda humanitaria no Corno de Africa, superando todas as ofertas. Mas tao logo respirava de alivio, e ja Erdogan, PM turco, fazia uma visita inedita aos campos de refugiados na Somalia (!), prometendo reunir 145 milhoes de euros para ajuda humanitaria aquele pais.

Mas afinal, qual e a relacao que se pode estabelecer entre o que acontece em Damasco e Mogadiscio, respectivamente? Sera o Sudao do Sul a resposta?!

Liguem o adivinhometro s.f.f...

Tomás Queface disse...

Nunca houveram tantas mentiras propagadas pelos medias como neste conflito. Khamis Gaddafi, filho do ditador, já foi alegadamente morto por duas vezes, mas num video provou o contrário. No inicio, a imprensa divulgava rumores que .Gaddafi havia abandonado o país para Venezuela, Tchade, Zimbabwe, etc. Desde domingo afirma-se que Saif al-Islam, filho mais velho do coronel e mais dois foram capturados. E o TPI confirmou a detenção de Saif. Mas o mesmo apareceu para provar que não passavam de fantasia. Agora fico em dúvida com relação a todo relato que vem da Líbia através dos mass media. Há pouca veracidade nas suas certezas..

nachingweya disse...

Com o fim da guerra fria a NATO corria o risco de tornar-se em um elefante branco. Mas com os biscates de controlo de zonas de exclusao aerea volta a ser viavel. Fundamental ate para a incontornavel recolonizaçao do continente africano.
Por este andar em breve havera uma especie de Conferencia de Berlim para partilha dos recursos naturais de Africa.
Entre nos ate ja estamos a dar uma ajudinha atraves das mineradoras, hidrocarbonetos e, mais recentemente, atraves da concessao de 6 milhoes de hectares. Chamamos-lhe investimento extractivo directo estrangeiro.
A queda de Kadafi prova que a Uniao Africana e um molusco. Invertebrada.
Estamos lixados meus camaradas.