27 agosto 2011

Romance em curso

Lentamente, escrevo o romance, primeiro capítulo terminado. Singular transferência esta, da análise de colectivos para vivências de personagens. Tento, a cada linha, sentir cada personagem, como se cada uma realmente existisse, como se cada uma fosse bem mais do que um tipo, do que um modelo, do que um pretexto. E tento domesticar o método de narração. Não estou certo de que esteja a fazer as coisas bem, mas faço-as, tenho tempo, vou devagar. Enfim.

4 comentários:

Salvador Langa disse...

Força Estimado Professor, estamos juntos, continue sempre jovem.

Muna disse...

Quando é que sai o romance?

Afora isso, penso que já é altura própria do Professor criar um "Centro de Documentação Carlos Serra".

Ou vai preferir, tal como fazem os sacerdotes, não publicar as suas homilias históricas e sociológicas para o acesso de TODOS? Isto porque o Diário de um Sociólogo não é lido na minha povoação, lùa para as bandas de Cassakatiza, Macanga, Fingoé, Zumbo, Furancungo, etc.

Zicomo

ricardo disse...

Parece-me que o bichinho da literatura lhe bateu mesmo a porta. Quando a V. vida comecar a perturbada por uma das personagens, ao ponto dela se confundir com o quotidiano, e sinal que, e tempo de iniciar um capitulo, ou terminar o livro.

Assim dizem os entendidos no assunto.

Tem piada, mas tambem, por causa dos textos que ja publico desde 1990 na imprensa, andam a encorajar-me a escrever um romance. Acho prematuro. Gosto mais de Cronicar, opinando, ou vice-versa. Mas a ter que escrever, seria algo parecido com o que Pepetela faz, conheco muitas historias tragicomicas, nao consigo e romancea-las...

Forca Professor!

Xiluva/SARA disse...

Bravo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!