"Não é a seca, mas sim a especulação financeira nas bolsas a causa mais profunda do drama humanitário existente hoje no Chifre da África, em especial na Somália. A análise é do professor Ladislau Dowbor, (...) um especialista em questões africanas e desenvolvimento econômico." Aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Eu sempre o disse aqui:
http://livrepensadormoz.blogspot.com/2011/04/amago-da-questao.html
Mas como sou um Anonimo Livre Pensador, e nao um consultor super-PHD, de catedra feita, escrevi para o boneco...
Que macada.
Prof,
Que tal se for a fome que esta a afectar o funcionamento normal das bolsas de valor? Eu sempre achei que o sentido de ca para la, explicava melhor a crise. Ha uma tendencia global para nao analisar nesta perspectiva. Talvez tenha que escrever um artigo extenso a defender esta teoria, que mesmo o Banco Mundial e FMI nunca pararam para pensarm nesta hipotese. Talvez a solucao para a crise resida aqui. Quem sabe?
Enviar um comentário