30 agosto 2011

África do Sul, ANC, Zuma e Malema

Manifestações na África do sul, um eventual teste para a coesão do ANC e para a sobrevivência política do presidente Jacob Zuma face ao aparente ganho de popularidade do presidente da ala juvenil do partido, Julius Malema, entretanto a contas com um processo disciplinar. Confira aquiaqui e aqui. Para traduzir, aqui.

2 comentários:

Muna disse...

O problema sócio-político da África do Sul, sempre o disse aqui neste diário, é demasiadamente sério e preocupante. A realidade nas RAS é camuflada sobretudo pelo progresso que o país regista. Até um dia!!!

O Zuma sempre demonstrou, como político, ser um dirigente fraco. Nunca me convenceu o contrário. Portanto, "fraco rei faz fraca a forte gente".

Então, como é que um fraco político chega à presidente de uma nação? Simples:

1. Ou Deus tinha apanhado uma soneca e os diabos deixaram passar o fraco político;

2. Ou a estrutura montada quis que estivesse no trono um indivíduo com fortes bases nas tribos, mas politicamente aselha;

3. Ou a roleta da sorte determinara que tinha chegado a sua vez de reinar. Acontece muito em política.

A propósito David Aloni dizia, "óh, 'Muna' o que tu pensas que é a política? Quem era José Sócrates há 10 anos atrás? A política premeia, a política surpreende". Estávamos em Dezembro de 2007, creio.

Por outro lado, eu não me esqueço das palavras que alguém atribuiu à Mário Machungo, actual PCA do BIM, que dizia mais ou menos o seguinte: "um cágado nunca soube em árvores, se vires um, é porque alguém o colocou lá. Para não se aleijar na queda, prepare uma rede"...

Quanto ao Malema, penso que anda com força de soda, ocupa-se de insultos para atrair popularidade, esquece-se de que o Mundo não é África do Sul, quando chegar ao poder verá que nem sempre o querer é poder. Temos muitos exemplos disso.

"A gula excessiva pode matar o próximo apetite e decretar falência onde havia promessa", dizia o poeta anónimo.

Boa tarde e zicomo

Paulo disse...

Um populista que sabe explorar os lados fracos da governação do ANC e tirar partidos dos anseios deuma certa juventude sem meios.