25 agosto 2011

Diabolização

Permitam-me sugerir a leitura de três textos referentes à diabolização do Outro (tema frequente neste diário), aqui, aqui e aqui.
Nota: falta ainda fazer no nosso país um estudo dos processos de diabolização do Outro - do (s) adversários - a dois níveis: espontâneo, académico e institucional. Em meu entender, campo importante nesse estudo é o processo político de transferência para o (s ) adversário (s) da propriedade absoluta do mal, do caos, da irresponsabilidade, da incapacidade e da violência primordial. Não menos importante é saber - como propõe o teólogo Luiz Saião, de forma figurada, num dos textos acima referidos - até que ponto diabolizar não corresponde ao escamoteamento do "nosso próprio pecado". Jornais digitais, redes sociais e blogues são, entre outros, excelentes laboratórios de trabalho.

4 comentários:

Tomás Queface disse...

Um exemplo prático é a pagina dedicada a política no Jornal Notícias. Quando o assunto é o presidente Dlhakama ou seu partido, fica se já saber que trata-se de uma crítica ferroz, na qual pode se ver críticas negatívas vindas de vários quadrantes: académicos, cidadãos, religiosos, partidos da oposição, etc. E já está a ser uma tradição, para além de o próprio jornal demostrar ser um instrumento político.

Anónimo disse...

Contribuindo...
http://carlosbarros666.files.wordpress.com/2010/11/os-novos-fundamentalismos.pdf

Salvador Langa disse...

Há sítios que só têm a missão de criar diabos.

Xiluva/SARA disse...

O Salvador costuma dizer "ora aqui está"...eheheheheheheh!!!!