A política é uma guerra sem derramamento de sangue; a guerra, uma política com derramamento de sangue (Mao Tse Tung)
Um pouco mais da série, sempre trabalhando com hipóteses num terreno temático pleno de intensos investimentos morais, pessoais e colectivos.
Prossigo no sexto número do sumário, a saber: o conflito enquanto campo de socialização política, tendo em conta a primeira das três preposições indicadas no número anterior, a saber: quanto mais intenso for o conflito político, mais intensa é a busca de coesão interna nos partidos.
Uma ideia eventualmente perturbadora: um partido que aspire a manter o monopólio do Estado fica satisfeito - tenha disso consciência ou não - quando tem de fazer frente a um adversário ou a vários adversários de vulto. Quanto mais decisiva for a luta a esse nível, mais esforços fará para assegurar e robustecer a coesão interna, tapando brechas, projectando sistematicamente no (s) adversário (s) as causas dos males sociais e eliminando quaisquer propostas que este (s) faça (m) para participar no ou para melhorar o funcionamento do Estado. O procedimento do (s) adversário (s) não será, na essência, diferente. Porém, há diferenças que importa ter em conta.
Prossigo mais tarde. Sobre Clausewitz, confira aqui.
Um pouco mais da série, sempre trabalhando com hipóteses num terreno temático pleno de intensos investimentos morais, pessoais e colectivos.
Prossigo no sexto número do sumário, a saber: o conflito enquanto campo de socialização política, tendo em conta a primeira das três preposições indicadas no número anterior, a saber: quanto mais intenso for o conflito político, mais intensa é a busca de coesão interna nos partidos.
Uma ideia eventualmente perturbadora: um partido que aspire a manter o monopólio do Estado fica satisfeito - tenha disso consciência ou não - quando tem de fazer frente a um adversário ou a vários adversários de vulto. Quanto mais decisiva for a luta a esse nível, mais esforços fará para assegurar e robustecer a coesão interna, tapando brechas, projectando sistematicamente no (s) adversário (s) as causas dos males sociais e eliminando quaisquer propostas que este (s) faça (m) para participar no ou para melhorar o funcionamento do Estado. O procedimento do (s) adversário (s) não será, na essência, diferente. Porém, há diferenças que importa ter em conta.
Prossigo mais tarde. Sobre Clausewitz, confira aqui.
(continua)
Nota: pode acontecer que eu modifique algo no texto.
1 comentário:
Ora aqui está a maneira de ir mais longe nas análises. Regra geral o Dhlakama é metido no caixilho da pura malandrice e da sede de violência.
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