03 maio 2009

A leitura que a "Jeune Afrique" fez de Guebuza


A conhecida Jeune Afrique organizou em Janeiro um dossier dos presidentes candidatos à reeleição. Eis o que deixou registado sobre Armando Guebuza, o quarto na lista, em tradução minha:
"Armando Guebuza, Presidente de Moçambique, 65 anos.
À semelhança do seu homólogo angolano, o sucessor de Joaquim Chissano à cabeça do Estado moçambicano não deverá encontrar muitas dificuldades para se fazer reeleger em 2009. Tanto mais que a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder), que ele dirige desde 2002, obteve uma vitória esmagadora nas últimas eleições municipais de Novembro (42 municípios em 43). Todavia, a governação de "negócios" de Guebuza e da rede de fiéis que montou desde a sua eleição em 2004 é muito criticada. Primeiro, pelos financiadores de Moçambique, que mantêm por outro lado excelentes relações com a primeira-ministra, Luisa Diogo. Depois, pelo clã Chissano, que tem tentado aproximar-se dos partidários de Graça Machel (esposa de Nelson Mandela) no seio da Frelimo. Para manter em respeito estas oposições internas e estas veleidades de reagrupamento ao mesmo tempo que respondendo aos financiadores, Guebuza desencadeou no fim de Setembro de 2008 uma campanha anticorrupção, a qual poderá ampliar-se e constituir o ferro de lança da sua campanha em 2009."
Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência.

10 comentários:

Anónimo disse...

Hipotese, Pensamento, O Campo de Todas as Possibelidades.

Graca Machel, Magid Osman e outros Antigos e experientes governantes que ainda detem prestigio e respeito, tem opurtunidade de fazer a diferenca.

Serao de certa maneira, considerados pelos jovens como uma ala frelimista nao corrupta, buscando os jovens nessa ala, o reforco do factor experiencia para um possivel governo POS-GUEBUZA.

enquanto isso, a ALA CHISSANO podera encontrar em GUEBUZA, a possibelidade de sair limpinho do desastre que representou a FRELIMO-GOVERNO nos ultimos 20 anos.

e entao GUEBUZA, encurralado, com as duas frentes de combate e a retaguarda desguarnecida, devera precionar o seu governo a responder. devera levar alguns dos seus descipulos a ver o sol aos quadradinhos para garantir alguma credibelidade pessoal.

ai, podera efectivamente criar um desconforto dentro da sua propria ala, ficando irremidiavelmente isolado.

decisao passara efectivamente pelo voto popular a 28 de outubro. a juventude mostra vontade de mudanca, reconhece Graca Machel, e precisa de desenvolver.

a nivel de financiamento, os doadores apertam o cerco, impondo novas regras de jogo.

as empresas publicas ja em defice, deverao ser as unicas fontes de financiamento da FRELIMO de GUEBUZA. ou alternativa serao os descipulos de GUEBUZA a investirem nas eleicoes apartir do proprio bolso, sem garantias de retorno, algo pouco habitual para quem se habituou a retornos sem investimento.

Hipotese, Pensamento, O Campo de Todas as Possibelidades.

Xicoxa disse...

Quanto a mim ta mais do que claro que Guebuza e a sua Frelimo renovaram o mandato em 2009. Mas uma vez nem Dkacas nem o Raul domingos e muito menos o Puto Deviz o consiguiram travar.
Quanto a outra ala a da Graca Machel estou cada vez m convicto de que esta sera a sucessora da era pois guebas enganam -se os que pensam que o Movimento do Deviz chegara ao poder nos proximos anos.

Muta utwa Munho

Xicoxa

Anónimo disse...

Parece-me a mim que o sucessor de Guebuza é a sua mulher que já anda a fazer campanha antecipada!

Anónimo disse...

Que a frelimo e Guebuza irão ganhar as proximas eleições penso que poucos duvidam.
Quanto a questão das alas, graça, Chissano etc julgo que não passam de rumores. Na Frelimo como em todo o lado ha divergencia de opinião mas no fundo eles são unidos, organizados e conseguem superar as diferenças para salvagurdar o INTERESSE comum.
A vitória previsível de Guebuza e da frelimo é por um lado, fruto da boa organização que este partido tem, da sua grande capacidade financeira comparada aos restantes partidos , mas devemos considerar tambem o pouco espiríto democrático que a cúpula da Frelimo demonstra ao tentar a todo o custo ostracizar todos aqueles que não ostentam o cartao do partido, menosprezar a oposição, tentar a todo o custo ( muitas vezes usando uma linguagem pouco cavalheiresca)considerar a oposiçaõ como antipatriótica, etc etc. O Pais precisa de uma oposição credível e forte para a Frelimo tambem crescer em decorrencia da sã conocrrencia pelo poder.

Sensualidades disse...

politica,, comeco a duvidar da sua utilidade

Jokas

Paula

Anónimo disse...

É, de facto, gratificante e prestigiante para o país, quando um filho seu é reconhecido internacionalmente. Que venha vários prémios. Ainda aguardo pelo prémio ereconhecimento de quem de direito devia dar ao povo moçambicano por estar a aguentar as mais duras hecatombes da vida.

Anónimo disse...

Usar linguagem pouco ou nada cavalheresca!
Faz parte da cultura da Frelimo.
Basta ver como o porta voz da frelimo Edson Macucua, o que diz quando abre a boca,
a expressao do xicoxa é um exemplo a tratar o Davis Simango em Puto

Em politca! nada é decisivo!
Aguardemos o 28 Outubro!

Voz da Democracia

Joaqum Macanguisse disse...

pelo que ja vez e mesmo pela sua idade o Deviz nao merece ser chamado de puto.se as instituicoes de estatistica nao fosse da frelimo ,qualquer tentativa de avaliar a popularidade dos politicos Mocambicanos claramenete que deves esta entre os 5 politicos mais polulares do pais .geralmente chama-se de puto aquem nos é mais novo ou se calhar menos activo .mesmo que xicoxa seja Edson Macuacua acho que nao alcança o nivel politico de Deviz .

so olhando para beira deviz teve que concorrer com um grupo composto por ( Bulha ,Chipande ,Edson )e nao somente bulha como se tem tido ,mais conseguiu ganhar folgadamente

Reflectindo disse...

Jeune Afrique fez os seus prognósticos o que é bom. É pena que aqui na terra não se faca algo semelhante. Mas lembremo-nos que em Mocambique têm havido surpresas nessas questões de eleicões. Em 1994 o resultado obtido pela Renamo surpreendeu sobretudo à comunidade internacional, que minimizando-se, chamou-se de voto pela paz, que os eleitores que votaram pela Renamo foi por medo.

Nas eleicões de 1999 a surpresa comecou no período da campanha o que obrigou Chissano a mudar da estratégia. A Renamo arrebatou seis dos onze círculos eleitorais. Ainda tenho DÚVIDAS se nas presidenciais quem havia vencido pelos votos era Chissano ou Dhlakama.

Nas eleicões de 2004 e sobretudo a vitória folgada da Frelimo e Guebuza foi também uma surpresa. Muitos incluindo a membros destacados da Frelimo já não acreditavam naqueles resultados. E os mais atenciosos sabem e concluiram que resultados eleitorais (reais) em Mocambique, não se antecipam e a Renamo e Afonso Dhlakama havia antecipado. Não se organizou e foi tarde à campanha e Afonso Dhlakama dizia não precisar de fazer campanha. Muitos membros destacados da Renamo-UE não fizeram campanha nenhuma.

A participacão eleitoral das últimas autárquicas não se previam que atingisse ao nível que atingiu...

A vitória de Daviz Simango na Beira foi também uma surpresa para muitos que não acreditava num candidato independente dos dois partidos guerrilheiros. Isso discutímos muito aqui no Diário de um sociólogo. Querendo-se que se faca a revisão dos temas de Setembro último.

Concordo que uma das coisas que vale a pena à Frelimo é nunca desistir, mas fazer tudo por tudo para o seu sucesso, mesmo que use meios ilegais como a funcão pública. Mas também, ela teve uma oposicão (a Renamo) que não trabalhou com seriedade.

Entretanto, o terreno em Mocambique é muito fértil, dependendo de um trabalho árduo e sério da oposicão para que a tal vitória não seja pelo menos do tipo de Angola.

Do resto o tal Xicoxa já é bem conhecido, para além de falar apenas dos seus desejos é do grupo da tendência de discursos insultuosos em nome da Frelimo.

xicoxa disse...

Caros Compratriotas,

Fiz apenas uma analise do contexto politico actual e é CLARO que a Frelimo Vencera sem margens pra duvidas.
Quanto ao Puto Deviz, é claro que é puto comparado ao gigante GUEBAS quer em idade quer em experiencia politica nao nos esquecamos que Guebas ja combatia nas matas quando o deviz nem se quer havia nascido e a sua frelimo é uma verdedeira montanha comparado ao MDM. nao podemos de modo nenhum cair na elusao de que o deviz pode fazer frente a frelimo/Guebas por tudo o que ela representou , representa e representara pra os mocambicanos.
Nao nos esquecamos que o reverendo Simango por sinal pai do Deviz na altura que m parece ter estado m bem posicionado nao consiguiu fazer frente a Frelimo e pelo que sei esta é a mesma frelimo.
E nao creio que ela de espaco ao minino pra consiguir seja o que for.

Nota Nao sou Edson Macuacua


xicoxa