01 abril 2007

Carta para o Senhor Presidente do Conselho Municipal da cidade da Beira, Eng.º Devis Simango



Senhor Presidente
Permita-me importuná-lo face ao problema descrito mais abaixo, neste modesto portal, problema que tem a ver com a extracção de areias na praia e nas dunas da cidade de que o Engº é digno edil. Problema acompanhado de duas inquietantes fotografias da Beira vista por satélite via Google Earth.
Sabe que, por razões que só aos deuses e aos espíritos dizem respeito, no século XIX a capital de Sofala provavelmente estaria para os lados de Manica, lá por onde andaram os garimpeiros à procura de ouro e por lá abriram casas, ruelas e tabernas um pouco como na origem das cidades americanas.
Como o ouro não surgisse à medida da sua desmedida sonhadeira, os aventureiros acabaram por abandonar os sonhos nas altas terras maniquenses e muitos fixaram-se abaixo do nível do mar. Aí, na Beira, Presidente. E por isso nasceu a Beira, terra do Aruângua, irmã do Chiveve.
Veja lá, então, que podíamos estar bem acima do nível do mar. Mas não estamos nem poderemos estar.
Presidente: estar abaixo do nível do mar já é coisa ruim. Mas correr o risco de ficar mais abaixo para sempre, é simplesmente penoso.
A partir deste modesto rincão de net e pela net, sugiro-lhe, Presidente, que mande imediatamente suster a extracção das areias na praia e nas dunas da Beira. E sugiro-lhe ainda que ordene a discussão do tema na Assembleia Municipal.
Este portal está à sua inteira disposição para uma eventual resposta.
Receba, Eng.º Simango, os meus mais respeitosos cumprimentos.

Carlos Serra
Centro de Estudos Africanos
Universidade Eduardo Mondlane

Sem comentários: