10 outubro 2011

Sobre a qualidade do ensino em Moçambique (17)

"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Avanço na série, passando, agora, para o terceiro ponto do sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses que carecem de pesquisa.
3. Representações tradicionais sobre ensino e sobre qualidade do ensino.  Esforcei-me por mostrar quão difícil é definir qualidade e ensino. Vou permitir-me abandonar esse ponto e entrar nas representações que temos sobre ensino e sobre qualidade do ensino. Através dos jornais e do bula bula de esquina, podemos aperceber-nos de algumas crenças fortes e recorrentes no comum de nós.
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)

4 comentários:

Salvador Langa disse...

Os alunos mal sabem ler - o que mais se ouve.

TaCuba disse...

Mas o problema é real, não sabem mesmo ler, até nas universidades.

Xiluva/SARA disse...

Ora ora, é o "encino"...

ricardo disse...

Quem nao sabe ler, muito menos escrever sabera. Estou a recordar-me de uma aluna do 3o ano de Psicologia de uma das nossas Faculdades, que reclamou da negativa do Professor, porque este tinham corrigidos erros de ortografia (para alem dos outros e claro). E que aquela futura candidata a doutora escrevera o teste literalmente em "SMSgues". Ou seja, nao havia diferenca entre aquilo e o que normalmente escrevemos nos telemoveis...

Beeeeem!...