16 agosto 2011

E se os Moçambicanos fossem Chineses? (4)

"Espere o melhor, prepare-se para o pior e receba o que vier." (provérbio chinês)
O segundo ponto do sumário que vos propus, sobre estereótipos.
O estereótipo é a imagem distorcida de uma pessoa, de um grupo ou de um fenómeno, tão mais forte e sistemática quanto mais forte e sistemática for a interacção e, especialmente, a luta entre grupos por acesso a recursos fundamentais.
Exemplos de fórmulas estereotipadas: os xingondos são atrasados, as mulheres são fracas, os Zambezianos são baixinhos, os Chineses são servis, os Franceses são individualistas, a Frelimo é o partido dos comunistas, a Renamo é o partido dos bandidos armados, etc.
(continua)
Leitura recomendada: Feijó, João, Relações sino-moçambicanas em contexto laboral - uma análise de empresas em Maputo, in Serra, Carlos, A construção social do Outro, Perspectivas cruzadas sobre estrangeiros e Moçambicanos. Maputo: Imprensa Universitária, 2010, pp. 225-296.

1 comentário:

Anónimo disse...

CANAL de MOÇAMBIQUE
TERÇA, 16 AGOSTO 2011 04:55

Apanhado a receber “suborno” de chineses. Detido chefe da Auditoria das Alfândegas em Sofala

Maputo (Canalmoz) - Está desde ontem, segunda-feira, detido o chefe da Divisão da Auditoria e Fiscalização das Alfândegas na província de Sofala, Elias Massango, por alegada corrupção. Aquele funcionário sénior da Autoridade Tributária (AT) terá sido surpreendido em flagrante a receber dinheiro de cidadãos chineses, como suborno.
Continuar...