Com o título em epígrafe, uma recolha documental consultável no Mozambique History Net, portal regularmente referido neste diário, pertença do historiador Colin Darch, aqui. Para traduzir, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
História guardada é história recordada.
Ora ca esta um material de importancia inestimavel...
Por exemplo, olhando para este excerto da revista TEMPO de 1970: http://www.mozambiquehistory.net/economy/conditions/19700920_economy_in_60s.pdf
Tao obvio. Tao lapidar, que ate se nos adivinham os pensamentos. Fica ate a impressao que acabamos de LER o ultimo relatorio dos do FMI e do Banco Mundial para Mocambique...E o que eu digo. Encontramos muitas mais respostas para o presente conhecendo a nossa Historia, do que com mestrados e doutoramentos em Harvard ou Minnesota!
Enviar um comentário