01 agosto 2011

Ainda sobre a detenção de Azagaia

Recorde neste diário aqui, leia o "Notícias" aqui, a "Rádio Moçambique" citando o "Notícias" aqui, a primeira página do "O País" aqui e o "Canal de Moçambique" com dois textos aqui e aqui (e um texto sobre soruma aqui). O "O País" escreveu que o músico deverá ser presente hoje a um juiz de instrução e que o defensor de Azagaia deverá ser Salvador Nkamate. Sobre este advogado, da Liga dos Direitos Humanos, confira aqui e aqui.
Adenda às 14:48: Azagaia foi libertado.

11 comentários:

Salvador Langa disse...

Estou à espera de saber como foi ele detido, em que circunstâncias.

Xiluva/SARA disse...

Uauuuuuuu!!!! Libertado!!! Prevaleceu o bom senso.

izumoussufo disse...

O Langa tem mesmo razão, precisa se saber porquê e como ele foi detido, esta é história de saber.

Paulo disse...

Onde posso encontrar clips dele?

Anónimo disse...

http://www.myspace.com/azagaiamzcotonete

BMatsombe disse...

Um emblema de muitos jovens aqui em Angola e especialmente em Luanda.

Tomás Queface disse...

Não podemos tirar nenhuma conclusão, a história em si é muito vaga e não trás pontos de análise. Não seria sensato afirmar que Azagaia caiu numa armadilha da Frelimo, embora possa ser um hipótese que precisa e muito ser sustentada.É do conhecimento de todos que o musíco é corajoso até ao ponto de abordar acerca de assuntos sensíveis, mas se realmente ele estivesse na posse de drogas e isso se provasse, iríamos condenar a atitude do músico ou ignorávamos o facto em virtude das suas acções como músico?

Tomás Queface disse...

'O Azagaia foi libertado' ou 'o Azagaia foi liberto'? Uma dúvida: http://www.flip.pt/language/en-US/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/727.aspx

João Feijó disse...

O conceito de droga refere-se a todas as substâncias que, através de processos químicos, produzem alterações nos sentidos. Estamos assim a falar de chá, heroína, tabaco, café, cocaína, soruma etc.

A ilegalização de determinadas drogas constitui um processo socialmente construído, muitas vezes sujeito a pressões de grupos económicos. Muitos argumentam que o álcool (tão livremente vendido e consumido em tantos países) tem gerado bem mais problemas sociais (violência, vandalismo, acidentes de viação, acidentes de trabalho, forte dependência, destruição de famílias, doenças hepáticas, etc.) do que por exemplo a soruma (que nem provoca dependência).

Porque será que a produção, venda e consumo de álcool é legal e a de soruma ilegal?

Paulo disse...

Não pode excluir-se que o cantor estivesse na posse de uma pequena quantidade de cannabis.

João Feijó disse...

Paulo, e se tivesse uma pequena quantidade de cannabis?

Sinceramente não percebo porque é que em tantos países se pode circular com 50 garrafas de vodka na mala do carro mas já não se pode ter duas folhinhas de cannabis, sob risco de dormir na prisão.