Cheguei cedo ao Centro de Exames Médicos neste chuvoso dia na cidade de Maputo, para obter um certificado de aptidão física e poder renovar a minha carta de condução. Todos bichados e, depois, sentados, a funcionária fez a chamada à hora, gentil, atenciosa, pronta a encaminhar pessoas, a tirar-lhes dúvidas. Depois chegou a médica, gentil, cumprimentadora, aconselhando, perguntando, pedindo compreensão face àqueles que, por razões várias, da idade à deficiência física, tinham precedência no atendimento. Tudo feito com profissionalismo e carinho num ambiente asseado. Muitos parabéns a todos, um especial cumprimento à Dra Eulália Costa, especialista em Saúde Pública.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
'E sempre agradavel saber que em Mocambique existe gente que faz o seu trabalho com Gosto.
Postar boas notícias é tão importante e alentador quanto saber das mazelas sociais. Todos os bons profissionais merecem ser lembrados!
Meus cumprimentos, prof.!
Paulo; Brasil
Oque foi aqui descrito não devia ser uma excepção, algo tão inédito e especial que até merecesse obrigatoriamente uma postagem. Tenho para mim que devia ser a regra das várias instituições de Moçambique. Por isso me alegro que seja assim no CEM mas me entristeço que o CEM seja caso raro de bom atendimento
Há gente cuja profissão pauta pela generosidade humana. Fico feliz.
Zicomo
Enviar um comentário