Mudança climática, menos água para a produção de alimentos na África Austral, conflitos exacerbados: um cenário possível nas próximas duas décadas, tomando o Rio Limpopo como exemplo. Confira aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
O proximo conflito mundial sera determinado pela posse de agua potavel. Mocambique esta em desvantagem porque e um pais a jusante, nao obstante os imensos cursos de agua que lhe atravessam.
As nossas relacoes com a RSA e Zimbabwe tem sido negativamente marcadas por isso. Eis porque o Lago Niassa e absolutamente estrategico. Eis porque a provincia do Niassa tem o maior potencial economico de Mocambique.
P.S.
E por falar em agua. E o CROCODILO que parou a portagem da Matola por 4 horas ontem, desaparecendo no pantanal (Bairro Magude) sem deixar rasto, ja tem fotos do animal?
Consta que os agentes da PRM tiveram medo de disparar contra o animal, preferindo a chegada dos bombeiros. Perderam-se 4 horas em peripecias tragicomicas...
Assunto de primordial importância.
Vital, estratégico, e que não admite deixa-andarismos.
Caro Ricardo,
A proposito do crocodilo. Acho que fizeram bem em nao disparar. Para que disparar contra o animal se ele nao matou ninguem? Acho que eh preciso acabar com essa mentalidade de sair atirando para tudo que eh animal selvagem que invade o habitat humano... Se for possivel remove-lo sem machuca-lo que assim seja...
abs
Enviar um comentário