22 janeiro 2010

Dhlakama não foi

Acabei de ser informado de que o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama (na imagem), não foi hoje ao almoço para o qual ele e Deviz Simango, presidente do MDM (que foi, com sua esposa), tinham sido convidados pelo presidente da Frelimo e da República, Armando Guebuza.
Adenda às 19:17: haverá que nos interrogar sobre por que razão ou sobre por que razões os construtivos que se dizem continuadamente da oposição não foram convidados, designadamente o Homo Sibindycus (imagino no quanto ele se esmeraria com o seu guarda-roupa de capulanas e turbantes e com seu cajado real), o Homo Maboticus e o Homo Massangus. Certamente estão muito aborrecidos.
Adenda 2 às 21:11: um jornalista mandou-me uma mensagem dizendo que Guebuza manteve uma prática iniciada em 2005, quando convidou os quatro candidatos presidenciais derrotados. Agora convidou os dois derrotados.

13 comentários:

Antonia disse...

Olha professor, esta atitude do lider da Renamo ja era de esperar pois este homem sempre foi um ausente em varias cermonias importantes para o pais, que seria uma oportunidade para mostrar que a oposicao existe neste pais.

Clemente Intsamuele

Anónimo disse...

Esta atitude do Lider da Renamo nao espanta a niguem! Ja era de esperar a luz dos varios eventos por si gazetados!

Por isso....

Fijamo - Quelimane

umBhalane disse...

Lamentável.

Anónimo disse...

Olhem!
Eu penso ao contrario!
O Presidente da Renamo fez bem nao comparecer!
Nao sou a favor da auto exclusão!
Mas....

Considerando como todo o processo eleitoral decorreu desde príncipio até ao fim; sujo , porco e condenável!

A sujeira e injustiças cometidas pela CNE E CC, desfavoredendo toda a oposição. O MDM e a Renamo, foram os mais prejudicados

Quebuza apenas ganhou com dois milhoes e tal de votos, a maioria do povo inscrito,absteve-se e não votou nele.
Náo ganhou com uma maioria expressiva olhando para o global !
Não tem a "legitimidade" do povo Moçambicano.

Parabens Presidente da Renamo, valeu como protesto!
Foi justa a sua decisão desta vez.
Com respeito e direito as diferenças. é assim em democracia

umBhalane disse...

Ganhou Deviz.

É preciso tratar imediatamente das fichas de inscrição no MDM - reforçar os stocks.

Vão esgotar, se não andarem depressa.

À atenção da logística do MDM.

BMatsombe disse...

A aranha convida a formiga para um almoço, a formiga não tem o Estado do seu lado. Claro que a formiga ganhou...ficar para sempre na teia. Devia ter bué cultura de Estado.

ricardo disse...

Desconhecendo se o almoco foi para temperar o galo com piri-piri fresco, sobrou saber se a perdiz vai ser marinada com whisky...

Quer para o MDM, como para a FRELIMO, creio que foi bom ter-se feito presente. Em politica, o adversario estuda-se com os olhos. Como ele se senta. Como ele entoa a sua voz. Como ele gesticula, tudo isso sao aspectos mais importantes do que as palavras de ocasiao.

Por experiencia propria, tenho "lido" melhor as intencoes dos meus interlocutores pelos seus gestos do que pelas suas palavras, que por norma, nunca memorizo. E nunca me enganei ate hoje. Acreditem, sabe-se mais com um aperto de mao, do que com um acordo de 20 pontos. Consequentemente, consegue-se mais num almoco, do que numa sessao parlamentar de 45 dias.

Por isso, e que lideres como Raul Castro, Jose Eduardo dos Santos e Cia, normalmente nao permitem ser fotografados de qualquer maneira. So em poses estudadas por psicologos sociais. Sendo que, alguns, como Markus Wolf (ex-Stasi), viveram dezenas de anos no anonimato, mesmo ocupando cargos de relevo nos seus paises.

Se Dhlakama nao foi, pois bem, respeitemos sua decisao. Em sede propria ele avaliara as consequencias desse acto. Mas a memoria em politica e tao curta, que nem o proprio podera crer.

Espero ouvir logo as declaracoes dos comensais de hoje para perceber o que mais vira por ai.

Reflectindo disse...

Afonso Dhlakama perdeu mais uma oportunidade e mais uma vez demonstrou que ele nunca avalia os seus procedimentos, mesmo depois de os ter levado avante. Ele fez o mesmo em 2005 e cinco anos depois já poderia ter avaliado se a sua recusa havia valido a pena ou não. Pelo que sabemos é que ele nunca mais teve a oportunidade de falar frente-a-frente com Armando Guebuza. Desta vez, até ele diz ter muitos contenciosos e entre eles é a questão de manifestacão. Então, porquê ele não aproveitou para ir dizer isso directamente a Guebuza???

Não vejo outra intencão de Afonso Dhlakama que ARRASAR a Renamo.

micas disse...

Sabe Reflectindo....olhar olho no olho e ter segurança naquilo que se diz, pensa e sente é muito difícil...

O tio Afonso está a arranjar e a grande velocidade forma de ingressar no MDM( se lá o quiserem!!!!!)

Tomás Queface disse...

Refletindo, aquilo que tu dizes tem como base os teus sentimentos e emocoes em vez de um exercicio racional. Reflita nesse aspecto

Anónimo disse...

Em todas as eleiçoes a Renamo foi sacrificada, defraudada pela frelimo via os orgaos eleitorais!
esta é a verdade!
O extremo foi nas eleiçoes de 1999 onde ganhou a maioria das provincias e maior nr de votos presidencias e nap lhe foi dado o poder!
A desorganizaçao interior da renamo, as guerra indestinais as cizoes so benificiaram a FRELIMO

Anónimo disse...

Fez bem nao comparecer!
Foi tratado injustamente.
O eleitorado da renamo saiu prejudicado.
Quebas,deveria convidar para almoçarem quando a situaçao estava quente, durante o conflicto eleitorial.
Agora nao interessa.
O líder, é aquele que sabe tomar decisoes nas horas H. em nome da unidade Nacional.
Almoçar para que agora?
Showoff?
deixem o tio Afonso, ele sabe o que faz!

Foquiço disse...

Bom dia!

Minha opinião: (1) Guebuza teve que usar um critério para endereçar o convite e, convidou todos os líderes dos partidos políticos que têm pelo menos um deputado na AR; (2) Nota positiva para Guebuza por esta atitude democrática e igualmente para Daviz por ter aceite ao convite; (3) Dlakama também merece uma nota: uma nota negativa para Dlakhama por ter negado ao convite... pois, todos agiram dentro do espírito ou valores democráticos!

Viva a nossa democracia!